Como é a tradição de descansar durante o dia em outros países
Sabe aqueles minutinhos do dia que você tira (ou deveria tirar) para dar uma relaxada e respirar, principalmente agora em tempos de pandemia e home office? É tradição em outros países também!
Da próxima vez que você der uma pausa durante o expediente, pode dizer que está fazendo um Smoko ou, se envolver sono, uma siesta!
Olha só como o costume é chamado lá fora!
Siesta – Espanha
A tradição de tirar um cochilo depois do almoço começou entre os trabalhadores rurais, que tiravam momentos para descansar nas horas mais quentes do dia (no verão, chega a bater na casa dos 40 graus). O termo se refere à sexta hora do dia.
O costume chegou aos centros urbanos também, mas vem sendo cada vez menos utilizado. É mais comum em cidades do interior.
Fika – Suécia
A palavra, derivada de “café”, é o nome dado ao momento em que as pessoas tiram para dar uma pausa no trabalho, se reunir e conversar.
Mais do que um tempo para o cafezinho, é um fenômeno social que faz parte da cultura empresarial do país.
Inemuri – Japão
O conceito de inemuri nada mais é que dormir estando presente, ou seja: a pessoa consegue descansar e, ainda assim, é capaz de voltar à situação social quando necessário.
Quem já esteve no Japão deve ter encontrado pessoas dormindo em público, isso é comum por lá. Entre as boas práticas do costume, estão não aproveitar a pessoa ao lado de travesseiro, não roncar e não usar almofadas ou sacos de dormir. Se estiver no trabalho, a pessoa pode descansar a cabeça sobre a mesa, mas sem acessórios.
Smoko – Austrália e Nova Zelândia
É a pausa que os trabalhadores dos dois países fazem durante o expediente.
O nome surgiu por volta de 1860 entre os marinheiros e remete à cigarro, mas de tempos para cá envolve também café, chá ou mesmo lanche.
Veja também: Como será a experiência em hotel daqui para frente
Foto abre: Stephen