Você já ouviu falar em astroturismo? Como o nome indica, são destinos que se destacam, entre outras atrações, pelo céu estrelado. Por isso, são ótimas opções para quem gosta de viagens de natureza. Nada mal aproveitar o dia e à noite, né? A seguir, veja nossa seleção de destinos para ver estrelas – há opções na América do Sul também!
Deserto do Atacama – Chile

Foto: Alec Baker
O país é um dos melhores destinos para ver constelações. Destaque para a região norte, que conta com mais de 300 dias de céu limpo e pouca iluminação – a atração só não acontece em épocas de lua cheia. O Deserto do Atacama é sempre uma boa pedida. De lá é possível ver, por exemplo, anéis de Saturno e supernovas.
Saiba mais aqui.
Brazópolis – Minas Gerais

Foto: Divulgação/Brasil.gov
Não é preciso ir para longe para ver estrelas. Na cidade de Brazópolis, na Serra da Mantiqueira, está localizado o Observatório do Pico dos Dias (OPD), o principal observatório profissional do Brasil. Fica a 18.64 metros de altitude em uma área protegida de 350 hectares.
Saiba mais aqui.
Cabo Polonio – Uruguai

Foto: Mauricio Castro Beracochea
Além das praias, o litoral do Uruguai também se destaca pelo céu estrelado. Isso acontece porque a região é afastada de centros urbanos e em alguns pontos mal tem energia elétrica, sendo iluminada apenas pelo farol. Ideal para deitar na areia e curtir o visual. Vale esticar a viagem para Punta del Diablo e La Paloma.
Saiba mais aqui.
Alqueva – Portugal

Foto: Reprodução/Fb
A região no Alentejo onde fica um dos maiores lagos artificiais da Europa também se destaca pelo céu limpo – tanto, que é certificada pela UNESCO como destino para observar constelações. Lá é possível, por exemplo, alugar um barco para passar uns dias e dormir sob a luz das estrelas e no meio da água.
Saiba mais aqui.
Joshua Tree National Park – Califórnia, EUA

Foto Sean Parker
O visual noturno do parque californiano não deixa a desejar: tem, nada mais, nada menos, que um dos céus mais escuros dessa parte dos Estados Unidos. Dependendo da época, é possível ver até a Via Láctea e não à toa é um dos principais destinos para ver estrelas do mundo. Todo ano, acontece lá durante o outono o Night Sky Festival, com cerca de 20 telescópios, música e aulas de astronomia.
Saiba mais aqui.