Como não sofrer com jetlag em 5 passos

Viajar para longe é uma delícia, mas se adaptar ao fuso horário do local é sempre um perrengue – e, dependendo da sensibilidade de algumas pessoas, pode durar dias. Aqui vão algumas dicas para você não sofrer com jetlag:

1) Faça refeições leves antes de embarcar

Evite comer muito nas horas que antecedem a viagem, principalmente alimentos pesados como fritura. Ah, e também não invente de comer algo que você nunca comeu para não correr risco de passar mal durante o voo e não conseguir descansar.

2) Beba bastante água

Hidratação é fundamental para não ficar com a sensação de cansaço ao chegar ao destino. Então além de beber muita água antes, durante e depois do voo, evite bebidas alcóolicas, pois elas desidratam o corpo. Ingerir cafeína também não é uma boa se você quiser dormir.

3) Respeite o horário local mesmo que você não esteja com fome ou sono

Não tem jeito: se você continuar a viver os seus horários no destino, dificilmente vai se acostumar. O ideal é que, ao entrar no avião, você já entre no fuso do país para onde está indo. É por essas e outras que muitas companhias aéreas que saem do Brasil para a Europa no meio da tarde costumam servir o jantar às 17h, quando lá já é noite. Tente comer mesmo que não esteja com muita fome e, importante: tente dormir no horário que o país dorme.

4) Corra ou caminhe ao chegar ao destino

Fazer exercícios físicos é fundamental para não sofrer com jetlag. Estudos apontam que correr ou pelo menos caminhar ajuda o relógio biológico a entender as mudanças. Essa também vale como uma boa desculpa para conhecer a cidade.

5) Pegue leve no primeiro dia

Essa dica apareceu também no post da seção Como eu viajo com a Luiza Brasil. O fato de tentar não dormir fora do horário do destino não significa que você deve chegar e já começar a programação da viagem como se estivesse em sua cidade natal. Mesmo que você durma bem no voo, seu corpo vai sentir a diferença, não tem jeito. Então saia, passeie no primeiro dia, mas não se cobre e nem se frustre se quiser voltar para o hotel mais cedo ou passar um tempinho não fazendo nada. Pense que estará com muito mais disposição nos dias seguintes!

 

Quer mais dicas de como não sofrer com jatleg? O Andrea Iorio falou disso também em sua entrevista para a seção Como eu viajo. Leia aqui.


Quer mais dicas para viajar bem? Explore os outros posts do guia além 🙂

Tagged , , ,