Livros para ler e viajar pela Europa

 

Um continente que reserva surpresas e culturas encantadoras a cada país. Como não sentir vontade de conhecer o Velho Mundo? Para sentir-se mais próximo dos sabores, cheiros e paisagens de lá, selecionamos 8 livros para ler e viajar pela Europa a hora que quiser.

Este é mais um post da série que fizemos sobre livros para viajar sem sair de casa:

 

 

Inglaterra

 

livros para ler e viajar pela europa

Trânsito – Rachel Cusk

A protagonista Faye é uma escritora criativa e recém-divorciada. Em busca de uma nova realidade para sua vida e sua família, ela acaba de se mudar para Londres com seus dois filhos pequenos. Ao chegar na cidade, porém, lida com diversos problemas, como o apartamento horrível em que está morando.

Apesar de seus dilemas morais e artísticos, Faye prefere falar mais sobre sua visão do mundo ao seu redor do que focar apenas em seus próprios sentimentos. O livro faz parte de uma trilogia, sendo que a primeira obra, Esboço, se passa em Atenas, na Grécia.

Veja mais aqui.


Hungria

 

livros europa

 

Budapeste – Chico Buarque

Voltando de uma viagem, o ghost-writer carioca José Costa foi obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste. Ele narra em primeira pessoa sua passagem pela capital da Hungria e sua vivência com um novo idioma de forma bem-humorada.

Dividido entre a nova experiência no país e as idas para Copacabana, no Rio de Janeiro, onde mora sua esposa Vanda, ele logo se vê apaixonado também por Kriska, sua professora de húngaro. O livro venceu o Prêmio Jabuti em 2004 na categoria romance.

Veja mais aqui.


Itália

 

livros europa

 

Segredos – Domenico Starnone

Enquanto dá aulas em uma escola na periferia de Roma na década de 1970, o professor Pietro, de 33 anos, vive um relacionamento conturbado com uma ex-aluna dez anos mais nova que ele. Juntos, eles compartilham seus segredos mais profundos, o que causa, alguns meses depois, uma separação.

Ambos seguem suas vidas, mas as confissões que fizeram continuam os acompanhando por toda a narrativa. O livro faz parte de uma trilogia em que cada obra tem como narrador um personagem diferente contando a mesma história por meio de sua perspectiva.

Veja mais aqui.

 


Polônia

 

para ler e viajar pela europa

Sobre os ossos dos mortos – Olga Tokarczuk

A professora aposentada de inglês Janina Duszejko dedica-se a cuidar das casas e jardins de uma remota vila na Polônia, onde vive. Além de sua paixão por estudar as obras do poeta inglês William Blake, ela também passa seu tempo impedindo que animais silvestres sejam abatidos, destruindo as armadilhas que encontra por seu caminho.

A natureza, aliás, é sua companhia favorita: ela é vegetariana e diz preferir os animais aos humanos. Ao mesmo tempo, alguns de seus vizinhos ligados à luta contra a caça e destruição de florestas começam a morrer misteriosamente. Janina começa a se envolver com as histórias, levantando temas importantes como o papel das autoridades do país e de cada indivíduo dentro da sociedade para defender a vida selvagem.

Veja mais aqui.


País de Gales

 

para ler e viajar pela europa

 

Austerlitz – W. G. Sebald

Em uma viagem pela Europa, o professor Jacques Austerlitz busca construir sua história em meio às viagens de trem. O sentimento de frustração por não aproveitar a própria vida surge após sua procura por materiais para pesquisa na estação de Liverpool Street, em Londres. Ele vaga entre décadas e cenários de diversos países, como uma casa no interior do País de Gales, um internato inglês e uma biblioteca parisiense.

Austerlitz mal imagina, porém, que, ao perder-se pelo mundo, entre fotografias e cartões-postais de lugares não identificados, pode acabar encontrando o seu verdadeiro “eu”.

Veja mais aqui.


Portugal

 

para ler e viajar pela europa

 

Viagem a Portugal – José Saramago

Um dos mais consagrados escritores portugueses transformou suas viagens por todas as regiões de sua terra natal em crônicas que tornam instantânea a paixão pelos lugares em que ele passou. Muito além de dividir conosco as paisagens, sabores e monumentos portugueses, Saramago também compartilha suas opiniões e detalhes minuciosos pela estrada.

Um verdadeiro “guia de viagem” aprofundado por um olhar único – não à toa, o livro venceu o prêmio Nobel de Literatura em 1998 e o prêmio Camões em 1995. Para ler e viajar pela Europa em grande estilo.

Veja mais aqui.


Espanha

 

livros para ler e viajar pela europa

 

A sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

Em 1945, aos 11 anos, Daniel percorre a cidade de Barcelona com seu amigo Fermín para resolver um mistério: por que os exemplares de seus livros favoritos estão sendo destruídos e desaparecendo? As obras foram um verdadeiro consolo para ele após a morte de sua mãe.

Uma investigação que parecia simples, porém, logo passa a ter uma grande importância na vida dos jovens, envolvendo histórias de magia, loucura e assassinato. Após a publicação do livro, a busca pelos lugares de Barcelona descritos pelo autor foi tanta que transformou-se em roteiro turístico.


França

 

paris e uma festa

 

Paris é uma Festa – Ernest Hemingway

O escritor norte-americano Ernest Hemingway tornou-se membro de um grupo de expatriados em Paris na década de 1920. Na cidade, ele escreveu seu primeiro livro, O Sol também se levanta (1926). Mas é em sua obra póstuma, Paris é uma Festa, que ele descreve sua temporada na capital francesa.

O autor fala sobre a vibrante cultura parisiense por meio das histórias de artistas da época, especialmente no bairro de Montparnasse. O livro, que é uma ótima pedida para ler e viajar pela Europa, tornou-se um símbolo de amor à cidade novamente após os atentados terroristas em novembro de 2015 na França. Esgotado nas livrarias no fim daquele ano, ele foi exibido em diversas manifestações.

Veja mais aqui.

 

Tagged ,