ilha grande

Ilhas no Brasil para você conhecer (atualizado!)

Elas podem não ser desertas, mas são incríveis e valem a visita!

23/nov , 2020

 

Elas podem não ser desertas, mas são incríveis e valem a visita! Selecionamos ilhas no Brasil para você conhecer e aproveitar alguns dias no meio do mar. Há opções em várias regiões do país. Separe o protetor solar, o chapéu e a canga e…vá curtir!

 

Ilha do Cardoso – São Paulo

 

ilhas no brasil

Foto: Governo do Estado de SP

No litoral sul paulista, fazendo divisa com o Paraná, o destino é um passeio e tanto para quem procura um lugar rústico (quase não há sinal de celular!) com muitas atrações na natureza. Para chegar lá, é preciso parar em Cananéia, a 260 km da capital. O trajeto até a ilha pode ser feito de lancha ou escuna e, se der sorte, na companhia de golfinhos!


Ilha de Boipeba – Bahia

 

Ao sul de Salvador, a ilha é praticamente vizinha do Morro de São Paulo, mas de estilo bem diferente: em vez do agito, é a calmaria que reina por lá. Bom para caminhar na areia, mergulhar nas piscinas naturais e passear de canoa pelos manguezais.


Ilha de Marajó – Pará

 

Considerado o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo, para chegar a Ilha do Marajó saindo de Belém é preciso fazer uma viagem de cerca de 3 horas de barco – ou 30 minutos de avião. O percurso vale a pena: o destino encanta pelo encontro do Atlântico com os rios Amazonas e Tocantins, praias, mangues e fazendas. Vale a pena conhecer os costumes locais, como a gastronomia e artesanato.


Ilha Grande – Rio de Janeiro

 

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a 150 km da capital, vale a pena estacionar o carro ou desembarcar em Angra dos Reis ou Mangaratiba e de lá seguir de barco. Entre as principais atrações da região estão a Praia de Lopes Mendes, a rústica Praia do Aventureiro, as Lagoas Azul e Verde e a Vila do Abraão, o centrinho da ilha.


Curadoria Além: produtos que não podem faltar na mala rumo à ilha!

Para você curtir ainda mais seus dias em alguma ilha no Brasil, reunimos produtos que não podem faltar na sua mala de viagem! Clique na imagem de cada um para saber mais e garantir!

 

Neutrogena Protetor Solar Sun Fresh FPS 70

 

protetor solar ilhas

Com fator 70, que protege bastante, o produto é indicado para todos os tipos de pele, inclusive para peles extremamente sensíveis ao sol. É resistente à água e suor.

 

Chapéu feminino de palha de aba larga panamá

chapéu ilhas

Um acessório essencial para suas viagens ao ar livre, férias, brincar na praia. Design dobrável embalável para fácil armazenamento em uma bolsa ou mochila quando não estiver em uso.

 

Cadeira Reclinável Mor Summer Azul Royal

 

cadeira praia ilhas

Suporta até 120 kg e foi pensada para ambientes externos e áreas litorâneas, já que não enferruja. Possui seis diferentes configurações de ajustes de altura, apoio para braços e encosto alto, além de estrutura que serve de apoio quando utilizada na posição horizontal. É compacta e pode ser fechada quando for guardá-la, ocupando pouco espaço.

 

Ilha do Campeche – Santa Catarina

 

Saindo da Praia do Campeche, que fica a 15 km do centro de Florianópolis, em um trajeto de cerca de 10 minutos de barco você chega na ilha que é rodeada por muito verde, areia branca e águas cristalinas. Apesar de não ser uma ilha deserta, é bem tranquila e tem visitas limitadas: não é permitido pernoitar e nem usar caixas de som para ouvir música, por exemplo. A atração principal é a natureza.


Fernando de Noronha – Pernambuco

 

ilhas brasil noronha

O badalado arquipélago é destino certo para quem quer curtir e descansar. Para os mais animados, há diversas opções de bares, restaurantes e praias agitadas. Para os amantes do sossego, além de pousadas charmosas, há trilhas e passeios de barco. Surfistas de plantão costumam ficar felizes no verão, quando rolam ondas grandes.


Ilhabela – São Paulo

 

Localizada a 210 quilômetros da capital, uma travessia de balsa de 15 minutos separa a ilha do município de São Sebastião. Rodeada por costões e muito verde, não é só pela beleza que a ilha atrai cada vez mais visitantes: gastronomia e as condições perfeitas para a prática de esportes náuticos também são motivos para passar uns dias na região.

Conhecida como a Capital da Vela, Ilhabela é parada obrigatória para quem gosta de velejar, com ventos acima de 10 nós na maior parte do ano.


Ilha do Mel, Paraná

 

Para chegar nesta ilha, que é um dos destinos mais visitados do Paraná, é preciso fazer um trajeto de barco que sai das cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná. Lá, não faltam atrações, principalmente para quem gosta de ecoturismo e visual rústico. Além das praias (são 35 quilômetros com opções tranquilas e de ondas mais fortes!), vale visitar a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.


Ilha do Amor – Alter do Chão, Pará

 

Impossível visitar Alter e não curtir a Ilha do Amor, que fica em frente à vila – se o nível da água do Rio Tapajós estiver baixo, dá para ir caminhando até lá. O destino é uma boa pedida para quem gosta, além de beleza e águas cristalinas, de infraestrutura. Não faltam barracas e quiosques servindo bebidas e petiscos regionais. Para aproveitar ao máximo, evite visitar no final de semana ou durante a alta temporada, pois fica bem cheio.


Ilha de Maré, Bahia

 

Além da beleza, a calma Ilha de Maré se destaca por mais um motivo: fica bem próxima de Salvador, então é possível fazer um bate-e-volta de barco. Lá, há várias opções de praias, como a das Neves, que tem piscinas naturais, e a Praia do Botelho, que conta com manguezais e vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.


Arquipélago de Sant’Anna, Macaé – Rio de Janeiro

 

A oito quilômetros da costa de Macaé, o arquipélago também é uma Área de Preservação Ambiental e abriga gaivotas e outras aves que migram da América do Norte durante o inverno. É formado pelas ilhas Sant’Anna, onde fica o Farol de Santana, Ilhote Sul, boa para pesca, e a do Francês. No verão, as águas são tão calmas que o destino é apelidado de Macaribe.


Ilhas Cagarras, Rio de Janeiro

 

ilhas brasil

Foto: Pedro Kirilos/Riotur

Se você já pegou uma praia em Ipanema, deve ter visto que, lá no meio do oceano, tem umas ilhas. Trata-se do Arquipélago das Cagarras, formado por 7 ilhas e rochedos (Laje da Cagarra, Cagarra, Filhote da Cagarra, Matias, Praça Onze, Comprida e Palma). Fica a cerca de 5 quilômetros da faixa de areia e é possível visitá-lo de barco – várias empresas de turismo fazem o trajeto e os passageiros podem nadar nas águas que cercam o arquipélago.

Fim

Veja também

Siga nosso instagram

#omundoédequemvai