Água que cai: cachoeiras no Brasil para você conhecer

 

Se você ama natureza e trilhas, vai concordar: o programa fica ainda melhor quando termina com um banho de cachoeira. Para você que não vê a hora de voltar para o meio do mato e se refrescar com água doce gelada, reunimos algumas cachoeiras no Brasil para você conhecer! Variedade de regiões não falta!

 

Cachoeira Santo Isidro, em São José do Barreiro (SP)

 

cachoeiras no brasil
Foto: Guia Vale do Paraíba

A cerca de 300km de São Paulo, o Parque Nacional da Serra da Bocaina guarda uma preciosidade: uma cachoeira com 50 metros de queda que forma um poço para banho.

Para chegar até ela, basta entrar no parque e seguir as orientações para a trilha, que tem 1,5km de extensão e é bem demarcada.


Salto São Francisco, em Prudentópolis (PR)

 

cachoeiras no brasil
Legenda: Trilhas e Lugares

Considerado um dos maiores saltos do Sul do país, com 196 metros de altura, o Salto São Francisco é cercado por cânions e floresta nativa.

O mirante para visualizar esta cachoeira fica no Parque Municipal São Francisco da Esperança, que pode ser acessado por uma estrada de 46km que tem início no km 343 da BR-277, sendo os últimos 5km de terra.


Cascata do Caracol, em Canela (RS)

 

cascatas no brasil
Foto: Parque do Caracol

Um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha, a Cascata do Caracol tem 131 metros de altura e fica em uma reserva natural. É possível avistá-la de diversas maneiras, sendo as principais o mirante do parque, com vista superior para a cascata, e a descida pela Escada da Perna Bamba, com 730 degraus, para quem deseja ver a queda ainda mais de pertinho.


Cachoeira da Fumaça, em Palmeiras (BA)

 

cachoeiras no brasil
Foto: Água x Terra

Na Chapada Diamantina, esta queda d’água com 390m de altura forma uma paisagem de tirar o fôlego. A trilha mais simples, que leva ao lado superior dela, tem 5km de extensão e inicia-se no povoado de campos, no distrito do Vale do Capão, em Palmeiras.


Cachoeira Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães (MT)

 

cachoeiras no brasil
Foto: Fé no Pé

Cercada por um paredão de arenito em um vale, esta cachoeira de 86 metros de altura é facilmente acessada: basta ir até a entrada principal do parque (no Km 50 da MT-251) e pegar uma trilha rústica de 550m de extensão – passe protetor solar, leve óculos de sol e boné, pois boa parte do trecho não é coberto por árvores.

Com sorte, você encontrará araras-vermelhas sobrevoando a região.


Cascatinha Taunay, no Rio de Janeiro (RJ)

 

cachoeiras no brasil
Foto: Cachos Aventureiros

A apenas 15km do centro do Rio, esta cachoeira é um refúgio natural em meio à cidade, sendo a maior queda da Floresta da Tijuca, com 30m de altura. Seu nome é uma homenagem ao pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, que construiu uma casa perto do local em 1817 e pintou diversos quadros inspirados nele.

Em frente à cascatinha há também uma ponte de pedras em formato de arco, construída em 1860. Para acessá-la, entre no setor Floresta da Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista.


Cachoeira Bonita, em Alto Caparaó (MG)

 

cachoeiras no brasil
Foto: Capixaba na estrada

Com 80m de altura e banhada pelas águas do rio José Pedro, esta cachoeira fica localizada na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. Chegar até o mirante dela é fácil: o caminho é uma trilha de 300m com escada de cimento e corrimão em meio a floresta. A entrada fica no Parque Nacional do Caparaó.


Cachoeira do Riachão, em Piracuruca (PI)

 

cachoeiras no brasil
Foto: Clip Turismo via Conheça o Piauí

Localizada dentro do Parque Nacional de Sete Cidades (a 182 km de Teresina), é preciso descer uma escada de 77 degraus para ter acesso ao Riachão. O esforço compensa, pois na chegada você pode se banhar no poço que fica ao redor da queda de 20 metros.

Para aproveitá-la em seu ápice, faça a visita no período de chuvas, entre fevereiro e maio. No parque há restaurante e pousada para quem quiser pernoitar e conhecer com calma todos os atrativos locais.


Cachoeira do Gato – Ilhabela (SP)

 

cachoeiras no brasil

 

Há quem diga que Ilhabela possui uma cachoeira diferente para cada dia do ano. De fato, há muitas nascentes de água na região, mas, catalogadas, são cerca de 30. Uma das mais famosas é a Cachoeira do Gato, que tem 80 metros de queda e é acessada por uma trilha à pé de pouco mais de 2 quilômetros a partir da Praia de Castelhanos, a maior da ilha, localizada a leste. O programa é ideal para quem curte natureza – não se esqueça de vir de tênis e trazer repelente.


Veja também: Cânions no Brasil para você conhecer

Tagged , , , , , , , , , ,