O que não perder no SoFo, o bairro cool de Estocolmo

Tamanho não é documento, que o diga quem passa por SoFo, o bairro moderno de Estocolmo. As poucas quadras que compõem a região localizada ao sul de Folkungagatan não deixam ninguém entediado. Dá para tomar um café da manhã gostoso, fazer compras, almoçar bem, deitar no parque, ver uma exposição, tomar uns drinks, jantar e curtir a noite escandinava sem percorrer grandes distâncias. E o melhor: tudo isso entre a galera local e sentindo a atmosfera da capital da Suécia.

A seguir, selecionamos alguns lugares que valem a pena a visita independente do objetivo da sua viagem. Afinal, bater perna nunca faz mal 🙂

Onde comprar

< Pet Sounds >

Foto: Divulgação

Uma das lojas de discos mais legais da cidade, a Pet Sounds é parada obrigatória para os fãs de música. Em atividade desde 1979, o local tem tudo para que você passe algumas horas por lá, seja explorando a variedade enorme de álbuns clássicos (e raros), trocando ideia com outros entendidos do assunto, ou mesmo curtindo um show. Volta e meia rolam os Pet Sounds Sessions, apresentações de bandas locais dentro da loja. Se o diretor de cinema (e cliente assíduo) Quentin Tarantino também estiver pela cidade, é capaz de encontrá-lo por lá. Já pensou?

Endereço: Skånegatan 53. | petsounds.se/


< Grandpa Store >

Aberta em 2003, a loja conta com uma curadoria bacana de roupas (femininas e masculinas), acessórios e objetos de decoração. Tem desde mochila, bolsa, livros de mesa a calças e camisetas. Logo de cara você vai sentir uma vibe vintage-chic de bom gosto. A Grandpa aposta não só em produtos, mas também na experiência do cliente. É daquelas lojas que te deixam inspirado para se arrumar e decorar a casa. Como eles mesmo dizem, é uma Scandinavian Life Store.

Endereço: 116 40 Stockholm. | grandpastore.com


< 654 >

Foto: Divulgação/Site

Basta entrar na 654, loja de moda masculina e feminina, para sentir o clima: aqui, quem manda é o surf. Desde 2009, quando foi inaugurada, a marca cumpre o papel de ser o ponto de encontro dos surfistas de Estocolmo.

Além das roupas e acessórios para o dia a dia, a loja também vende apetrechos para a prática do esporte e experiências como viagens de surf personalizadas.

Endereço: Nytorgsgatan 27  | 654.se


< Konst-ig >

Foto: Divulgação/Fb

Ponto de encontro da galera da arte, a Konst-ig é uma livraria especializada em títulos internacionais sobre arquitetura, design, moda e fotografia. Dá para encontrar bons achados por lá.

Além disso, eles costumam organizar alguns eventos de lançamentos de livros e sessões de autógrafo. Vale acompanhar a página da livraria no Facebook para ficar de olho na programação.

Endereço: Åsögatan 124 | konstigbooks.com

 

 


Onde comer

< Urban Deli >

Foto: Visit Stockholm

Está aí uma boa pedida caso você seja daquelas pessoas que não gostam de se limitar a café da manhã, almoço, lanche ou jantar. O Urban Deli funciona o dia inteiro e tem opções para todo tipo de fome. O cardápio vai desde ostras, camarão, carnes a saladas. O destaque aqui são os ingredientes frescos e saudáveis – também tem uma área onde funciona uma espécie de mercadinho, onde você pode comprar frutas e verduras. Se não quiser sentar para comer, há prateleiras com a refeição já pronta para viagem. É só pegar e pagar.

Endereço: Nytorget 4 | urbandeli.org


< Louie Louie >

Foto: Divulgação/Fb

A especialidade do Louie Louie, que leva esse nome em homenagem à música homônima de Richard Berry, são os sanduíches. Tem desde opções com avocado, até os mais junkies, com queijo cheddar e burguer. Vegetarianos e fãs de saladas também são bem-vindos.

Endereço: Bondegatan 13 | louielouie.se/


< Nytorget 6 >

Foto: Divulgação

Essa é outra boa opção para quem está na dúvida de que tipo de refeição deseja: algo para petiscar? Algo para saciar bem a fome? No Nytorget 6, aberto da manhã à noite, você encontra desde croissant a lagosta. Destaque para a completa carta de drinks e a música animada. Daqueles lugares para curtir, comer, ver e ser visto.

