museus sao paulo

Museus para visitar em São Paulo

Um roteiro cultural pela capital paulista

22/jan , 2021

 

Atração frequente nos roteiros de viajantes mundo afora, os museus às vezes ficam de lado no nosso próprio país. Por isso, aproveitamos o aniversário da capital paulista, comemorado em 25 de janeiro, para reunir alguns museus para visitar em São Paulo. Olha só:

 

Pinacoteca de São Paulo

 

museus para visitar em sao paulo

Foto: Divulgação

Se você gosta de arte, provavelmente sabe que uma disputada exposição d’OSGEMEOS está em cartaz em São Paulo, mais precisamente na Pinacoteca. Fundada em 1905, a Pina, como é conhecida, é o museu de arte mais antigo da cidade. O passeio vai além do acervo e das mostras: fica na região da Luz, no centro, em um espaço projetado no final do século XIX e que nos anos 90 passou por uma reforma comandada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Saiba mais aqui.


Instituto Moreira Salles

 

museus sao paulo

Foto: Pedro Vannucchi / Facebook IMS

Inaugurado em 2017, a unidade paulista do Instituto Moreira Salles fica em um prédio sustentável de nove andares e pé-direito duplo que chama a atenção de quem passa na Avenida Paulista quase com a Rua da Consolação. São mais de 1.200 metros quadrados dedicados a mostras de arte, cinema e fotografia. No local também há o restaurante Balaio e uma pequena unidade da livraria Travessa.

Saiba mais aqui.


MASP

 

museus são paulo

Foto: Divulgação

Um dos principais cartões-postais da cidade, o Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e é o primeiro museu moderno do Brasil. Com projeto arquitetônico e expográfico de Lina Bo Bardi, está na Avenida Paulista desde 1968 (antes ficava na rua 7 de abril, no centro) e conta com mais de 11 mil obras em seu acervo.

Saiba mais aqui.


Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em 2001 em homenagem a artista Tomie Ohtake, o instituto foca em mostras de artes plásticas, arquitetura e design. O espaço já ganha destaque por si só: localizado no bairro de Pinheiros, o prédio é colorido e com ondulações que chamam atenção.

Saiba mais aqui.


Japan House

 

museus sp

Foto: Divulgação

Criado pelo governo japonês, o museu Japan House tem como objetivo ser um ponto de difusão da cultura japonesa para a comunidade internacional. Com unidades em Londres e Los Angeles, na América Latina a cidade escolhida foi São Paulo. O museu fica na Avenida Paulista e além de exposições conta com lojas, café e restaurante.

Saiba mais aqui.


Museu Catavento

 

museu sp

Foto: Divulgação

Sucesso entre as crianças, o museu é dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma delas conta com instalações relacionadas ao tema, como borboletário, sistema solar e ilusões de ótica. O Catavento fica no Palácio das Indústrias.

Saiba mais aqui.


Museu do Som e Imagem

 

museu sp mis

Foto: Divulgação

Um dos mais movimentados de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som recebe programas e exposições badaladas. Já passaram por lá mostras do Castelo Rá-Tim-Bum e do Tim Burton, por exemplo. Além do espaço na Av. Europa, em 2019 foi inaugurado o MIS Experience na região da Água Branca, destinado a exposições interativas como a dos 500 anos de Leonardo da Vinci.

Saiba mais aqui.


Museu Afro Brasil

 

museu afro sp

Foto: Alessandra Aleixo/Facebook Museu Afro Brasil

Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o espaço é destinado a obras que abordam temas como arte, religião e escravidão a partir dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. São mais de 8 mil obras em seu acervo, que vão de pinturas, peças etnológicas a esculturas – todas produzidas entre o século XVIII e os dias atuais.

Saiba mais aqui.

Fim

Veja também

Siga nosso instagram

#omundoédequemvai