Quem gosta de ler dificilmente resiste a visitar livrarias icônicas durante as viagens. Mas tem umas que, de fato, não dá para deixar de conhecer. Reunimos aqui, então, algumas das livrarias mais legais do mundo em países como Portugal, França, Japão e Estados Unidos.
Mais do que lojas de livros, elas já se tornaram símbolos dos destinos. E a boa notícia é que a maioria está bem presente online, então dá para já sentir um gostinho de como são mesmo em tempos de quarentena. Viajar sem sair de casa que chama, né?
Já salve e coloque no roteiro da próxima viagem!
[atualizado em 3/12/2020]
Megafauna – São Paulo

Foto: Divulgação
No final de novembro, a capital paulista ganhou mais uma livraria e ela fica no térreo de um dos edifícios mais famosos e especiais do centro da cidade: o Copan, projetado por Oscar Niemeyer. A Megafauna tem cerca de 200 metros quadrados e conta com mais de 11 mil títulos divididos em seções como Poesia, Arquitetura, Biografias e Viagens.
Saiba mais aqui.
Books for Cooks – Londres, Inglaterra

Foto: Jael Marschner
O nome é autoexplicativo: nesta livraria que fica no charmoso bairro de Notting Hill, as prateleiras são repletas de títulos relacionados à gastronomia. E mais: dentro há uma cozinha onde, além de aulas de culinária, os chefs residentes testam receitas de livros vendidos no local – não à toa, a livraria é também conhecida como uma das mais cheirosas da cidade.
Saiba mais aqui.
Cafebrería El Péndulo – Cidade do México, México

Foto: Divulgação
Para quem gosta de livros e café, uma visita à Cafebrería El Péndulo, em atividade desde 1993 na capital mexicana, é um prato cheio. As sete unidades contam com as mesmas características: arquitetura aberta e iluminada, salas de estar, área dedicada à música e plantas na decoração. Nas prateleiras, se destacam livros de arte e cultura. Na El Péndulo do bairro Zona Rosa ainda há o Bukowski’s Bar e shows de jazz.
Saiba mais aqui.
Palavrear – Goiânia

Foto: Divulgação
Inaugurada em 2017 em um sobrado histórico da década de 1950 no Setor Universitário, a livraria é independente e conta com uma curadoria focada em livros na área de humanidades. Além de obras de grandes editoras, em suas prateleiras também há autores e títulos regionais de Goiás e do Brasil. O espaço conta com café e também costuma receber (em tempos sem pandemia, claro) lançamentos, debates e clubes de leitura.
Saiba mais aqui.
Livraria de Santiago – Óbidos, Portugal

Foto: Divulgação
Os livros são apenas um dos motivos para você visitar a Livraria de Santiago, na cidade de Óbidos, a 85 quilômetros de Lisboa. É que ela ocupa o espaço onde era a Igreja de São Tiago, construída no século 12, e ainda mantém sua arquitetura original. A livraria é do mesmo grupo da Ler Devagar.
Saiba mais aqui.
Zhongshuge – Pequim, China

Foto: Divulgação
Os vidros e espelhos desta livraria em Pequim, na China, fazem com que o visitante sinta-se imerso no mundo dos livros: é um lugar para respirar fundo e relaxar.

Foto: X+Living / Divulgação
Inaugurada no ano passado na Galeries Lafayette, seus diversos pavimentos foram projetados pelo escritório de arquitetura X+Living e têm cenários diversos para quem quer encontrar um cantinho para ler: de bosque de bambus a túneis com prateleiras repletas de obras, espaços inspirados nos clássicos jardins chineses, um andar divertido decorado para as crianças e, por que não, uma cafeteria?
Onde: No. 110Xidan North Street, Xicheng District, Beijing
Kinokuniya – Dubai, Emirados Árabes
É claro que uma livraria em Dubai também teria a atmosfera de grandiosidade dos Emirados Árabes. Localizada no Dubai Mall, esta loja tem mais de meio milhão de livros em suas prateleiras, nos mais diversos idiomas: inglês, árabe, japonês, francês, alemão e chinês.
O espaço também recebe eventos culturais, como lançamentos de livros, oficinas de idiomas e quadrinhos. Enquanto você procura aquele livro que tanto quer, aproveite a vista para o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo!
The Last Bookstore – Los Angeles

