Livros para viajar pelo mundo (atualizado!)

 

Ler livros que se passam em outros destinos não deixa de ser uma viagem, né? Aqui na Além a gente recorreu bastante aos livros durante a quarentena para conhecer novas culturas. Depois da nossa seleção de títulos para viajar pelo Brasil, agora escolhemos livros para viajar pelo mundo!

Olha só:

[Atualizado em 18/12/2020]

 

África do Sul

– Desonra – J.M. Coetzee

Na trama, David Lurie é um professor de literatura que tem um caso com uma aluna e, ao ser expulso, vai morar na casa de campo de sua filha, em uma área rural da África do Sul. Lá, ele tem contato com a nova realidade da sociedade pós-apartheid.

Compre aqui.


Estados Unidos

– Um outro Brooklyn – Jacqueline Woodson

Uma Nova York além de Manhattan. Na história, Augusta volta para o Brooklyn para o enterro do pai e encontra Sylvia, sua amiga de infância desde os anos 70. Ao longo da trama, elas relembram o passado e o impacto de certos acontecimentos principalmente para as pessoas negras.

Compre aqui.

 

– O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

O livro não é uma viagem apenas para Nova York, mas sim para a cidade e seus arredores nos anos 1920 – que, assim como Paris é uma Festa, de Hemingway, retrata como a época foi agitada e marcou uma geração regada à gim e muito jazz. A trama é narrada por Nick Carraway, que na Big Apple conhece Jay Gatsby, um jovem milionário anfitrião das festas mais luxuosas da região.

Compre aqui.

 

– Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

Cansado das imposições de sua família rica no Leste dos EUA, Chris McCandless decide embarcar em uma jornada solitária rumo ao Alaska. Ele pega carona com desconhecidos e vive em acampamentos e moradias improvisadas durante a viagem. Esta história real narrada pelo jornalista Jon Krakauer transformou-se em best-seller e adaptação para o cinema.

Compre aqui.

 

– O Sol é para todos – Harper Lee

Scout é filha de um advogado que defende um homem negro acusado injustamente de ter cometido um crime. O cenário é o Sul dos EUA na década de 1930, região e época em que o preconceito racial e a desigualdade são muito fortes. A criança narra o episódio sob seu ponto de vista. O livro ganhou o prêmio Pulitzer em 1961.

Compre aqui.


México

– Se vivêssemos em um lugar normal – Juan Pablo Villalobos

Na zona rural mexicana, uma família humilde luta para impedir que sua casa seja demolida por empreiteiras interessadas no terreno. Eles comem o mesmo prato todos os dias: quesadillas – e sempre torcem para que sobre um pouco mais. Com o medo de perder a casa, cada um cria delírios para lidar com a realidade opressiva. Um dos filhos, Orestes, acaba se tornando o protagonista ao perceber o papel insignificante de sua família no mundo.

Compre aqui.


Grécia

– Esboço – Rachel Cusk

O primeiro livro da trilogia é sobre os dias que a escritora inglesa Faye passa em Atenas, na Grécia, para onde vai dar aulas de escrita criativa. Na trama, conhecemos as pessoas que cruzam seu caminho e suas histórias. O segundo livro, Trânsito, será publicado no Brasil em agosto pela Todavia.

Compre aqui.


Honduras

– A Cidade Perdida do Deus Macaco – Douglas Preston

O jornalista e autor do livro se aventura pela densa selva de La Mosquita, no nordeste de Honduras, acompanhado de uma equipe de cientistas. A missão do grupo é investigar a Cidade do Deus Macaco, que, desde que foi citada no século 16 pelo colonizador espanhol Hernán Cortés, nunca foi encontrada.

Compre aqui.


