Izakayas em São Paulo: Lena Mattar indica seus favoritos

Por Lena Mattar*

Meu primeiro contato com Izakayas foi alguns anos atrás, por conta do livro Izakaya: por dentro dos botecos japoneses, de Jo Takahashi – que tive o prazer de divulgar. Desde então, me apaixonei por esses bares normalmente diminutos, simples e triviais e os incorporei à minha rotina gastronômica e botequeira. E não pense que você encontrará sushi, sashimi, temakis e afins, pois os Izakayas têm um outro repertório culinário e raramente os servem. São pequenas porções para serem petiscadas enquanto se bebe uma cerveja Kirin geladinha, um saquê ou mesmo um soju.

Alguns clássicos que você deve encontrar: oniguiri, karaage, bardana, berinjela no miso, korokke e katsu sando entre tantos outros. O balcão costuma ser meu spot preferido, ali bem pertinho das comidas (muitas vezes expostas) e do atendente – que sempre têm ótimas indicações do cardápio e boas histórias para contar.

Depois de uma viagem maravilhosa pelo Japão, em 2018, não só compreendi melhor essa instituição japonesa, como ganhei mais um motivo para frequentá-los: tentar matar a saudade desse país maravilhoso e tão singular.

Aqui vão alguns dos meus preferidos na cidade de São Paulo:

Kintaro

Kintaro - Izakayas em São Paulo: Lena Mattar indica seus favoritos

Procure por uma lanterna vermelha em frente a uma portinha pequena na rua Thomas Gonzaga, no bairro da Liberdade. Ali dentro você encontra um balcão simples e não muito comprido, de onde é possível ver as ofertas do dia na vitrine: mariscos vinagrete, bardana, nirá com ovo, sardinha, lombo de porco, costelinha, tofu apimentado, oniguiri, coxinha (ops) e a incrível berinjela da Dona Líria, fundadora deste izakaya que hoje é tocado pelo seu filho, Yoshi. Peça algumas porções, uma cerveja gelada, quem sabe um soju, e seja muito feliz nessa simplicidade toda.

Endereço: R. Thomaz Gonzaga, 57 – Liberdade


Donchan

Izakaya e karaokê Donchan: depois de ir ao Kintarô, vá ao Donchan – empreitada do Taka, irmão do Yoshi e outro filho da Dona Líria. Mas aqui o esquema é todo diferente: não há uma vitrine com porções, mas sim um cardápio cheio de delícias típicas como buta no kakuni, katsu sando, tamago sando e Yaki onigiri. Cerveja, soju, saquê e mais algumas outras bebidas estão à sua disposição, bem como o microfone do karaokê. Ou seja, vá quando estiver no clima da cantoria!

Endereço: Rua Batataes, 380a – Jardim Paulista


Izakaya Matsu

A culinária japonesa é especialidade dessa família que é proprietária do Ikakaya Issa e do Sushi Ban. O Matsu saiu do seu roteiro tradicional da Liberdade e foi parar no bairro de Pinheiros. Ele abre tanto no almoço quanto no jantar – apesar de que o primeiro é o meu momento favorito. Para o almoço executivo, o esquema é diferente do jantar: a cada semana um cardápio, sendo apenas um prato por dia – sim apenas um, mas é sempre delicioso e muito bem servido. Fique de olho para não perder a chance de comer o Tonkatsu kare – milanesa de lombo de porco com curry e arroz.

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros


Kinboshi Karaokê

Kinboshi Karaokê - Izakayas em São Paulo: Lena Mattar indica seus favoritos

Toque a campainha de portinha na rua Coronel Oscar Porto que mais parece uma casa residencial – um izakaya com toques de speakeasy. Escolha entre o salão, uma das salas de karaokê (você pode fechar uma com a sua turma de amigos) ou o balcão, onde cabem apenas duas pessoas.

Peça porções de Gyutan (língua bovina), Karaage (frango frito empanado) ou Chicken Katsu (outra variação de frango empanado). Para beber, uma Kirin Ichiban bem gelada seguida de uma dose de soju! Ah, como as salas de karaokê são fechadas, o barulho da música não incomoda aqueles que estão afim de um rolê mais tranquilo.

Endereço: Rua Coronel Oscar Porto, 319 – Paraíso


Kuroda

Kuroda - Izakayas em São Paulo: Lena Mattar indica seus favoritos

Essa é a nova empreitada do Fernando Kuroda, proprietário do Kinboshi (e ex-proprietário do Bueno). Localizado no Itaim, a casa é grande e tem decoração mais requintada. Sugiro, como sempre, o balcão, de onde é possível ver o chef trabalhando em seus kushiyakis – os pequenos espetinhos japoneses. Escolha entre vegetais e tipos variados de carne – como são porções pequenas, dá para experimentar de tudo um pouco.

Os korokkes (bolinhos de batata chegados com carne de barriga de porco desfiada) são fantásticos, assim como o chicken sando, onde o frango entra no lugar do tradicional porco. Agora quero voltar para provar o Okonomiyaki. Ah, não deixe de pedir o disputado pudim de matcha feito pela mãe do chef!

Endereço: R. Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 777 – Itaim Bibi


Lena Mattar - Izakayas em São Paulo: Lena Mattar indica seus favoritos*Lena Mattar é publicitária (ESPM), sommelière (Le Cordon Bleu Paris) e tem formação técnica em cozinha (Escola Wilma Kovesi). Hoje se dedica à comunicação gastronômica com foco em produção de conteúdo, assessoria de imprensa e consultorias. Trabalhou com empresas que atuam no setor como Editora Melhoramentos, Rede Bandeirantes de Televisão, Danone e Ambev. Atualmente, atende Komah, Ici Bistro, Ici Brasserie, Tappo Trattoria, Lilu, Mensa, Albero dei Gelati e Kiro, Cia. Orgânica de Café e Kez entre outros trabalhos pontuais. Lena tem uma newsletter gratuita e quinzenal onde compartilha receitas e outras dicas bacanas do universo das comidas e bebidas.

Amo viajar e acho que é um processo onde me inspiro e me renovo, dada a quantidade de novos aprendizados. E gosto de fazer de tudo um pouco – cultura, arte, moda, arquitetura, design – mas tudo isso sempre gira em torno da alimentação, pois é como me conecto com aquele outro povo; é o que mais me encanta e me instiga. O que comem? O que bebem? Como e onde? Quem são seus expoentes gastronômicos? O que comem nas ruas? O que eles produzem que mais ninguém produz? Se quero ir a determinado restaurante, procuro outras coisas legais aos redores para ir antes ou depois. A comida é sempre o objetivo final e, ao longo do caminho, vou agregando outras atividades. Esse é o meu esquema: viajar para comer e beber.

Tagged , , , ,