Foto: Reprodução
A amplitude do espaço de um antigo banco, com pé-direito alto e colunas de mármore, deram lugar a essa livraria no centro de Los Angeles.
Lá, como em quase todas as livrarias, há livros novos, mas as preciosidades são os usados e antigos – com o ar totalmente diferente de um sebo: não espere encontrar obras empoeiradas ou mofadas, mas uma curadoria de edições super bem conservadas.
Você nem vai perceber as horas passando enquanto percorre os corredores – e talvez ainda saia com alguma raridade por um preço amigável.
Onde: 453 S Spring St – Ground Floor
Lello – Porto, Portugal

Foto: Reprodução
Esta livraria centenária ficou especialmente famosa graças a um boato: teria a escritora J.K. Rowling, que já morou na cidade, se inspirado na Lello para escrever a saga Harry Potter? Provavelmente não. Ela negou a informação, mas a fama do lugar já estava feita: para evitar superlotação, a loja cobra uma entrada de 5 euros – que podem ser descontados se você fizer alguma compra.
O endereço não inspirou J.K., mas pode te surpreender! Vá além da fachada neogótica: entre e repare na arquitetura que mistura os estilos eclético e art nouveau, com detalhes do teto em madeira talhada.
Onde: R. das Carmelitas 144
Tropismes – Bruxelas, Bélgica

Foto: capturingourdays
Localizada na Galerie des Princes, no centro histórico da capital da Bélgica, esta livraria é focada na língua e história francesa, mas há alguns exemplares em inglês. A especialidade por aqui são os livros infantis, de ciências humanas e artes plásticas.
A arquitetura do lugar impressiona e acolhe todos os públicos: nos três andares, há áreas com livros para crianças, jovens e dos mais variados temas, como viagens, gastronomia, música e quadrinhos. Ao entrar ou sair, vale a pena parar também na cafeteria vizinha, a Mokafé Taverne.
Onde: 11 Galerie des Princes, 1000
Libreria Acqua Alta – Veneza, Itália

Foto: Reprodução/Facebook
Esta livraria fica colada a um dos canais de Veneza, ou seja: enquanto você procura aquele exemplar que vai te acompanhar na viagem, as gôndolas passam navegando ao seu lado.
A pequena embarcação também ganhou um espaço especial dentro da loja, servindo como prateleira para alguns livros – há novos e usados, então a boa dica por aqui é ir com tempo para garimpar, porque os preços são convidativos!
O dono, o sr. Luigi Frizzi, costuma ficar na loja com seus gatinhos de estimação e pode dar sugestões sobre o acervo.
Onde: Calle Longa S.M. Formosa 5176/b
The Wild Detectives – Dallas, Estados Unidos

Foto: Divulgação
Fundado em 2014 por dois engenheiros espanhóis, o espaço tem como proposta unir a descontração de um bar aos bons achados literários – muitos deles em espanhol, como o cardápio, que inclui tapas, vinho e cervejas hispânicas.

