Cânions no Brasil para você conhecer

 

Paredões rochosos formados há milhares de anos, quase sempre à beira de um rio: não há como uma paisagem assim não ser encantadora! A formação geológica mais conhecida deste tipo é o Grand Canyon, no Arizona (EUA), mas por aqui também há diversos cânions que podem e devem ser visitados. A seguir, confira cânions no Brasil para você conhecer:

 

Cânion Fortaleza (RS)

 

cânions no brasil para você conhecer
Foto: Divulgação

A cerca de 200km de Porto Alegre, a cidade de Cambará do Sul é conhecida como a “Terra dos Cânions”. No Parque Nacional da Serra Geral, a 23km do centro do município, está um dos paredões mais famosos do país: o gigante cânion Fortaleza, com mais de 7 km de extensão.

Ele pode ser conhecido por meio da trilha do Mirante do Fortaleza – que, em dias com pouca neblina, possibilita também visualizar parte do litoral gaúcho. Com cerca de 3,5 km de ida e volta, o passeio é iniciado no estacionamento do parque nacional.


Cânion Itaimbezinho (RS)

 

cânions no brasil para você conhecer
Foto: Morada dos Canyons/Reprodução

Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Parque Nacional de Aparados da Serra, o maior atrativo é o cânion Itaimbezinho, que tem paredes íngremes, extensão de 5,8 km e profundidade de até 720 metros. Para conhecê-lo de perto, é possível percorrer diversas trilhas, sendo a mais rápida a do Vértice, com 1,5 km de extensão.

Dica: na primavera e no verão, andorinhas e andorinhões passam pela região, deixando a paisagem de cachoeiras e araucárias ainda mais espetacular.

 

Malas Além: em 3 tamanhos e cheias de funcionalidades

Cânion do Xingó (SE)

 

cânions no brasil para você conhecer
Foto: Vladimir Soares

Que tal navegar entre os cânions do Xingó e mergulhar no rio São Francisco? Esta é a proposta do passeio de catamarã que parte da frente do restaurante Karrancas, na cidade de Canindé de São Francisco (a 200 km de Aracaju).

O barco passa entre as grandes formações com paradas em plataformas para desembarque e mergulho seguro – nelas, também é possível pegar uma canoa para entrar em “túneis” mais estreitos, onde é possível admirar os cânions bem de pertinho.

Ainda na cidade, antes ou depois do passeio, você também pode conhecer o Museu de Arqueologia de Xingó.


Cânion do Rio Espalhado (BA)

 

cânions no brasil para você conhecer
Foto: João Ibicoara

Na Chapada Diamantina, o cânion do rio Espalhado, com seus imponentes 90 metros de altura, cerca o caminho para a cachoeira do Buracão, onde também há uma piscina natural formada por águas do rio Manso. A trilha para chegar na queda natural pode ser percorrida totalmente a pé, à beira dos paredões, ou nadando em alguns trechos – dependendo do nível da água no dia e com o auxílio de coletes salva-vidas.

Dica: para chegar à cidade mais próxima e com estrutura, Ibicoara, desembarque no aeroporto de Vitória da Conquista, a 224 km.


Cânion do Rio Poti (PI)

 

canion-rio-poti
Foto: Juscel Reis

História e natureza encontram-se no mesmo lugar: a pouco mais de 300 km da capital Teresina, no município de Buriti dos Montes, os cânions do rio Poti revelam belezas e registros do passado. O passeio entre os paredões de até 60 m de altura parte da fazenda do Enjeitado e pode ser feito de caiaque, canoa ou lancha.

Na região conhecida como poço da Bebidinha, fique de olho: há diversas artes rupestres preservadas nas rochas.


Cânion de Furnas (MG)

 

cânions no brasil para você conhecer
Foto: Tripaddicts via Desviantes

Para conhecer as belezas da região conhecida como “mar de minas”, é possível percorrer a parte alta ou baixa dos cânions de Furnas, em Capitólio, a 282 km de Belo Horizonte. O mirante principal, com vista privilegiada do lago de Furnas e dos paredões, fica no km 315 da MG-050, a 250 metros de caminhada da rodovia.

Para quem quer sentir-se “imerso” na paisagem, vale a pena fazer o passeio de lancha, que parte da Ponte do Rio Turvo (km 306 da mesma rodovia do mirante).


Cânion dos Apertados (RN)

 

cânions no brasil para você conhecer
Foto: Geoparque Seridó

A Fazenda Aba da Serra, em Currais Novos (200 km de Natal), guarda preciosidades: os cânions dos Apertados, banhados pelo leito do rio Picuí. As águas da Serra da Timbaúba formaram o vale há milhões de anos, que hoje é objeto de estudos e pesquisas sobre os minerais do local. Para chegar aos cânions, partindo do centro do município, é preciso percorrer cerca de 10 km na BR-427.


Cânion do Rio Iapó (PR)

 

cânions no brasil para você conhecer
Foto: Secretaria de Turismo de Tigabi

No Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi (200 km de Curitiba), está o cânion do rio Iapó, considerado o 6º maior do mundo em extensão. Ainda com sua vegetação nativa, ele pode ser visitado de duas maneiras: pela trilha básica ou pela trilha das pinturas rupestres – pelo nome, nem preciso dizer qual delas é mais interessante, né?

As artes de sete mil anos atrás estão na trilha que tem 7,5 km de ida e volta, passando por piscinas e mirantes naturais. É preciso contratar um guia para o passeio, que pode ser realizado por no máximo 40 pessoas por dia.


Veja também: 8 praias brasileiras (de mar ou rio) para você conhecer

Tagged , , , , , , , , ,