Gosta de ler e conhecer novos destinos? Selecionamos livros para viajar pelo Brasil por meio de histórias que se passam do Norte ao Sul do país!
São várias oportunidades para você explorar um pouco dos costumes e tradições diferentes e, ainda assim, viajar sem sair de casa. Tem Amazonas, Rio de Janeiro, Pará, São Paulo, entre outros.
Ceará
Redemoinho em dia quente – Jarid Arraes
O livro, vencedor do prêmio APCA, é repleto de contos sobre mulheres brasileiras, em especial as mulheres da região do Cariri, no Ceará. Com uma mistura de realismo, fantasia e crítica social, as histórias relatam experiências, visões, crenças e valores que poderiam acontecer em qualquer lugar, mas que se tornam ainda mais especiais por serem retratados no dia a dia do Cariri.
Compre aqui.
Pará
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – Marçal Aquino
Ed. Companhia das Letras
A romance, que se passa em uma cidade no interior do Pará em conflito com uma mineradora, narra a trajetória do fotógrafo Cauby e sua relação com Lavínia, que é casada com o pastor da igreja local.
Santa Catarina
Barba Ensopada de Sangue – Daniel Galera
Ed. Companhia das Letras
Em Garopaba, litoral sul do estado, um professor de educação física se refugia após a morte do pai. Ao longo da trama, ele explora a região para descobrir fatos que têm relação com sua família.
Bahia
Torto Arado – Itamar Vieira Junior
Ed. Todavia
O livro narra a vida dos trabalhadores rurais de Água Negra, uma fazenda na região da Chapada Diamantina, interior da Bahia.
Veja também: João Varella, da Lote 42 e Banca Tatuí, indica 5 livros para ler com os pés na areia
São Paulo
Acre – Lucrecia Zappi
Ed. Todavia
Apesar do título, a obra se passa em São Paulo. O protagonista, Oscar, vê o ex-namorado de sua mulher chegar do Acre e se mudar para o mesmo prédio em que vive, no bairro de Vila Buarque, centro. Perdido entre a paranoia, ciúmes e lembranças do passado, ele vaga pela capital paulista esbarrando em algumas feridas.
Veja também: Da Nigéria ao Uruguai – 7 livros para viajar pelo mundo
Amazonas
Dois Irmãos – Milton Hatoum
Ed. Companhia das Letras
Publicado no ano 2000, o livro se passa em Manaus entre as décadas de 1920 e 1980 e narra a construção e a ruína da família Rahal, que veio do Líbano. O foco está na relação turbulenta entre os irmãos gêmeos Yaqub e Omar.
Minas Gerais
O Encontro Marcado – Fernando Sabino
Ed. Record
O romance se passa nas ruas da capital mineira na década de 1940 e conta a história do jovem Eduardo Marciano e seus amigos.
Rio de Janeiro
A vida invisível de Eurídice Gusmão – Martha Batalha
Ed. Companhia das Letras
A história das irmãs Guida e Eurídice Gusmão, com o Rio de Janeiro a partir da década de 1940 como pano de fundo.