Museus diferentes: a comida é a obra de arte

 

Quem disse que museu é sinônimo de quadros e esculturas? Há diversos museus diferentes e temáticos pelo mundo onde a atração principal é outra coisa. Já que gastronomia é algo que quase todo mundo curte em viagem, selecionamos museus onde a comida é a obra de arte! Spoiler: alguns são, digamos assim, bem curiosos…

 

Lindt Home of Chocolate – Zurique, Suíça

 

museus
Foto: Divulgação

Inaugurado em 13 de setembro, o museu da marca já é considerado o maior museu de chocolate do mundo. O espaço é interativo e passa pelas principais etapas de produção do doce. Na entrada, uma fonte de chocolate de 9 metros de altura já dá o gostinho do passeio.

Saiba mais aqui.


Cupnoodles Museum – Osaka, Japão

 

museus diferentes
Foto: Divulgação

O macarrão instantâneo criado em 1958 na cidade de Osaka deu origem ao museu que, claro, fica na mesma cidade. Entre as atrações do espaço, há uma fábrica onde os visitantes podem criar seu próprio sabor e embalagem, além de uma exposição com Cupnoodles do mundo todo.

Saiba mais aqui.


Gelato Museum – Bolonha, Itália

 

museus
Foto: Reprodução

Fundado pela Carpigiani, tradicional fábrica italiana de máquinas de sorvete, o museu conta com mil metros quadrados e espaços dedicados à sua evolução longo do tempo, tipos de produção e formas de consumo – com direito a máquinas originais, milhares de imagens históricas e atividades temáticas para os visitantes se sentirem ainda mais imersos no universo do sorvete.

Saiba mais aqui.

 


Frietmuseum – Bruges, Bélgica

 

museus diferentes
Foto: Divulgação

Nada mais justo do que conhecer as origens da batata frita em sua terra natal. O passeio conta a história da batata e suas diversas variações, mas tem como foco, claro, a versão frita. Quem já foi, dá a dica: prepare-se para sair com cheiro impregnado na roupa.

Saiba mais aqui.


International Banana Museum – Mecca, California

 

museu banana
Foto: Divulgação

Um museu onde a banana é a arte principal. No local, que fica em uma cidade da Califórnia, os visitantes passeiam por mais de 25 mil itens relacionados à fruta – desde roupas, objetos de decoração à acessórios. Termine o passeio com um sorvete sabor…banana!

Saiba mais aqui.


Museu do Café – Santos, São Paulo

 

museu café diferentes
Foto: Divulgação

Quantos cafés você já tomou hoje? No museu, que fica na cidade do litoral sul de São Paulo, a história da bebida, principalmente sua relação com o Brasil, é contada nos mínimos detalhes. Há desde objetos históricos, mapas a vídeos. No site museudocafe.org.br há exposições virtuais.

Saiba mais aqui.


Museu da comida nojenta – Malmö, Suécia

 

museus diferentes
Foto: Reprodução

Desde 2018 há na Suécia um museu dedicado às comidas mais nojentas do mundo. São 80 alimentos expostos e os visitantes corajosos podem experimentar e cheirar alguns deles. Brincadeiras à parte, o museu também levanta discussões interessantes sobre o que torna algo delicioso ou não.

Saiba mais aqui.


Veja também: Lojas de museus no Brasil e no mundo que valem a visita

Tagged , , , , , , , , , , ,