grutas e cavernas petar

6 grutas e cavernas no Brasil para conhecer

De Minas Gerais à Goiás, atrações para os amantes de aventura e ecoturismo

21/out , 2020

 

Os fãs do ecoturismo não têm do que reclamar no Brasil, afinal, nosso país é muito rico em atrações de natureza. Reunimos 6 grutas e cavernas no Brasil para os amantes de aventura conhecer e explorar! Tem opções em várias regiões do país.

 

Gruta do Amor – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

 

Também conhecida como Gruta Azul por conta da cor do mar de Arraial – que dispensa comentários –, o local é acessado por embarcações que passam em frente. Diz a lenda que os casais que entram na gruta saem de lá apaixonados para sempre, por isso o nome.

Fica ao lado direito das Prainhas do Pontal.


Caverna do Morro Preto – Petar, São Paulo

 

grutas e cavernas petar

foto: @juniopetar via Facebook PETAR

Para quem curte visitar cavernas, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é o destino ideal. Por lá há mais de 350! Uma das principais é a Caverna do Morro Preto, onde foram encontrados vestígios de que ela servia de abrigo para o homem primitivo. É de fácil acesso, ou seja, ideal para quem não tem muita experiência com esse tipo de turismo.


Terra Ronca – São Domingos, Goiás

Outro complexo de cavernas de grande destaque na América Latina é o de Terra Ronca, que fica na divisa com a Bahia – a 600 km de Goiânia e a 400 km de Brasília.

Estima-se que tenha cerca de 300 grutas e cavernas. Entre as principais estão a Caverna Angélica, com 17 km de extensão, e a Terra Ronca 1.


Gruta do Lago Azul – Bonito, Mato Grosso do Sul

 

gruta azul

Foto: Visit Bonito

Tombada como Monumento Natural em 1978 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a gruta de calcário faz parte de uma unidade de conservação e pode ser acessada por trilha realizada com o acompanhamento de guia de turismo.

Para chegar ao lago, é preciso descer quase 300 degraus. O lago azul vibrante reflete nas rochas, criando um cenário espetacular.


Gruta das Encantadas – Ilha do Mel, Paraná

 

Uma das principais atrações da região, a gruta leva este nome graças à lenda de que no local havia sereias que, quando saíam do local, encantavam os viajantes. Para chegar até a gruta é preciso seguir uma trilha leve, de cerca de 15 minutos, que sai do trapiche de Encantadas.


Gruta da Lapinha – Lagoa Santa, Minas Gerais

 

grutas e cavernas

Foto: Senac Minas Gerais

Descoberta por volta de 1835, a gruta, uma das mais famosas de Minas Gerais, possui 40 metros de profundidade e 511 metros de extansão abertos à visitação pública.

Segundo o governo do Estado, já foram encontrados dentro dela diversos fósseis humanos e ossos pré-históricos, entre eles o crânio do “Homem de Lagoa Santa”, que indica a existência do homem na região há mais de 10 mil anos.


Veja também: Cânions no Brasil para você conhecer

Fim

Veja também

Siga nosso instagram

#omundoédequemvai