#FuiAlém: Anna Paula Chagas em Portugal

 

A jornalista e publicitária carioca Anna Paula Chagas Freitas ama viajar, seja para Paris, Minas Gerais ou Arraial do Cabo. “Se a lembrança for de algo que você aprendeu, já valeu”, conta ela, que tem mais de 10 países carimbados no passaporte.

“Eu aprendi que andar sem rumo pelo Porto é gratificante, também aprendi que no Marrocos negociação é tudo. Ah, em São Paulo, se cumprimenta com apenas um beijo na bochecha. Diferente do Rio que são dois! Talvez com o novo normal seja diferente.”

Para o guia além, ela escolheu compartilhar um pouco de sua experiência em Portugal, onde morou durante 6 meses. “Sempre curti conhecer pessoas e lugares novos. Acho que adaptação e curiosidade são duas qualidades minhas”, diz.

“Observar o outro e reconhecer como tudo acontece é algo mágico. Óbvio que nem tudo são flores, também percebi como é ser mulher negra fora do Brasil e isso me deu mais sabedoria para lidar com certas questões.”

Veja a seguir!

 

Anna Paula Chagas Freitas em Portugal

 

Minha relação com Portugal é de afeto. E nesses tempos, é bom relembrar para quando tudo isso acabar e eu poder voltar para lá. Carrego comigo todo o aprendizado e mudança, todas as amizades e lembranças. Eu fui feliz e sabia, viu!

Conheci mais de 10 países e percebi que todo lugar tem suas culturas e curiosidades. Mas Portugal teve uma sensação especial. Não só por ter vivido, mas por ter feito amigos que levo pra vida. Morei em Braga, a terceira maior cidade do país, e não tem como passar por aquele lugar sem se apaixonar.

O destino, que fica no Norte, consegue chamar atenção por diversos motivos e, claro, traz uma vibe acolhedora que só os bracarenses conseguem transmitir. Eu sou do Rio, mas também sou de Braga. Pois Portugal é isso.

A seguir, 5 dicas de lugares especiais em Portugal que vale a pena visitar e se inspirar!

Braga

Sou suspeita pra falar, mas com toda certeza você vai se encantar. Ou com a vista do Santuário do Sameiro ou com a energia do Santuário do Bom Jesus do Monte.

 

braga

 

Ah, tem os jardins mais bonitos de Portugal pelo caminho. Braga tem uma pegada historicamente medieval e muito interessante, mas também é uma cidade jovem por conta da Universidade do Minho – a cidade já foi eleita a Capital Europeia da Juventude! Logo, diversão, cultura, gastronomia e lazer é o que não faltam. Você também pode aproveitar o passeio e visitar Guimarães, a cidade onde nasceu Portugal!


Porto

Uma lugar turístico e muito bem conhecido. Os roteiros clichês são compostos pela famosa Livraria Lello, a estação de trem São Bento, Torre dos Clérigos e também a praia de Matosinhos (foto). Mas experimente fugir do óbvio e andar sem rumo pelo Porto.

 

matosinhos

 

Sim, é uma das melhores coisas que fiz na vida! Encontrei brechós, arte, música, fotografia e a cada ladeira uma paisagem deslumbrante. Porto tem um clima urbano, mas não decepciona no quesito natureza. Aliás, todo mundo deveria comer um prato típico português em qualquer restaurante na frente da Ribeira. Não é sobre luxo e sim qualidade de vida!

porto


Aveiro

Se você curte tirar fotos para o Instagram, Aveiro é uma ótima opção de lugar! Conhecida como a Veneza Portuguesa, na minha opinião Aveiro é aquela cidade que te encanta a cada esquina.

Até porque tem charme, cor, natureza, arte e calor. Destaque para as casinhas coloridas, as praias lindíssimas e, claro, os barcos desenhados nos canais. Uma cidade artística que colore o coração de quem passa. Impossível andar por Aveiro sem querer registrar cada detalhe.

 

aveiro


Serra da Estrela

Portugal tem tudo, inclusive neve! Serra da Estrela é um lugar lindo em qualquer estação. Além disso, é um ponto turístico que recebe gente de todos os cantos do mundo. Se você curte aventura, esse é um lugar ideal.

 

serra das estrela

 

Eu tive a oportunidade de visitar no inverno e não me arrependo. Brinquei na neve feito criança, apreciei a vista no caminho (sim, uma paisagem deslumbrante) e obviamente, entrei nas lojas do famoso queijo Serra da Estrela, um saboroso queijo feito com leite de ovelha.


Lisboa

Essa é a última dica, porém não menos especial. Lisboa é a capital solar, que traz história, beleza e cultura em cada ponto turístico. As calçadas de pedras portuguesas, os bondes, a arquitetura local e o sotaque dos Lisboetas…tudo encanta naquela cidade!

 

lisboa

 

Tenho amigas cariocas que vivem em Lisboa e se adaptaram facilmente. Sem contar a gastronomia portuguesa que merece destaque. Visite a tradicional Fábrica Pastéis de Belém – vale a pena enfrentar a fila!

Gosto de conhecer os lugares andando a pé e Lisboa foi muito agradável e me permitiu fazer isso com tranquilidade. Pratique a observação e sinta o que Lisboa tem de melhor.

 

Veja também: O que fazer em Lisboa, Portugal

 

o que fazer em lisboa


Sobre a viajante:

Anna Paula Chagas Freitas

 

Anna Paula Chagas, tenho 28 anos e sou do Rio de Janeiro. Sou Jornalista e Publicitária pela PUC-Rio e entre uma graduação e outra, tive o privilégio de fazer um intercâmbio para Portugal. Morei lá por 6 meses e visitei mais 10 países.

Acredito que a Comunicação vem da curiosidade (é sobre conhecer, saber e aprender) e isso é o que nos movimenta e nos faz sair da bolha. É o que nos permite crescer, como pessoa e profissional. Tenho vontade de conhecer outros lugares do mundo e até mesmo o meu país com mais detalhes. Brasil é louco e lindo. Minha frase de viagem é: “Rode o mundo, mas não se esqueça do seu quintal”. Enfim, Viajar é necessário!

Viajar bem, para mim, é sobre se redescobrir, pois cada viagem é um conhecimento. O destino é importante, mas a experiência é fundamental. 

Vivemos em constantes mudanças e uma boa viagem reforça essa modificação. Até os perrengues fazem parte disso, acreditem! Viajar bem é sobre voltar com tudo! Sotaque, culturas, gastronomia, fotografias, histórias, canções e claro, um sorriso no rosto pronto pra contar como tudo aconteceu.

Tagged , , , , , , , ,