Final de semana no meio da represa: conheça o Altar, a casa flutuante de Facundo Guerra

Quem segue o empresário Facundo Guerra no Instagram percebeu que, de uns meses para cá, seus projetos têm ido além de casas noturnas e restaurantes. Idealizador do Blue Note São Paulo e do Bar dos Arcos, entre outros, agora ele também tem uma opção para quem procura por descanso e dias longe da correria da cidade grande: trata-se do Altar, casa flutuante no meio da represa de Jaguari, em São Paulo, disponível para reservas pelo Airbnb.

 

“É uma casa flutuante que parte de um princípio: usar de tecnologia para você se desconectar do celular e comungar consigo mesmo, com quem ama e com a natureza à sua volta.”

Abaixo ele conta mais.

altar de Facundo Guerra

De onde surgiu a ideia?

Eu tenho uma espécie de paranóia com o apocalipse e, na dúvida entre fugir para um sítio ou uma casa na praia, comecei a pesquisar sobre casas autossuficientes. Comentei isso com o Rodrigo, um amigo que também estava estudando casas pré-fabricadas, e juntos tiramos do papel o Altar, que fica nas águas da represa de Jaguari, a menos de duas horas de São Paulo, aos pés da Mantiqueira.

Altar de Facundo Guerra

Começou com uma casinha que eu ia dividir com um amigo e virou um mega fenômeno no Airbnb. Já está praticamente sem agenda de reservas até metade de maio.

Altar Facundo Guerra

Quais são os diferenciais do espaço?

A casa é registrada como uma embarcação (assinada e assegurada por um engenheiro naval) e é inteira sustentável. O esgoto é tratado dentro da própria casa e a eletricidade vem de painel solar e baterias.

Por enquanto, a água vem da represa, mas daqui a pouco a gente vai usar condensação de umidade atmosférica para encher o reservatório. São 38 m2 na parte interna e 26 m2 na parte externa, num total de 64 m2 úteis. Tem um quarto de casal, sala, banheiro, cozinha integrada à sala e lareira.

É a única propriedade brasileira na plataforma Unique Homes do AirBnb.

Altar de Facundo Guerra

O que tem para fazer por lá?

É uma casa flutuante que parte de um princípio: usar de tecnologia para você se desconectar do celular e comungar consigo mesmo, com quem ama e com a natureza à sua volta. É onde um final de semana equivale a quinze dias de férias.

Oferecemos uma curadoria de atividades, como passeios de barco, a pé ou a cavalo, stand-up paddle e kayaks, video projetor para um cinema ao ar livre, e, claro, isolamento total.

Altar de Facundo Guerra

A cozinha também tem os itens básicos como frigideira, fogão, uma pequena geladeira e churrasqueira. A gente acredita que a experiência Altar existe para que todos possam, além de se desconectar, redescobrir o prazer de fazer algumas coisas com as próprias mãos.

Quais são os próximos passos?

Agora vamos partir para a construção de mais duas casas para desafogar a demanda e montar uma espécie de hotel descentralizado. A gente começaria na represa com 3 ou 4 casas em conjunto e depois iria para uma ilha, um terreno na frente de uma cachoeira.

Altar de Facundo Guerra

Como a casa é autossuficiente, a gente não depende de energia elétrica nem nada. Ela chega de helicóptero ou carreta. A ideia é saturar com 5 casas em cada localidade e depois partir para outra.

E, por último, o que é viajar bem para você?

Eu acho que viajar precisa ter um fator de transformação. Se não, é turistar. Então, a boa viagem é aquela que não me faz chegar como saí.


Saiba mais sobre o Altar na página do Airbnb e no Instagram @altar.br.

casa flutuante na represa


Quer mais dicas para viajar bem? Explore os outros posts do guia além.

Tagged , , ,