Bairros de cultura asiática espalhados pelo mundo

 

Praticamente toda grande cidade tem uma região que se destaca por ter muitos imigrantes da Ásia. Várias ganham o nome de Chinatown, mas muitas vezes vão muito além da China e contam com restaurantes, lojas e atrações de diferentes países, como Coréia, Japão e Tailândia, por exemplo. A seguir, reunimos alguns bairros de cultura asiática para você conhecer!

 

Liberdade, São Paulo

 

bairros de cultura asiática
Foto: Rogério S.

Basta desembarcar na estação de metrô Liberdade, na área central da capital, para identificar a decoração japonesa nas ruas do bairro. O que não faltam na região são restaurantes típicos, bares de karaokê e mercadinhos que vendem produtos japoneses – desde comida a acessórios. Aos sábados, a grande atração é a Feira da Liberdade.


Barrio Chino, Buenos Aires

 

bairros de cultura asiática
Foto: Divulgação

Uma parte da região de Belgrano passou a ser conhecida como o bairro chinês de Buenos Aires a partir da década de 1980, quando imigrantes orientais, principalmente de Taiwan, começaram a abrir restaurantes e lojas de produtos típicos da Ásia. Em uma das ruas está o Templo Chong Kuan, um dos primeiros templos budistas de Buenos Aires. Vale a pena visitar na época do Ano Novo Chinês.


Koreatown, Los Angeles

 

bairros de cultura asiática
Foto: Karen Young

A oeste de Downtown e ao sul de Hollywood, o bairro de 8 km quadrados também é conhecido como K-Town e reúne diversas opções de casas noturnas e restaurantes – boa pedida para experimentar o tradicional churrasco coreano. Para quem quiser fazer umas comprinhas, a Koreatown Galleria é um shopping com mais de 70 lojas, sendo várias delas de produtos típicos.


Quartier Asiatique, Paris

 

bairros de cultura asiática
Foto: Lettre de Paris

Localizado no 13e arrondissement (como são divididos os bairros na capital), a região conta com estabelecimentos de imigrantes vindos de diferentes lugares da Ásia: chineses, vietnamitas e tailandeses, por exemplo. Além dos restaurantes típicos, vale a pena bater perna pelas lojinhas que vendem produtos orientais como chás e porcelana.


Chinatown, São Francisco

 

bairros de cultura asiática
Foto: Divulgação

Praticamente toda grande cidade norte-americana tem sua própria Chinatown, mas essa se destaca por ser uma das maiores dos EUA. Além de lojas e restaurantes típicos, vale a pena visitar a Golden Gate Fortune Cookie, uma fábrica de biscoitos da sorte em atividade desde 1962. Por dia, eles produzem cerca de 10 mil biscoitos.


Barrio Chino, Havana – Cuba

 

bairros de cultura asiática
Foto: Louis Renaudineau

No passado, Havana foi lar de muitos imigrantes chineses e, por isso, ainda tem uma região que faz referência a eles: o Barrio Chino, repleto de restaurantes típicos, um jornal publicado em chinês e até um cinema onde passam filmes de lá. A arquitetura asiática já é visível logo na entrada do bairro, onde uma espécie de arco dá as boas-vindas aos visitantes.


Veja também: Como não passar perrengues em Tóquio

Tagged , , , , , , , , , , , ,