Lagos coloridos pelo mundo

 

Você pode imaginar que lagos sempre são azuis ou verdes, mas existem alguns espalhados pelo mundo que têm outras cores. Na Austrália, por exemplo, há pelo menos 5 lagos cor-de-rosa, sendo o Lake Hillier o mais famoso. A seguir, conheça lagos coloridos pelo mundo!

 

Lake Hillier – Middle Island, Austrália

 

lagos coloridos
Foto: @the_world_az

No Arquipélago Recherche, ao Sul da Austrália, este lago rosa de 600 metros de comprimento fica em uma ilha repleta de eucaliptos e cercada pelo Oceano Pacífico. A cor é causada por algas, alta salinidade e halobactérias. Não é possível pisar no território, mas você pode admirá-lo em um passeio aéreo que parte do aeroporto da cidade mais próxima, chamada Esperance.

O voo passa por 300 km de costa durante 1h40 e custa AUD 425 por pessoa. Dica: entre junho e outubro, é possível avistar diversas espécies de baleias no mar, especialmente ao meio-dia.


Laguna Colorada – Sud Lípez, Bolívia

 

lagos coloridos
Foto: Agnieszka M

Na divisa entre o Chile e a Bolívia, este lago (às vezes rosa, às vezes vermelho) é cercado por montanhas e vulcões. A natureza completa a bela paisagem com flamingos que passeiam pelas águas rasas da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa durante o verão.

Os bichinhos – que são uma das 80 espécies de aves da região – ganham a coloração rosa em suas penas alimentando-se das algas microscópicas do lago.

 


Caño Cristales – La Macarena, Colômbia

 

lagos coloridos
Foto: colombiatours.travel

Este rio no interior da Colômbia é conhecido por seus poços naturais e cachoeiras com variedade de cores, como verde, vermelho, azul e amarelo. Este arco-íris é formado pela planta Macarenia clavigera, presente do fundo à superfície do rio e que ganha novos tons a cada época do ano.

As margens do Caño têm quase 100 km, incluindo trilhas abertas à visitação e áreas em que o nado é permitido. Entre junho e novembro, as cores das plantas ganham destaque graças ao nível da água. As árvores e formações rochosas da cordilheira de Serranía de la Macarena completam a paisagem.


Grand Prismatic Spring – Wyoming, EUA

 

lagos coloridos
Foto: Laminda Nickla

Esta, que é a maior fonte termal dos EUA, fica localizada no Parque Nacional de Yellowstone. Cada um de seus anéis coloridos tem bactérias que dão cor à água. O poço de visual surpreendente tem mais de 30 metros de profundidade e a água chega aos 87 graus.

É possível observá-lo de perto acessando as passarelas dentro do parque. Dica: entre maio e setembro, as cores costumam estar mais vivas!


Lagoa da Coca-Cola – Baía Formosa (RN)

 

lagos coloridos coca cola
Foto: Raquel Carvalho

A 100km de Natal, a Lagoa Araraquara ficou conhecida como “Lagoa da Coca-Cola” graças a sua coloração escura, que é causada pela formação do solo com ferro, carvão mineral e iodo. É possível entrar nela para nadar e tirar fotos – não há comprovação científica, mas moradores da região dizem que as águas têm poderes medicinais.

A lagoa fica na grande reserva de Mata Atlântica da Mata Estrela. Há passeios de buggy e 4×4 que partem de Pipa e Natal rumo à lagoa no litoral Sul do RN, quase na divisa com a Paraíba.


Gruta do Lago Azul – Bonito (MS)

 

gruta azul
Foto: Visit Bonito

Na Serra da Bodoquena, esta gruta de calcário faz parte de uma unidade de conservação e pode ser acessada por meio de uma trilha realizada com o acompanhamento de guia de turismo.

O lago azul vibrante reflete nas rochas, criando um cenário espetacular, especialmente quando os raios do sol refletem no local. Não é possível entrar no lago, mas a visita vale a pena pela caminhada em meio a natureza.


Lagoa de Caraís – Guarapari (ES)

 

lagos coloridos espirito santo
Foto: Governo do Estado do ES

A lagoa de água doce e coloração avermelhada abriga 21 espécies de peixes. Ela fica em meio a um costão rochoso que forma um mirante natural.

Para acessá-la, é preciso fazer uma trilha partindo da sede do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, que também pode incluir uma passagem pela praia de Caraís, que tem mar agitado.

No caminho, você verá espécies como orquídeas, bromélias, o sagui-da-cara-branca e capivaras.


Veja também: 8 destinos com dunas para você conhecer

Tagged , , , , , , ,