República Dominicana

– A fantástica vida breve de Oscar Wao – Junot Díaz

O primeiro romance do autor traz a história de Oscar, jovem nerd de origem dominicana que vive nos Estados Unidos com a família. Enquanto sonha em encontrar uma paixão e se tornar um escritor de sucesso, ele tem como companhia alguns livros e filmes de ficção científica. Apesar de radicado nos Estados Unidos, ao falar sobre Oscar a obra traz muitas referências à realidade de seu país de origem.

Compre aqui.


França

– Paris é Uma Festa – Ernest Hemingway

Uma viagem à Paris boêmia e artística da década de 20 sob o olhar e vivência de Hemingway. São pouco mais de 200 páginas que se passam pelas ruas, cafés e livrarias clássicas parisienses – e ainda com a participação de grandes artistas como Gertrude Stein, Ezra Pound e F.S. Fitzgerald, amigos do escritor na época.

Compre aqui.


Israel

– Uma noite, Markovitch – Ayelet Gundar-Goshen

livro israel

 

Na história, que se passa em meio a 2ª Guerra e a formação de Israel, um grupo de jovens vai da Palestina à Europa para encontrar judias com quem vão se casar. Os casamentos, porém, são fictícios e têm um objetivo: ajudá-las a escapar da Europa sob Hitler. Quando chegam à Israel, no entanto, Markovitch, um dos jovens, se recusa a se divorciar.

Compre aqui.

 

– Despertar os Leões – Ayelet Gundar-Goshen

Eitan Green é um neurocirurgião que foi transferido de Tel Aviv para Beer Sheva. Um dia, enquanto dirigia pela nova cidade, ele atropela um homem e foge sem prestar socorro. O crime acaba revelando dilemas morais, segredos e mentiras no enredo e na vida do protagonista.

Compre aqui.

 


Inglaterra

– Trânsito – Rachel Cusk

A protagonista Faye é uma escritora criativa e recém-divorciada. Em busca de uma nova realidade para sua vida e sua família, ela acaba de se mudar para Londres com seus dois filhos pequenos. Ao chegar na cidade, porém, lida com diversos problemas, como o apartamento horrível em que está morando.

Apesar de seus dilemas morais e artísticos, Faye prefere falar mais sobre sua visão do mundo ao seu redor do que focar apenas em seus próprios sentimentos. O livro faz parte de uma trilogia, sendo que a primeira obra, Esboço, se passa em Atenas, na Grécia.

Compre aqui.


Bolívia

– Os Afetos – Rodrigo Hasbún

A família Ertl decide se exilar na Bolívia após a 2ª Guerra Mundial e sai em expedição para a cidade inca de Paititi, na selva amazônica. O livro traz as vivências do grupo durante 50 anos, variando os narradores e tratando das dificuldades políticas e sentimentais que passaram juntos.

Compre aqui.


Equador

– O Equador é Verde – Tadeu Breda

O jornalista fala sobre a história recente do Equador: suas questões econômicas, políticas, sociais e ecológicas. Ele acompanhou as eleições de 2009 e conversou com os principais candidatos à presidência do país, assim como pesquisou os movimentos indígenas e suas lideranças.

Compre aqui.


Chile

– Meu País Inventado – Isabel Allende

A autora viveu por 30 anos no Chile, e, neste livro, conta sua história de vida e lembranças no país. Apesar da descendência chilena, ela nasceu em Lima, pois seu pai, diplomata, estava trabalhando no Peru. As memórias do passado, melancolia e o sentimento de afastamento da pátria são relembrados na obra com pitadas de emoção e bom humor.

Compre aqui.


Peru

– Conversa no Catedral – Mario Vargas Llosa

Ambrosio e Zavalita são dois amigos que se reúnem no bar Catedral para conversar sobre suas vidas no Peru na década de 1950. Além das memórias pessoais sobre amor e morte, eles apresentam um panorama histórico da América Latina no período. O autor Mario Vargas Llosa venceu o prêmio Nobel de literatura de 2010.

Compre aqui.


