Um passaporte cheio de carimbos é o sonho de qualquer viajante. Mas nem todos sabem que, além dos carimbos oficiais dos países, há também os turísticos, que podem ser guardados como uma recordação dos lugares que você passou. Destinos como Alemanha, Finlândia, Argentina e mesmo aqui no Brasil contam com esses carimbos “secretos”.
Antes de saber mais abaixo, é importante considerar que o ideal é que eles fiquem concentrados na mesma página do documento para que não sejam confundidos com os demais – o que poderia tornar a imigração em um país mais demorada. Ou, melhor ainda: em um passaporte já vencido ou em um caderno à parte.
Checkpoint Charlie, Berlim
Uma guarita, hoje conhecida como Checkpoint Charlie, já foi o local de imigração entre a Alemanha Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. No local, por cerca de 10 euros, você pode ter seu passaporte carimbado com os vistos da época – para que não se esqueça que, no passado, não era permitido circular por ali livremente como hoje. Há também outros carimbos recentes, como de pontos turísticos de Berlim.
Cataratas e Itaipu, Foz do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional não cobram pela “carimbada” no passaporte. Basta pedir pelo carimbo da onça-pintada e dos dutos da usina na recepção de visitantes de ambos os atrativos.
Se você vai esticar a viagem para as cidades vizinhas da Argentina do Paraguai e quer o carimbo dos países, não se esqueça de levar seu passaporte e apresentá-lo nas fronteiras – o documento não é obrigatório para entrar em ambos, você também pode usar o RG.
Disney Parks
No Epcot, na Flórida, a temática de “volta ao mundo” do parque também está nos souvenirs: vendido por cerca de 15 dólares, o World Showcase Passport é um kit que vem com adesivos e bandeiras dos países homenageados no parque. A proposta é ir marcando o pequeno caderno após passar por cada atração “internacional”.
Os carimbos ficam nos Kidcot Fun Stops e também podem, é claro, ser marcados no seu passaporte oficial, sem nenhum custo. Para os fanáticos pela Disney, boa notícia: há carimbos em todos os parques Disney do mundo para você colecionar.
Ushuaia, Argentina

Foto: Mokun Surf Club
Quem vê de perto as belas paisagens de uma das cidades mais ao Sul da América do Sul, é claro, quer recordar também no documento: no escritório de informações turísticas do centro de Ushuaia, na Av. San Martín, há diversas opções de carimbos para usar gratuitamente no passaporte. Há também outra estampa, mais famosa, conhecida como “Fin Del Mundo”, que pode ser adquirida por cerca de 50 ARS na Unidade Postal Isla Redonda, dentro do Parque Nacional Tierra Del Fuego.
Rovaniemi, Finlândia
Encantando com a possibilidade de ver a aurora boreal na terra do Papai Noel? Pegue gratuitamente o carimbo do Círculo Polar Ártico para o seu passaporte no balcão de informações do aeroporto de Rovaniemi.
Você também pode conseguir outro carimbo para relembrar a viagem na agência de correios principal do Papai Noel – outra ideia bacana é enviar um cartão-postal, que também recebe o carimbo. O endereço é Tähtikuja 1, 96930 (no Google Maps, Santa Claus’ Main Post Office).
Fernando de Noronha, Pernambuco
Passar por um dos arquipélagos mais bonitos do mundo e não marcar no passaporte? Nada disso! Peça aos funcionários do balcão de informações do aeroporto de Fernando de Noronha o carimbo no seu passaporte – ele não tem nenhuma ilustração divertida, mas traz o nome do distrito.
One Foot Island, Ilhas Cook
Ao ser visto do alto, o banco de areia nas Ilhas Cook parece ter o formato de um pé. O nome, é claro, não poderia ser outro: One Foot Island. Para conseguir o carimbo do “pezinho”, vá até o bangalô na praia da ilha, onde funciona uma lojinha de souvenirs e também uma pequena agência de correios – a faixa de areia é pequena e não há outras grandes estruturas no lugar, então é difícil encontrar.
Estrada Real (MG, RJ E SP)

Foto: Mineiros na Estrada
No século 17, a rota de transporte de diamantes no Brasil passava entre São Paulo e Minas Gerais rumo ao Rio de Janeiro. Hoje, o trajeto de mais de 1.600 km é conhecido como Estrada Real e passa por cidades turísticas como Cunha (SP), Paraty (RJ) e Ouro Preto (MG).
Cada um dos lugares ganhou um carimbo, que pode ser colocado em um passaporte especial da Estrada Real (é gratuito, mas deve ser solicitado no site institutoestradareal.com.br) ou no seu documento oficial.
Veja também: Passaporte vencido? Ainda dá para viajar para fora