Foto: Divulgação
A atmosfera deu certo: os eventos culturais, como lançamentos de livros, tornaram-se acontecimentos da cena literária local. Esqueça o “silêncio” esperado em uma livraria: até mesmo sets de DJ e exibições de filmes fazem parte do calendário, que tem a curadoria da dupla de amigos. Tudo para unir os amantes de boa gastronomia, música e livros!
Onde: 314 W Eighth St. Dallas, 75208
Atlantis Books – Santorini, Grécia

Foto: Reprodução/Facebook
Já imaginou uma livraria em uma caverna de uma ilha grega de praias paradisíacas, com casinhas brancas de portas e janelas azuis? Este é o cenário desta loja!
Aqui, há livros de diversos idiomas, novos e usados. Se você procurar alguma raridade e edições de colecionadores, possivelmente também encontrará – por alguns milhares de euros, é claro.
Mas não é preciso desembolsar muito para sair de lá com algum exemplar incrível: a Atlantis também é uma editora independente que imprime e vende livros de pequenos autores. Não deixe de visitar o terraço com vista para o mar: que tal uma roda de leitura durante o pôr do sol?
Onde: Oia, Santorini, T.K. 84702
Shakespeare and Company – Paris, França

Foto: Luiza Terpins
São vários os motivos para visitar a Shakespeare and Company, pequena livraria em atividade desde 1951. O primeiro, é que fica em frente à Catedral de Notre Dame. O segundo é que é um programa clássico de Paris: enquanto uns vão para comprar livros e outros para participar dos eventos literários que acontecem por lá, há quem vá simplesmente para conhecer a livraria que, desde seu início, já hospedou (sim!) mais de 30 mil jovens – e na época desconhecidos – escritores em Paris, entre eles Alan Sillitoe e Robert Stone.
É que quando fundou a Shakespeare and Company, George Whitman tinha o desejo de também transformá-la em um local que recebesse artistas que iam para Paris em busca de oportunidades no meio literário. Então, eles ajudavam no atendimento dos clientes durante o dia e, à noite, dormiam entre as prateleiras em bancos que viravam camas.

Foto: Shakespeare and Company / Reprodução
O terceiro motivo é que em 2015 a livraria ganhou um anexo: o café da Shakespeare and Company. Quem pede algo para comer e senta nas mesinhas de fora, tem essa vista abaixo para a Catedral Notre Dame. Ou seja: tem que ir.

Foto: Luiza Terpins
Onde: 37 rue de la Bûcherie, Paris.
Barter Books – Alnwick, Inglaterra

Foto: Visit Alnwick/Divulgação
Fundada em 1991, a Barter Books já é, por si só, interessante, pois fica dentro de uma enorme estação de trem projetada em 1887. E o legal é que ainda mantém um pouco do estilo daquela época.
Considerada uma das maiores livrarias da Europa, recebe cerca de 350 mil visitantes por ano. Um fato curioso: em 2000, o dono encontrou, em uma caixa de livros comprada em leilão, um pôster original da época da 2ª Guerra Mundial com a frase Keep Calm and Carry On – que virou hit desde então. O cartaz está colado em uma das paredes do local.

Foto: Barter Books/Reprodução
Dá para passar horas por lá entre os vários espaços cheios de estante – há uma sala dedicada às crianças e um café onde servem diversos sabores de scones, o bolinho típico inglês favorito da Rainha Elizabeth, por exemplo. No inverno, as lareiras dão um charme a mais no ambiente, por isso, não se preocupe com o clima.
Onde: Alnwick Station, Wagon Way Rd, Alnwick.
El Ateneo – Buenos Aires, Argentina

Foto: Turismo de Buenos Aires/Divulgação
Imagine uma livraria dentro de um teatro clássico. Não precisa ir muito longe: a El Ateneo do bairro da Recoleta, em Buenos Aires, é justamente isso. Inaugurada no ano 2000, ela ainda mantém o estilo arquitetônico do Teatro Grand Splendid, construído em 1919 e onde aconteceram muitas apresentações de tango – antes de dar espaço para a livraria, também foi um cinema.
São cinco andares repletos de livros e história. Não à toa, já foi considerada pelo jornal britânico The Guardian uma das livrarias mais bonitas do mundo.
Onde: Av. Santa Fe 1860. Buenos Aires.
Librería Altaïr – Barcelona, Espanha