Argentina

– O Cantor de Tango – Tomás Eloy Martínez

O protagonista Bruno Cadogan pesquisa as origens do tango em Buenos Aires e registra sua busca difícil, perturbadora e apaixonante por gravações dos antigos cantores do estilo musical e de dança icônicos da Argentina. Em meio a este trabalho, ele fala de seu passado, sua paixão pela arquitetura da cidade e a alma dos portenhos.

Compre aqui.


Colômbia

Os Colombianos – Andrew Traumann
O pesquisador Andrew Traumann ultrapassa os estereótipos sobre a Colômbia nesta obra: além de relembrar a história do país, apresenta suas paisagens de forma apaixonante, das praias azuis e montanhas à floresta amazônica. Ele se aprofunda nos ritmos musicais, na gastronomia e arte colombiana para propor uma viagem literária.

Compre aqui.


Nigéria

– Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie

americanah livro

 

A obra aborda assuntos como amor, imigração e preconceito. Na história, Ifemelu é uma jovem que deixa Lagos, na Nigéria, para estudar e morar nos Estados Unidos. Quinze anos depois, ela, que se torna uma blogueira famosa, volta para seu país de origem e encontra um cenário diferente do que deixou para trás.

Compre aqui.

 

Cidadã de segunda classe – Buchi Emecheta

Nos anos 60, Adah recorre à imigração em busca de uma vida mais independente para ela e seus filhos. Ela troca a Nigéria por Londres, na Inglaterra, mas o que encontra não era exatamente o que esperava: racismo, xenofobia, submissão e violência doméstica. Apesar de ter sido escrito na década de 70, a trama ainda é bastante atual.

Compre aqui.

 

– Hibisco Roxo – Chimamanda Ngozi Adichie

A influência da colonização na Nigéria é pano de fundo na trama de Kambili, uma adolescente de 15 anos que vem de uma família bem-sucedida financeiramente, mas que lida diariamente com um pai que não aceita as tradições primitivas do povo nigeriano. Ao passar uns dias na casa da tia, que vive em condições precárias, ela abre seus horizontes para novos valores.

Compre aqui.

 

– Os pescadores – Chigozie Obioma

A trama se passa nas cidades de Akure e Yola e aborda não só a vida de uma família, mas as reviravoltas pelas quais a Nigéria passou nos anos 90. Enquanto o pai planeja um futuro promissor para os filhos, na esperança que as eleições de 1993 dessem início a um governo democrático, os meninos encontram um louco conhecido por profetizar desgraças e isso é o bastante para mudar o rumo da família.

Compre aqui.


Moçambique

– Terra Sonâmbula – Mia Couto

O primeiro romance do renomado escritor Mia Couto se passa na Moçambique pós-independência. Em fuga da guerra civil, o velho Tuahir e o menino Muidinga se abrigam em um ônibus incendiado cheio de corpos carbonizados. À beira da estrada, eles encontram um diário com relatos de uma das vítimas. A partir daí, o livro narra duas histórias em paralelo: a registrada no diário e a dos protagonistas.

Compre aqui.


Quênia

– Um grão de trigo – Ngugi wa Thiong’o

O processo de independência do Quênia faz parte da trama do livro. Mugo, considerado herói pelos habitantes da aldeia de Thabai, atuou com Kihika, mártir da luta contra o domínio inglês, e não delatou seus companheiros durante o tempo em que ficou preso. O assunto volta à tona no dia da independência, quando ex-ativistas planejam expor o suposto traidor que levou Kihika à morte.

Compre aqui.


Zimbábue

– Esperança para voar – Rutendo Tavengerwei

A vida do Zimbábue de 2008, que lida com uma grave crise política, é o cenário das histórias contadas pela adolescente Shamiso. Ao longo da obra, ela relata sua rotina após a morte do pai, jornalista de oposição, e os desafios de sua família para se sustentar em um país atingido pela corrupção e autoritarismo.

Compre aqui.


