4 programas que não dá para perder na Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Com o verão batendo na porta, já passou da hora de programar onde curtir o calor. Uma boa pedida é a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, a 85 quilômetros da capital Natal. Falamos com a Ludmila Abreu, da empresa Pipa Aventura, e ela indicou 4 passeios por lá que valem a pena!

“Se você pretende juntar Natal e Pipa em uma viagem só, pode inverter a lógica. Deixe 2 dias para Natal e pelo menos 5 dias para Pipa incluindo o fim de semana. A primeira coisa que preciso contar é que uma excursão de 1 dia é uma grande furada, pois você vai conhecer lugares não são tão legais e sem poder desfrutar quase nada.”

Baía dos Golfinhos

dicas do que fazer na praia da pipa
Foto: Pipa.com.br

Quer nadar com os golfinhos? Então vá para a Baía dos Golfinhos. Chegar lá não é tão fácil: só dá para ir com a maré baixa e é preciso caminhar pela praia desde o centro da vila (com maré alta, o mar bate nas falésias e não dá mesmo para passar). É uma caminhada de cerca de 20 minutos, mas com uma paisagem deslumbrante! É impressionante o que a natureza te oferece: uma baía de águas quentes e tranquilas, cercada por altas falésias coloridas com matas completamente preservadas.

Santuário Ecológico

dicas do que fazer na Praia da Pipa

Este é um lugar mágico. Uma área de mata preservada que dá para considerar que permitiu que Pipa fosse o que é hoje: um paraíso preservado repleto de animais como golfinhos e tartarugas. É um parque com diversas trilhas e mirantes. A trilha mais legal é a que te leva até a escada rústica que desce na Praia do Madeiro. O santuário também é um lugar de pesquisas e exposições sobre a fauna e flora da região. O Projeto Tamar – que cuida das tartarugas marinhas – conserva um ponto ali e periodicamente acontecem soltura de filhotes e aberturas de ninhos. É um lugar que não apenas vale a visita como também te permite colaborar para a preservação ambiental. Se você tem crianças, não deixe de levá-las lá.

Surf na Praia do Madeiro

dicas do que fazer na praia da pipa

Lá as ondas são tranquilas e longas, boas para a prática de esportes como o surf, stand up paddle, caiaque, kitesurf e windsurf. Tem várias escolinhas na praia mesmo, mas reservando com antecedência vai ter a oportunidade de ter as aulas no horário em que a maré está mais favorável, assim as chances de ficar de pé na prancha na primeira hora são maiores. A Praia do Madeiro é um lugar imperdível. Gente bonita, golfinhos, falésias coloridas, natureza e longa faixa de areia. É verdade que são quase 200 degraus para descer – e subir depois! – mas vale o esforço, sem dúvidas! A praia é lindíssima.

Arvorismo e tirolesa

dicas do que fazer na Praia da Pipa

Uma atividade especial e muito diferente do frequente sol e mar da região. O passeio leva uma hora e meia de duração e dá a oportunidade de passear pelo meio da Mata Atlântica e, quem sabe, ver animais como macaquinhos, iguanas e pássaros de varias cores. O passeio começa com uma caminhada de 980 metros dentro da Mata Atlântica. É como se entrasse em outro universo, já que os cheiros, sensações e cenário mudam completamente. São 10 estações e cada vez vai ficando mais alto (começa com 5 metros e termina com 25m de altura). Excelente para fazer com toda a família, já que crianças a partir de 1,20m já são permitidas. Isso sem falar, claro, na tirolesa no final: 300m de voo com uma vista espetacular! É fantástica a sensação de vento no rosto em um visual lindíssimo que mistura os tons de verde da mata, de turquesa do mar e azul do céu.


Sobre a viajante:

dicas do que fazer na praia da pipaLudmila Abreu é fundadora da Pipa Aventura, co-gestora do comitê de Marketing do Movimento Preserve Pipa , associação representante dos empresários do município. Titular de cadeiras no Conselho Municipal de Turismo, Conselho do Parque da Pipa e Conselho do Projeto Orla.

“Viajar bem, para mim, é viver experiências que vão te fazer ir além.”

Tagged , , ,