Museus a céu aberto que valem a visita

 

Em tempos de pandemia, viagens em meio a natureza têm sido uma boa pedida. Para quem gosta de arte, vale a pena visitar os museus a céu aberto no Brasil e no mundo. Fizemos uma seleção com algumas opções – incluindo, claro, o Inhotim, em Minas Gerais, que foi reaberto no último dia 7 de novembro. Olha só:

 

Inhotim – Brumadinho, Minas Gerais

 

inhotim museu a ceu aberto
Foto: Divulgação

Após 8 meses fechado, o museu, que fica a apenas 60 km de Belo Horizonte, foi reaberto ao público no último sábado (7/11). Em uma área de cerca de 20 km2, o espaço possui mais de 20 galerias – algumas das principais são as das artistas Adriana Varejão e Claudia Andujar – com obras entre jardins e lagos.

Saiba mais aqui.


Hakone Open Air – Japão

 

museus a ceu aberto
Foto: Divulgação

Entre as atrações do espaço, há obras de artistas japoneses e de outros países – há, por exemplo, uma área dedicada ao Picasso. Uma das mais populares do local é a Escultura Sinfônica, onde os visitantes podem entrar e subir uma escada em espiral cercada por vitrais coloridos. Do alto, a vista para o museu e para as montanhas ao redor é uma atração à parte.

Saiba mais aqui.


Vigeland Park – Oslo, Noruega

 

museu ceu aberto
Foto: Janko Ferlič

Com mais de 200 esculturas distribuídas ao ar livre que retratam seres humanos em bronze e granito, o parque, que fica a 3 km do centro de Oslo, faz bastante sucesso no verão – moradores e visitantes aproveitam para sentar, tomar sol e até fazer piqueniques em volta. As obras são do artista Gustav Vigeland – não deixe de ver a The Angry Boy, uma das mais populares.

Saiba mais aqui.


Oficina Brennand – Recife, Pernambuco

 

museus a ceu aberto recife
Foto: Marcus Bueno via FB

Mais de 2 mil obras do artista plástico e ceramista Francisco Brennand estão expostas neste museu a céu aberto. São esculturas, murais e pinturas de diversas épocas. Vale a pena visitar o espaço também pelas fontes e espelhos d’água da Praça Burle Marx que foram adicionados à oficina nos anos 2000.

Saiba mais aqui.


Rossini Art Site – Itália

 

museus a céu aberto
Foto: Divulgação

Localizado no topo das colinas de Brianza, a cerca de 1 hora de Milão, o parque de esculturas reune a coleção de arte do empresário Alberto Rossini. Há obras de artistas como Pietro Consagra, Bruno Munari, Giò Pomodoro, Fausto Melotti, Andrea Cascella e Grazia Varisco. A flora e a fauna da região são outras atrações do espaço.

Saiba mais aqui.


Veja também: Museus diferentes – a comida é a obra de arte

Tagged , , , , , , , , , ,