Veja também: 7 livros para viajar pelo Brasil

 

livros brasil


Irlanda

– Pessoas Normais – Sally Rooney

No romance, que no início se passa em Sligo, interior da Irlanda, os adolescentes Connell e Marianne começam uma relação complicada – por fazerem parte de classes sociais diferentes, eles não ficam juntos. Tempos depois, se reencontram em Dublin, onde estudam na prestigiada Trinity College. O livro virou série no Reino Unido e chegou ao Brasil pela Starzplay.

Compre aqui.


Uruguai

– A Uruguaia – Pedro Mairal

a uruguaia

 

Na história, um escritor de Buenos Aires, na Argentina, precisa atravessar o Rio da Prata para receber um dinheiro em Montevidéu, no Uruguai. Basta um dia intenso por lá, narrado em detalhes, para a gente se sentir viajando pelos países vizinhos.

Compre aqui.

 

– Deixa comigo – Mario Levrero

Com problemas financeiros, um escritor assume o papel de detetive ao receber a missão de viajar pelo interior do Uruguai em busca do autor de um manuscrito enviado sem remetente à uma editora. Caso consiga achar o escritor misterioso, ele também poderá publicar um romance.

Compre aqui.


Hungria

– Budapeste – Chico Buarque

Voltando de uma viagem, o ghost-writer carioca José Costa foi obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste. Ele narra em primeira pessoa sua passagem pela capital da Hungria e sua vivência com um novo idioma de forma bem-humorada.

Dividido entre a nova experiência no país e as idas para Copacabana, no Rio de Janeiro, onde mora sua esposa Vanda, ele logo se vê apaixonado também por Kriska, sua professora de húngaro. O livro venceu o Prêmio Jabuti em 2004 na categoria romance.

Compre aqui.


Ruanda

– A mulher de pés descalços – Scholastique Mukasonga

A obra nasce a partir dos conflitos enfrentados pelas mulheres de Ruanda nas lutas entre as etnias Tutsi e Hutu e do genocídio de 1994. A escritora, que é da etnia tutsi e na época já era radicada na França, acompanhou à distância os acontecimentos e o impacto que isso teve em sua família. Através de memórias e fatos, ela dá voz à história de um momento importante para a cultura do país.

Compre aqui.


Itália

– Segredos – Domenico Starnone

Enquanto dá aulas em uma escola na periferia de Roma na década de 1970, o professor Pietro, de 33 anos, vive um relacionamento conturbado com uma ex-aluna dez anos mais nova que ele. Juntos, eles compartilham seus segredos mais profundos, o que causa, alguns meses depois, uma separação.

Ambos seguem suas vidas, mas as confissões que fizeram continuam os acompanhando por toda a narrativa. O livro faz parte de uma trilogia em que cada obra tem como narrador um personagem diferente contando a mesma história por meio de sua perspectiva.

Compre aqui.


Polônia

– Sobre os ossos dos mortos – Olga Tokarczuk

livros europa

A professora aposentada de inglês Janina Duszejko dedica-se a cuidar das casas e jardins de uma remota vila na Polônia, onde vive. Além de sua paixão por estudar as obras do poeta inglês William Blake, ela também passa seu tempo impedindo que animais silvestres sejam abatidos, destruindo as armadilhas que encontra por seu caminho.

A natureza, aliás, é sua companhia favorita: ela é vegetariana e diz preferir os animais aos humanos. Ao mesmo tempo, alguns de seus vizinhos ligados à luta contra a caça e destruição de florestas começam a morrer misteriosamente. Janina começa a se envolver com as histórias, levantando temas importantes como o papel das autoridades do país e de cada indivíduo dentro da sociedade para defender a vida selvagem.

Compre aqui.