Foto: @altairllibreria / Reprodução
Especializada em viagem, a Altaïr é daquelas paradas quase que obrigatórias para viajantes. São várias prateleiras com mais de 60 mil títulos entre guias, mapas e livros que se passam em destinos. Fundada em 1979, conta com espaço para que as pessoas sentem e fiquem horas por lá viajando pelas páginas dos livros e planejando o próximo embarque.
Outro destaque é o Altaïr Café, que serve doces típicos de outros países, chás e salgados. Há quem aproveite o local e sua atmosfera para fazer aulas de idiomas – o wifi é grátis. Daqueles programas que duram horas.

Foto: @altairllibreria / Reprodução
Onde: Gran Vía, 616, Barcelona
Livraria Simples – São Paulo, Brasil

Foto: @livraria_simples / Reprodução
Localizada em uma charmosa casinha no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo, a Livraria Simples vende livros novos e seminovos, além de também abrir espaço para trocas – as feirinhas aconteciam normalmente aos sábados. Em tempos pré-pandemia, organizava eventos como oficinas de contos e shows. Uma sala com mesa de futebol de botão é outra atração do local. Por conta do Covid-19, as vendas, claro, continuam apenas pela internet.
Onde: Rua Rocha, 259 – Casinha Azul – Bela Vista, São Paulo
Strand Book Store – Nova York, Estados Unidos

Foto: @strandbookstore / Reprodução
Considerada a maior livraria indie de Nova York, a Strand, no bairro de East Village, foi inaugurada em 1927 e conta com cerca de 2.5 milhões de títulos novos e usados de temas que vão de filosofia a ficção científica. Mas não é só isso: também recebe eventos literários (só em 2019, foram 349 – imagina quantos não estavam programados para 2020…).
O local é tão característico da cidade que, desde 2017, o dia 26 de junho foi declarado pelo prefeito como “Strand Day” – ou seja: é uma data oficial do calendário de Nova York. Além dos livros, vende objetos e acessórios relacionados a literatura e souvenirs próprios, como a tote bag citada pela Maria Clara Villas na nossa seção Trouxe na Mala.

Foto: @strandbookstore / Reprodução
Seus fãs são tão fiéis que já virou comum ter celebrações de casamentos em um dos espaços da livraria, como mostra a foto abaixo.
https://www.instagram.com/p/B7JZHoplf36/
Onde: 828 Broadway, Nova York.
Ler Devagar – Lisboa, Portugal

Foto: @lerdevagar / Reprodução
Fundada em 1999, a livraria chama atenção não só pelo vasto acervo de livros (são mais de 40 mil títulos distribuídos em 600 m2), mas também pelos eventos e iniciativas que recebe durante o ano.
Localizada no LxFactory, espaço considerado pólo da indústria cultural de Lisboa, a Ler Devagar tem outro charme: a enorme estante de livros que ocupa um pé direito de 14 metros.
Seja pela beleza do local ou para comprar livros, esse é um programa que vale a pena fazer quando estiver em Lisboa.
https://www.instagram.com/p/BqQFyfjnX4L/
Onde: Rua Rodrigues Faria. n.º 103, Lisboa.
Tsutaya Books – Tóquio, Japão
Quem leu o post Como não passar perrengues em Tóquio, escrito pela Helena de Castro, vai lembrar dessa livraria que fica no badalado bairro de Ginza, em Tóquio.

Foto: Helena de Castro
É um programa e tanto para quem gosta de literatura e arte em geral, afinal, são mais de 60 mil livros que passaram por uma curadoria e estão divididos em seções de design, moda, viagem, cultura japonesa e arquitetura, por exemplo.
Também há milhares de álbuns, revistas importadas e filmes. Por isso, nem precisa dizer que quem visita o local acaba passando horas por lá, né? Ou seja: vá sem pressa.
Onde: 6-10-1 Ginza, Chuo-ku, Tóquio.