Em busca do mergulho perfeito: Virgínia Falanghe, editora do Dicas de Viagem e Viva o Mundo

Do nordeste brasileiro às praias da Austrália, ela conta onde curtiu mergulhar

Dicas de mergulho pelo mundo

 

Mergulhar não é uma novidade para a jornalista paulistana Virgínia Falanghe, editora dos sites Dicas de Viagem e Viva o Mundo. Filha do mergulhador profissional Alcides Falanghe, desde os 11 anos está acostumada a vestir o cilindro nas costas e pular no mar. “Meu pai mora em um barco e já fiquei 3 meses com ele em alto mar explorando as praias do Caribe”, conta ela, que perdeu a conta de quantas vezes mergulhou na vida.

Do nordeste brasileiro às praias da Austrália, Virgínia contou para o guia além alguns de seus destinos favoritos para ficar submersa.

> Fernando de Noronha – Pernambuco

 

“É um paraíso. Me arrisco a dizer, inclusive, que é o melhor do Brasil. Você vê várias espécies grandes, tipo tubarão-lixa, golfinhos e tartarugas. Quando eu fui, fizemos o trajeto Natal – Fernando de Noronha de barco. Passei o tempo todo na água, e conheço mais a Noronha submersa do que por fora.”


> Abismo Anhumas – Bonito (Mato Grosso do Sul)

“É considerado o maior passeio de aventura do Brasil, ou seja, não é para iniciantes. O mergulho lá é em caverna, e para chegar é preciso descer 72 metros de rapel (equivalente a um prédio de 30 andares). Você vai com cilindro e lanterna, já que é tudo escuro. É uma floresta submersa, surreal. É caro, mas uma experiência incrível.”


> Ilha Grande – Rio de Janeiro

“Para quem está começando no esporte, Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, é um ótimo destino. Encontrei bastante vida lá, vários cardumes e águas claras, o que foi uma surpresa boa para mim. Minhas expectativas não estavam muito altas porque no litoral norte de São Paulo, que é perto, geralmente a visibilidade não é tão boa e tem pouca vida marinha. Vale o passeio e dá para fazer snorkel só também.”

Dicas de mergulho pelo mundo


> Ningaloo – Austrália

“É a segunda maior barreira de corais da Austrália. Fica entre as cidades de Coral Bay e Exmouth e, para chegar lá são cerca de 13 horas de carro saindo de Perth. O lugar é incrível porque é bem preservado e tem mar cristalino. Dá para ver bastante vida mesmo de snorkel. Vimos baleia jubarte (foto), tubarão-tigre, tartarugas raras e peixe-boi, por exemplo.”


Bonaire – Caribe

“Ao lado de Curaçao, no Caribe, é o paraíso dos mergulhadores. Como o acesso aos pontos de mergulho é fácil, isto é, não precisa pegar embarcação, você vê um monte de gente com cilindro e nadadeira atravessando a rua. É engraçado. Espalhados pela estrada há mais de 60 demarcações amarelas que indicam os melhores lugares para mergulhar. É só chegar na praia, nadar um pouco e pronto, está lá. O mar é cristalino e as condições são boas o ano todo.”

Dicas de mergulho pelo mundo

 


Turks e Caicos – Caribe

“Outro destino incrível. Em Grand Turk, logo depois do recife de coral, você encontra um abismo submerso impressionante que cai verticalmente dos 15 metros aos 1.5000 de profundidade. A visibilidade é surreal, a água do mar é azul cristalina e tem muita vida. Vi vários peixes, tartarugas e tubarão.”

 


Sobre a viajante:

 

Virgínia FalangheVirginia Falanghe é jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Gosta de conhecer a fundo cada lugar, por isso não acredita em contá-los. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem e Viva o Mundo.

 

“Viajar bem, para mim, é viajar com o coração aberto para conhecer novas culturas e diferenças. É estar preparado para lidar com qualquer contratempo que aconteça. É viajar para aprender, conhecer, admirar e voltar cheio de histórias pra compartilhar e inspirar mais pessoas a expandirem seus horizontes.”

Tagged , , , ,