Marina Bortoluzzi, do Instagrafite, indica 5 lugares no mundo para ver arte de rua

As viagens da publicitária catarinense Marina Bortoluzzi, 36 anos, sempre têm arte envolvida. Desde 2011, ela toca, junto com Marcelo Pimentel, o Instagrafite, projeto que começou como uma galeria digital e se tornou a maior plataforma colaborativa de arte urbana do mundo.

Com mais de um milhão de seguidores no Instagram, a dupla passa boa parte do ano percorrendo o mundo para fazer curadoria, produção de eventos e gerenciamento de projetos nessa área.

“Meu background é de pesquisa de tendências comportamentais, então sempre fui de buscar o novo nas minhas viagens. A arte de rua veio junto, é um retrato das cidades que visito”, conta ela, que mora em São Paulo há nove anos, após viver em Porto Alegre (RS), Estados Unidos e Itália.

“Meu sonho é conhecer o Japão e explorar mais os países asiáticos. É o foco daqui pra frente”, diz.

A seguir, Marina conta um pouco sobre sua relação com arte e viagens e indica 5 lugares que todo fã de arte urbana deveria conhecer.

Que destinos você nunca imaginou conhecer e conheceu graças ao Instagrafite?

Nossa, vários! Esses 8 anos foram incríveis e inusitados. Fomos para Moscou e cidades do interior da Rússia; Talim, na Estônia; Mumbai, na Índia; Napier, na Nova Zelândia; Wollongong, na Austrália; Crans Montana, na Suíça; Honolulu, no Hawaii; Helsinque, na Finlândia. Para mim foram locais que nunca teria ido ou pensando em ir sem ser com o Instagrafite.

Quais são seus artistas favoritos?

Essa pergunta me complica, haha. Nossa curadoria é bem ampla e de rotatividade, não gostamos de repetir artistas e estou sempre em busca dos artistas do momento, inovadores, conectados com o mundo, com o coletivo, a força feminina e a espiritualidade.

Aqui no Brasil, tenho um grande carinho pelo que a Verena Smit vem apresentando, o Gabs Instinto Coletivo, a Priscila Barbosa, Ju Violeta e Stephan Doitschinoff, para citar alguns.

Na arte contemporânea, minha linha de pesquisa vai mais para os meandros da arte interativa e espiritual, como Yoko Ono, Ernesto Neto, Hélio Oiticica.

Que destino você acha que tem bastante potencial quando o assunto é arte de rua?

Acho que São Paulo. Em outros países vemos a arte de rua em concentrações de bairros específicos, tipo Wynwood, em Miami, ou Bushwick, em NYC. Aqui, a arte de rua é espalhada por todas as regiões, com uma área vasta a ser explorada.

Falta ainda é incentivo público e um olhar mais amplo das marcas de sair do projeto pontual e pensar na cidade como uma plataforma de legado e manutenção constante.

Um dia chegamos lá, já estivemos mais longe.


A seguir, Marina indica 5 lugares para curtir arte de rua pelo mundo:

Londres, UK

_Onde: Brick Lane, Hackney Road (foto) e Arnold Circus

Marina Bortoluzzi, do Instagrafite, indica 5 lugares no mundo para ver arte de rua
Foto: Divulgação/Visit London

Assim como Nova York e São Paulo, Londres é o berço da arte de rua. Se você gosta do assunto, não pode deixar de conferir as ruelas que trazem graffiti e arte urbana em uma rotatividade nunca vista em outros lugares. Lá os murais não têm dono e a mudança é constante, com exceção dos clássicos como os do Banksy. Vale escapar para Bristol para continuar a jornada.

Berlim, Alemanha

_Onde: Kreuzberg, East Side Gallery, Mitte, Teufelsberg, Urban Spree e Urban Nation Museum

Marina Bortoluzzi, do Instagrafite, indica 5 lugares no mundo para ver arte de rua
Foto: Divulgação/Fb Urban Spree

Berlim respira protesto, graffiti e inovação em arte pública. Está sempre se renovando, sem deixar de preservar sua história. Pontos-chaves que sempre frequentamos quando vamos são as novas exposições na Urban Spree ou na Urban Nation Museum, onde fazemos parte do board de curadores. Por essa área você encontrará muitos murais recentes de no máximo 4 anos ou até menos.

Ainda assim, vale também visitar os murais mais emblemáticos, como os do Blu, o beijo icônico na East Side Gallery e o da Anne Frank pelo Jimmy C em Mitte. Quem for mais corajoso, precisa ir a Teufelsberg, uma torre abandonada no ponto mais alto da cidade, pelos escombros da Segunda Guerra Mundial, que virou atração turística.

Lisboa, Portugal

_Onde: Marvila, Graça e Avenida Fontes Pereira de Melo (foto)

Marina Bortoluzzi, do Instagrafite, indica 5 lugares no mundo para ver arte de rua
Foto: Divulgação/Visit Portugal

Lisboa é a cidade do momento. Não à toa, a arte de rua também ganhou destaque por lá. Artistas portugueses consagrados ganharam o mundo e, portanto, seus murais são os mais vistos na cidade, como os do Vhils, Add Fuel e Bordalo. Mas também dá para encontrar murais icônicos do Obey e dOs Gêmeos. Festivais no Centro e Norte de Portugal vem surgindo e trazendo novidades, como o Wool em Covilhã.

Montreal, Canadá

_Onde: Saint Laurent Boulevard e arredores, nos murais do Mural Festival (foto)

Marina Bortoluzzi, do Instagrafite, indica 5 lugares no mundo para ver arte de rua
JF Galipeau – Photographe

Um dos festivais mais conhecidos no mundo hoje é o Mural Festival, em Montreal, no Canadá. Foi o primeiro que fomos como Instagrafite. Eles foram precursores e pegaram as referências de Miami, sabendo manter uma consistência ao longo destes 6 anos de existência e sempre na mesma região do Boulevard Saint-Laurent – e em junho, época do ápice do verão deles.

Moscou, Rússia

Marina Bortoluzzi, do Instagrafite, indica 5 lugares no mundo para ver arte de rua
Foto: Ron Muralist

 

Moscou vem acompanhando as últimas tendências de arte mundial. Além de galerias e museus incríveis como o Garage, apresenta projetos, bienais e festivais de arte de rua que fazem da capital um destino para os amantes de street art. Já participamos como curadores do Artmossphere, uma Bienal de arte urbana com projetos inovadores dentro de espaços expositivos de arte.

Recentemente, foi lançado o Urban Morphogenesis, festival que traz artistas do mundo todo, como o Alex Senna, de São Paulo, com grandes murais pela cidade.

 

Outras cidades com festivais a se considerar:

Malmo, SuíçaArt Scape Festival
Ostend, BélgicaThe Crystal Ship
Aberdeen, UKNu Art

 

Tagged , , , , , , , , , ,