País de Gales

– Austerlitz – W. G. Sebald

Em uma viagem pela Europa, o professor Jacques Austerlitz busca construir sua história em meio às viagens de trem. O sentimento de frustração por não aproveitar a própria vida surge após sua procura por materiais para pesquisa na estação de Liverpool Street, em Londres. Ele vaga entre décadas e cenários de diversos países, como uma casa no interior do País de Gales, um internato inglês e uma biblioteca parisiense.

Austerlitz mal imagina, porém, que, ao perder-se pelo mundo, entre fotografias e cartões-postais de lugares não identificados, pode acabar encontrando o seu verdadeiro “eu”.

Compre aqui.


Coréia do Sul

– Sukiyaki de domingo – Bae Su-Ah

O livro aborda a fragilidade da masculinidade na Coreia do Sul contemporânea e as periferias do país através da história de Ma, um ex-professor que já foi rico e agora está fadado à falência. Ele vive em Seul com a segunda esposa, que é quem sustenta a casa, já que é orgulhoso demais para procurar uma novo trabalho. O título faz referência ao sukiyaki, prato oriental que costumava comer quando tinha dinheiro.

Compre aqui.


Portugal

– Viagem a Portugal – José Saramago

Um dos mais consagrados escritores portugueses transformou suas viagens por todas as regiões de sua terra natal em crônicas que tornam instantânea a paixão pelos lugares em que ele passou. Muito além de dividir conosco as paisagens, sabores e monumentos portugueses, Saramago também compartilha suas opiniões e detalhes minuciosos pela estrada.

Um verdadeiro “guia de viagem” aprofundado por um olhar único – não à toa, o livro venceu o prêmio Nobel de Literatura em 1998 e o prêmio Camões em 1995. Para ler e viajar pela Europa em grande estilo.

Compre aqui.


Cingapura

– Asiáticos Podres de Ricos – Kevin Kwan

Muita ostentação. É isso que Rachel encontra ao desembarcar em Cingapura, um dos países mais ricos do mundo, para acompanhar o namorado no casamento de seu melhor amigo. No destino, ela não só descobre que ele é de uma das famílias mais abastadas da região, como tem contato com diversos cenários luxuosos do continente. Best-seller, o livro ganhou adaptação para o cinema.

Compre aqui.


Espanha

– A sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

Em 1945, aos 11 anos, Daniel percorre a cidade de Barcelona com seu amigo Fermín para resolver um mistério: por que os exemplares de seus livros favoritos estão sendo destruídos e desaparecendo? As obras foram um verdadeiro consolo para ele após a morte de sua mãe.

Uma investigação que parecia simples, porém, logo passa a ter uma grande importância na vida dos jovens, envolvendo histórias de magia, loucura e assassinato. Após a publicação do livro, a busca pelos lugares de Barcelona descritos pelo autor foi tanta que transformou-se em roteiro turístico.

Compre aqui.


Japão

– Pachinko – Min Jin Lee

O livro, recomendado por Barack Obama, conta a história de três gerações de imigrantes coreanos no Japão no século XX. Começa no início dos anos 1900, quando a adolescente Sunja se apaixona por um jovem rico ainda na Coreia. Ao descobrir que está grávida e que ele é casado, se recusa a ser comprada e aceita se casar com um pastor rumo ao Japão. E é por lá que a história continua por cem anos, passando pelos movimentados mercados e as mais prestigiadas universidades japonesas.

Compre aqui.

 

– Mar Inquieto – Yukio Mishima

O jovem pescador Shinji vive um romance proibido com a mergulhadora Hatsue, que é filha de um morador poderoso de uma ilha japonesa. A moça vive com a família na orla da praia paradisíaca de Utajima, onde conhece o rapaz. O drama do casal é narrado em meio a belas paisagens e tem como principal impedimento o pai de Hatsue, que prometeu que ela se casaria com um homem promissor. O livro, considerado uma versão nipônica de Romeu e Julieta, foi adaptado para o cinema.

Compre aqui.

