Castelos para visitar no Brasil e no mundo

 

Você não precisa ir à Disney para chegar pertinho de um castelo. Na verdade, há diversos espalhados pelo mundo e, melhor ainda: de verdade! Caso você queira viver momentos de contos de fadas da vida real, veja esses castelos para visitar pelo mundo! Spoiler: há alguns no Brasil também!

 

Ilha Fiscal, Rio de Janeiro

 

castelos mundo
Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Você já pousou no Santos Dumont e ficou curioso para saber o que é aquele castelo do lado direito do aeroporto? Ele faz parte da Ilha Fiscal, local onde aconteceu o último baile do império antes da Proclamação da República.

O palacete, que foi construído no século 19 com arquitetura neogótica provençal, pode ser visitado: o ingresso custa R$ 36 (inteira) e a embarcação parte do Espaço Cultural da Marinha, no centro do Rio.


 

Château Lacave, Caxias do Sul – RS

 

castelos
Foto: Divulgação

Que tal participar de harmonizações de vinhos e espumantes em um castelo na Serra Gaúcha? Esta é a proposta do Château Lacave, que abre suas quatro torres e salões para eventos e tours em sua vinícola e restaurante.

Saiba mais aqui.


Castelo Garcia d’Ávila – Praia do Forte, BA

 

castelos
Foto: Praia do Forte

Também conhecido como Casa da Torre, começou a ser construído em 1551 no município de Mata de São João (a 80 quilômetros de Salvador) pelo português Garcia d’Ávila. Cercado por coqueiros e com vista para o mar, suas ruínas tombadas pelo Iphan estão entre os principais pontos turísticos da Praia do Forte.

Saiba mais aqui.


Castelo Neuschwanstein – Schwangau, Alemanha

 

castelos
Foto: Jehyun Sung

A apenas dez quilômetros da fronteira com a Áustria, este castelo foi construído em 1869 pelo rei Luís II da Baviera, que era conhecido como “Rei de Conto de Fadas”. Os apelidos não eram à toa: o cenógrafo de teatro Christian Jank inspirou-se nas óperas e mitos alemães para desenhar o projeto arquitetônico do Neuschwanstein. Faça uma visita e conheça de perto este castelo que inspirou a Disney a construir os palácios da Bela Adormecida e da Cinderela.


Castelo de Bran – Bran, Romênia

 

castelo romenia
Foto: Divulgação

Por suas características, este castelo é frequentemente relacionado às descrições literárias de Drácula. O autor Bram Stoker, porém, nunca visitou a Romênia, comprovando que a associação é apenas uma lenda que permanece na ficção. O castelo, porém, é real desde 1388, quando foi concluído. Ao visitá-lo, você terá uma vista privilegiada para as colinas da Romênia.

Saiba mais aqui.


Castelo de Windsor – Windsor, Inglaterra

 

castelo
Foto: Divulgação

Uma das residências da família real britânica não poderia ficar de fora da lista, afinal, a atmosfera da realeza permanece nele até hoje: é o maior e mais antigo castelo ocupado do mundo, – já abrigou 39 monarcas – sendo escolhido pela Rainha Elizabeth aos finais de semana como seu local de descanso.

Fundado no século 11, ele abre suas portas de quinta a segunda-feira para os turistas – foi lá que o príncipe Harry se casou com Meghan Markle.

Saiba mais aqui.


Castelo Real de Wawel – Cracóvia, Polônia

 

castelos cracovia
Foto: DiscoverCracow

Um dos pontos mais altos da Cracóvia foi escolhido para a construção deste castelo no século 14, afinal, o primeiro duque polonês Mieszko I queria ter uma visão panorâmica da cidade. Você pode visitar o acervo de móveis medievais e pinturas históricas do espaço e também a Catedral de Wawel, que fica ao lado.

Saiba mais aqui.


Castelo Zé dos Montes – Sítio Novo, RN

 

castelo
Foto: Divulgação

Este castelo místico no agreste do Rio Grande do Norte foi construído durante 36 anos por José Antônio Barreto, que faleceu este ano. Em 1984, ele começou a levantar sozinho a construção em uma rocha de trinta metros de altura na Serra da Tapuia – e chegou até a morar nela. Você pode visitar as 150 torres, 13 labirintos e quatro andares do castelo nordestino.

Saiba mais aqui.


Veja também: Museus a céu aberto que valem a visita

Tagged , ,