8 destinos para pedalar no Brasil e no mundo

 

Você tem o hábito de explorar e conhecer cidades de bicicleta? Se sim, vai gostar de saber desses 8 destinos para pedalar! Reunimos lugares no Brasil e fora do país que contam com ciclovias e ciclofaixas. Ah, e não se preocupe em levar a magrela – caso você não esteja com uma, pode alugar!

 

Vale Europeu – Santa Catarina

 

destinos para pedalar
Foto: Divulgação

O circuito conhecido como Vale Europeu tem 300 quilômetros, passando por nove municípios de Santa Catarina. Para concluir toda a sua extensão, os ciclistas levam em média sete dias (intercalados com pernoites), passando em áreas de Mata Atlântica preservada com cachoeiras e vilarejos com arquitetura colonial de influência alemã e italiana – é por isto que o circuito tem este nome.

Saiba mais aqui.


Do Leme ao Leblon – Rio de Janeiro

 

destinos para quem gosta de pedalar
Foto: Alexandre Macieira | Riotur

As praias do Leme, Copacabana e Leblon têm uma ciclovia ininterrupta em sua orla. Da mureta do Leme ao mirante do Leblon, são 8,4 quilômetros que podem ser percorridos com a bicicleta.

No caminho, há estações de aluguel de bikes – e, se você se cansar, pode fazer uma pausa para tomar água de coco em um dos quiosques da praia ou começar o dia com o café da manhã completo da Confeitaria Colombo de Copacabana.


Ilha do Mel – Paraná

Carros não entram na Ilha do Mel, que é uma reserva ecológica que fica a 97 quilômetros de Curitiba. Ou seja: a bike é mais que bem-vinda, pois é um meio prático para se locomover entre as praias.

Para chegar na ilha, faça a travessia nas cidades de Paranaguá ou Pontal do Sul (PR). Você pode levar sua própria bicicleta nas embarcações ou alugar uma na ilha.


Recife – Pernambuco

 

destinos para pedalar
Foto: Visit Recife

Várias vias da capital pernambucana são abertas exclusivamente para as bicicletas aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. O percurso, com total de 36,5 quilômetros, é dividido em três rotas, sempre com a praça do Marco Zero como ponto principal:

Rota Norte – Parque da jaqueira – Marco Zero;

Rota Sul – Av. Boa viagem – Marco Zero;

Rota oeste – Lagoa do Araçá – Marco Zero.


Brasília – Distrito Federal

Em julho deste ano, Brasília ganhou quatro rotas de bike (Modelo, Norte, 16 Sul e Eixo) em comemoração ao aniversário de 102 anos do artista plástico Athos Bulcão. Os caminhos, que vão de 1,33km a 11,7km, incluem atrativos turísticos da capital federal com obras do artista. Confira o mapa com todos no site.


Estrada Real – Minas Gerais

As pedras preciosas da cidade mineira de Diamantina inspiraram o nome de um dos trajetos da Estrada Real. Com 395 quilômetros, o Caminho dos Diamantes é dividido em 18 trechos cercados pela beleza natural da Serra do Espinhaço.

O nível de dificuldade, é claro, varia entre os percursos e distâncias. Confira o mapa completo e detalhes sobre cada trecho no site.


Eindhoven e Nuenen (Holanda)

 

destinos para pedalar
Foto: Studio RooseGaarde

A região holandesa que inspirou obras do pintor Van Gogh também encantou o artista holandês Daan Roosegaarde: ele fez uma releitura do quadro *Noite Estrelada* em formato de ciclovia.

A Van Gogh Path está entre dois grandes moinhos de vento e é formada por pedras coloridas. À noite, elas são iluminadas pela luz solar que foi armazenada durante o dia.


San Sebastián, Espanha

 

destinos para pedalar
Foto: copenhagenize design co

 

Até 2005, apenas trens passavam no túnel Morlans. A ferrovia foi retirada, e, em 2009, o espaço tornou-se uma ciclovia que liga os bairros de Ibaeta e Amara. Se você é claustrofóbico, não se preocupe: o túnel de 840 metros é dividido em duas partes e o caminho inclui áreas abertas.


Veja também: Destinos no Brasil para quem ama viagem e arquitetura

Tagged , , , , , , , , ,