 

– A Valise do Professor – Hiromi Kawakami

Em Tóquio, Tsukiko é uma mulher solitária de 38 anos que confunde as cenas reais da cidade com suas memórias e reflexões. A protagonista, que nunca foi casada e vive sem grandes ambições, gosta de aproveitar seu tempo livre em um bar, onde conhece um professor 30 anos mais velho e que tem a mesma paixão que ela: a gastronomia.

Compre aqui.


Índia

– Todas as cores do céu – Amita Trasi

Na história, conhecemos Mukta e Tara, duas garotas que criam um vínculo de irmãs. Elas se distanciam quando Mukta é sequestrada e, ao que tudo indica, passa pelo ritual de sua casta que a torna prostituta. Anos depois, vivendo nos Estados Unidos, Tara volta à Índia para tentar reencontrar a amiga e acaba se deparando com uma realidade de extrema pobreza em Mumbai.

Compre aqui.

 

– Os Filhos da Meia Noite – Salman Rushdie

Na trama, que tem toques de fantasia, Salim Sinai é um muçulmano que nasce em Bombaim no instante em que a Índia se torna uma nação independente, em 1947. Assim como todos os indianos nascidos na data, ele desenvolve um poder extraordinário: o da telepatia. Isso faz com que ele consiga reconstituir a história da sua família e os acontecimentos do país desde 1910.

Compre aqui.


China

– A Espera – Ha Jin

A trama se passa na China da década de 1960. O médico Lin Kong é casado, mas acaba se apaixonando por uma enfermeira do hospital em que trabalha. Durante 18 anos, eles mantém um romance sem contato físico, já que as leis do país não permitem o toque enquanto o divórcio dele não é realizado. A obra venceu o National Book Award em 1999.

Compre aqui.


Líbano

– No Final Ficam os Cedros – Pierre Jarawan

Após 20 anos do desaparecimento de seu pai, Samir viaja para Beirute, o “país dos cedros”, para descobrir o motivo do sumiço. Os cedros são as árvores que ele tem em suas memórias de infância e que fazem parte do cenário da terra natal de seus pais.

Compre aqui.


Omã

– Damas da Lua – Jokha Alharthi

Três irmãs moram na vila de Al Wafi, em Omã. Cada uma delas tem uma relação diferente com o casamento: enquanto uma espera pelo marido que emigrou para o Canadá, outra casa-se após ter o coração partido, e outra mantém um casamento por comodismo. A obra fala sobre solidão, relações amorosas e culturas que vêm de gerações e patriarcado.

Compre aqui.


Irã

– Os Iranianos – Samy Adghirni

O jornalista Samy Adghirni foi o primeiro correspondente internacional brasileiro a morar no Irã. Após passar dois anos e meio em Teerã, ele apresenta um panorama sobre o país: dos costumes cotidianos aos mercados de rua com tapetes persas, gastronomia, esporte e economia.

Compre aqui.


Síria

– Bússola – Mathias Enard

Franz Ritter é apaixonado pelo Oriente Médio. Vivendo em Viena na década de 1990 e doente, ele perde o sono relembrando suas viagens para Istambul, Alepo, Damasco, Palmira e Teerã. Sua maior vontade é que a “bússola de sua vida” fique perdida para sempre entre o Ocidente e o Oriente. Delirando, ele começa a criar conversas imaginárias para tornar seu desejo real.

Compre aqui.


Arábia Saudita

O Alforje – Bahiyyih Nakhjavani

Um grupo de pessoas resolve cruzar o deserto entre as cidades de Meca e Medina em uma viagem cheia de desafios. O diário da aventura é contado sob a perspectiva de nove pessoas de religiões diferentes. No caminho, conhecemos seus costumes, afinal, além de cada um ter um objetivo diferente, não seguem a mesma religião.

Compre aqui.


Veja também: Algumas das livrarias mais legais do mundo

 

Shakespeare and Company

 

Foto do abre: Abdulmajid Sanusi

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , ,