8 destinos com dunas para você conhecer

 

Se nas últimas viagens você aproveitou dias no mar ou no mato, chegou a hora de explorar lugares onde a atração principal são as montanhas de areia! Reunimos destinos com dunas no Brasil e no mundo para você curtir paisagens incríveis.

 

Lençóis Maranhenses (MA)

 

destinos com dunas
Foto: Roi Dimor

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, entre os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, é o paraíso para quem curte conhecer e fotografar dunas. Afinal, é a maior área com as grandes montanhas de areia no Brasil. Além das lagoas de água cristalina, há passeios em veículos 4×4 para circular no parque e admirar o pôr do sol.

Mais infos aqui.


Parque das Dunas – Natal (RN)

 

destinos com dunas
Foto: TripAdvisor

Na área urbana de Natal, esta Unidade de Conservação tem estrutura para receber os visitantes: um monitor acompanha grupos em trilhas pela mata, explicando sobre a fauna e flora local, com 350 tipos de plantas nativas e 180 espécies de animais.

Os passeios partem do Bosque dos Namorados, onde há mais de 1.300 árvores da Mata Atlântica.

Mais infos aqui.


Jalapão (TO)

 

dunas destinos
Foto: Turismo TO

No Cerrado de Tocantins, entre cachoeiras e fervedouros com água transparente, as dunas alaranjadas formam um cenário inesquecível entre as serras. Algumas formações chegam a ter mais de 400 metros de altura, com vista para a Serra do Espírito Santo, lagoas e plantações de capim dourado.

É preciso veículo 4×4 para circular por ali: a área das dunas fica a 282 km de Palmas pela TO-255.

Mais infos aqui.


Mangue Seco (BA)

 

dunas
Foto: criarcomunicacao

As dunas que são cenário do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, ficam em uma vila na divisa entre a Bahia e Sergipe. Em uma praia com coqueiros, é possível fazer passeios de buggy sobre a areia fina, que toma cerca de 30 km da orla com redes de descanso – e que tal uma pausa para ir aos restaurantes locais e dar um mergulho no mar?


Sossusvlei (Namíbia)

 

dunas destinos
Foto: Marcelo Novais

Algumas das dunas mais altas do mundo ficam próximas ao povoado de Sesriem, no Parque Namib-Naukluft, na Namíbia. Com tom avermelhado, elas formam vales com o rio Tsauchab.

As expedições são feitas com carros 4×4 e bem cedo, afinal, o calor na região é forte e é preciso disposição para subir nas “montanhas” – a maior delas é a Big Daddy, com cerca de 350 metros.

Mais infos aqui.


White Sands (Novo México, EUA)

 

dunas
Foto: Caleb Wright

A areia do Parque Nacional White Sands, no estado do Novo México, é branquinha e brilhante por ser formada por cálcio e diversos minerais. Entre as cordilheiras de Sacramento e San Andres, é possível realizar diversas atividades no parque, como camping, ciclismo, piquenique e trekking.

Mais infos aqui.


Deserto do Saara (Marrocos)

 

dunas destinos
Foto: Cassie Smart

Em um dos maiores e mais quentes desertos do mundo, o Saara, há tours, safaris e acampamentos bem estruturados entre as dunas no Sul de Marrocos.

Alguns deles partem da vila rural de M’Hamid El Ghizlane com destino ao “mar de areia” de Erg Chigaga, que é um verdadeiro reduto de dunas. Quem dorme na região é presenteado com um belo céu estrelado.

Mais infos aqui.


Cerro Blanco (Peru)

 

dunas peru
Foto: Inca World Peru

A duna de Cerro Blanco, que chega a ter dois mil metros em seu topo, é o grande atrativo de Nazca, no Sul do Peru. Lá, é possível caminhar e praticar sandboard com vista para o Vale de Nazca e a Cordilheira dos Andes.

Neste passeio e em todos os outros, vale sempre lembrar: leve protetor solar, muita água, óculos e roupas que protegem do sol forte.


Veja também: Cânions no Brasil para você conhecer

Tagged , , , , , , , , , ,