Endereço: Nytorget 6 | nytorget6.se


Onde beber

< Ugglan Boule >

Foto: Divulgação/Site

Não é só a carta de cervejas que chama atenção no Ugglan Boule. Talvez este seja só um complemento, na verdade. A grande atração do bar são os…jogos! Enquanto bebe, você pode se divertir com jogos de tabuleiro, pinball, mesas de pebolim, dardos, ping-pong e até xadrez. Alguns é preciso reservar.

Endereço: 116 40 Stockholm | ugglanboulebar.se/


< Katarina Ölkafé >

Foto: Divulgação/Site

Não se espante com o tamanho desta pequena casa. O Katarina Ölkafé é um mix de restaurante judaico com toques americanizados e, olha só, especializado em cervejas locais (com algumas opções de outros países). Ótima pedida para sentar, beliscar um sanduíche de pastramie mandar ver nos copos de cerveja.

Endereço: Katarina bangata 27 | katarinaolkafe.se/


Onde curtir

< Mosebacketerrassen >

Foto: Fb Mosebacketerrassen

É até difícil escolher em que categoria o Mosebacketerrassen entra, já que o local tem quase de tudo: é teatro, bar, restaurante e balada. No verão, a visita ainda é mais do que obrigatória, pois o terraço é aberto e a vista que se tem da cidade é sensacional. É uns 15 minutos andando do fervo de SoFo, mas é uma ótima pedida para o finalzinho do dia.

Endereço: 116 46 Stockholm | sodrateatern.com


< Vita Bergen >

Foto: Visit Stockholm

Um dos parques mais gostosos da cidade, o Vita Bergen fica a cerca de 10 minutos a pé do agito de SoFo. Um belo jeito de terminar o passeio ou recarregar as energias para depois curtir a noite de Estocolmo. Inaugurado em 1897, o parque era frequentado pelos funcionários das fábricas que ficavam ali na região. Era ali que eles descansavam entre um turno e outro. O bom é que o estilo do século 19 ainda se mantém. Se estiver por lá no verão, não deixe de sentar na grama e fazer um piquenique.


_VÁ ALÉM_

Melhor época para ir: As estações são bem definidas na Suécia. Isso significa que o inverno é bem rigoroso (entre -3 e 2 graus, mais ou menos), e o verão é não só quente, como alegre. Para você ter uma ideia, escurece depois das 23h. Então, se você curte uma cidade agitada e animada, vá entre julho e agosto. Se quer algo mais calmo e não tão frio, escolha a primavera, principalmente entre os meses de abril e junho.

Como chegar: Não há voos diretos do Brasil para Estocolmo. A opção é fazer conexão em alguma grande cidade da Europa. A capital da Suécia fica a apenas 2h30 de voo saindo de Paris, por exemplo. O principal aeroporto de Estocolmo é Arlanda (ARN), a 40 km do centro.

Moeda local: Apesar de estar na Europa, a moeda da Suécia não é o euro, e sim a Coroa Sueca (SEK). Até o fechamento deste post, em setembro de 2019, 1 SEK custava por volta de R$ 0,4. De qualquer maneira, cartões de crédito internacionais são bem aceitos no país.

Como se locomover: Isso definitivamente não é uma dor de cabeça em Estocolmo. Além de uma delícia para pedalar – e com bikes para alugar em vários pontos da cidade –, o transporte público (ônibus e metrô) também funciona bem. Basta comprar um travelcard (20 SEK) e carregá-lo conforme o tempo que passará na cidade ou a quantidade de viagens que irá fazer. Há opções que duram desde 75 minutos (35 SEK) a 7 dias (335 SEK). Importante: não é possível comprar o ticket dentro do ônibus ou do metrô. Entre neste site para encontrar os pontos de venda: sl.se/en/.

O que não pode faltar na mala: Estocolmo é um ótimo destino para bater perna, então, considerando que você vá em épocas boas para isso, preencha a mala com blusas e camisetas, sapatos confortáveis, vestidinhos ou saias, calças e bermudas. Um casaco sempre é bom. Para a noite, pense em roupas no estilo casual-chic, já que não faltam opções de bares e restaurantes charmosos para conhecer. Uma bolsa ou mochila prática também valem a pena se você for pedalar pela cidade.

Tagged , , , , , , ,