Onde assistir ao pôr do sol no Brasil e no mundo (atualizado!)

 

Você é daquelas pessoas que não resistem ao visual do sol se pondo e logo param para admirar – e fotografar? Se sim, vai gostar da lista que fizemos de onde assistir ao pôr do sol no Brasil e no mundo! Tem do sul ao nordeste!

[post atualizado em 14/12/2020]

Pontal de Maracaípe – Pernambuco

 

pôr do sol incrível - maracaípe
Foto: Luiza Terpins/Além

Um dia típico no litoral sul de Pernambuco termina no pôr do sol do Pontal de Maracaípe, onde o rio encontra o mar. Vale a pena chegar um pouco antes para fazer o passeio de jangada pelo mangue, outra atração famosa de Maraca e que também te leva ao Pontal.


Brasília – Distrito Federal

 

pôr do sol brasil
Foto: Pontão/Divulgação

A arquitetura de Brasília favorece aos amantes do pôr do sol – dá para curtir o entardecer de vários lugares. Um dos favoritos dos moradores é o Pontão do Lago Sul, à beira do Lago Paranoá. O programa pode começar cedo, já que não falta infraestrutura para passar o dia por lá.


Jericoacoara – Ceará

 

por do sol jericoacoara
Foto: Jeri.com

A duna do pôr do sol, uma das várias dunas do destino, não leva esse nome à toa. Por ser alta, o local é perfeito para assistir ao sol se pondo no mar. Fica a dica: suba por volta das 17h – depois disso, a quantidade de pessoas lá pode te desanimar (é claro que estamos falando em tempos pré-pandemia).

 


São Paulo – SP

No bairro de Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital, a Praça do Pôr do Sol é lugar disputado por quem deseja admirar o entardecer. E como todo lugar assim, costuma lotar aos finais de semana (pelo menos na pré-pandemia), mas vale a pena para escapar um pouco do dia a dia.


Aruba – Caribe

 

pôr do sol aruba
Foto: Luiza Terpins/Além

Para quem gosta de ficar dentro do mar relaxando, o Caribe é destino certo. Não só porque as águas são cristalinas e calmas, mas também porque a temperatura é morna (chega a ser quente durante o dia). Isso significa que em Aruba, por exemplo, você nem precisa sair da água para admirar o pôr do sol, pode fazer isso boiando mesmo.


Niterói – Rio de Janeiro

 

pôr do sol niterói
Foto: Curta RJ

Os moradores do Rio costumam dizer que Niterói tem a vista mais bonita do mundo. O pôr do sol visto do mirante do Parque da Cidade, de fato, é daqueles para ninguém botar defeito. Lá do alto se tem uma vista panorâmica das silhuetas dos principais cartões postais cariocas, como o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor.


Rio Guaíba, Porto Alegre (RS)

 

onde assistir por do sol
Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Amado pelos gaúchos, o Rio Guaíba é um dos cartões-postais de Porto Alegre. O gramado do Centro Cultural Usina do Gasômetro tem vista privilegiada para ver o sol se retraindo nas águas. Outra opção para assistir a este evento da natureza na cidade é navegar pelo lago em um dos barcos que partem do Cais do Porto.


Orla Pôr do Sol, Aracaju (SE)

A 30 quilômetros do centro de Aracaju, esta orla tem um píer de madeira perfeito para ver o sol desaparecer no horizonte de manguezais. Dela também partem passeios de catamarã para as praias fluviais da Croa do Goré e Ilha dos Namorados, que têm atividades como stand up paddle e bike aquática em suas águas mornas.


Mureta da Urca, Rio de Janeiro (RJ)

 

por do sol assistir
Foto: Visit Rio

Veja a Enseada de Botafogo e o Cristo Redentor acenderem suas luzes no horizonte com a chegada da noite enquanto o sol se despede nas águas da baía de Guanabara. Ao longo da mureta há alguns bares e restaurantes que servem bebidas e petiscos, como o tradicional Bar Urca e o popular Urca Grill – os garçons, inclusive, levam o cardápio para quem quer ficar sentado na própria mureta.


Praia do Jacaré, Cabedelo (PB)

 

por do sol assistir
Foto: Turismo João Pessoa

Há 21 anos, o senhor Jurandy toca o Bolero de Ravel com seu saxofone durante o pôr do sol na praia do Jacaré – a 15 minutos de carro do centro de João Pessoa. Aproveite o evento em um dos barcos que navegam no rio Paraíba ou no bar e píer do local.


Mirante do Mangabeiras, Belo Horizonte (MG)

 

por do sol assistir
Foto: Nathalia Segato

Dentro do Parque das Mangabeiras, este mirante é um dos melhores lugares da capital mineira para observar o pôr do sol. Os visitantes assistem de camarote o entardecer em um deck de madeira com vista privilegiada para a despedida da estrela sobre a paisagem urbana.


Miradouro de Santa Catarina, Lisboa

 

por do sol
Foto: Rob De Putter

Também conhecido com Miradouro do Adamastor (por abrigar uma estátua em homenagem à personagem mitológica), este ponto com vista para o rio Tejo e para as colinas de Lisboa é perfeito para uma pausa no fim do dia. O miradouro fica pertinho do bairro do Chiado, e, no fim da tarde, músicos costumam fazer apresentações no local.


Bernal Heights Park, São Francisco (EUA)

 

por do sol
Foto: California.com

Este parque, que é um dos maiores de São Francisco, fica em uma área alta da região Sul. Famoso por seu balanço com vista panorâmica, ele é uma ótima opção para aproveitar o entardecer e ver as luzes da cidade se acenderem. Para quem puder chegar um pouco mais cedo, a dica é fazer algumas das trilhas da área verde.


Veja também: 8 destinos com dunas para você conhecer

Tagged , , , , , , , , , , , ,