Além das Cordilheiras: conheça as praias do Chile

 

Quando você pensa no Chile, qual é a primeira atração que vem à mente? É possível que sejam as vinícolas, já que o país é famoso por seus vinhos tintos Cabernet Sauvignon; o visual da Cordilheira dos Andes que circunda toda Santiago ou as temporadas de inverno em Valle Nevado. Mas vale lembrar que há também quem escolha o país para estender a canga ou pegar umas ondas. Banhado pelo Oceano Pacífico, o litoral chileno surpreende e tem opções de norte a sul. Seja para praticar esportes ou se jogar na areia, motivo é o que não falta para você desembarcar em Santiago, alugar um carro e pegar a estrada. Conheça as praias do Chile!

 

Litoral Sul

A 215 quilômetros ao sul, o vilarejo de Punta de Lobos, na pequena cidade de Pichilemu, é reconhecido como a capital chilena do surf. O título não é aleatório: as ondas chegam a 10 metros no inverno e o destino figura na lista de reservas mundiais do surf elencada pela Save the waves.

 

praias chile sul
Cactus e mar. Foto: Luiza Terpins

“Punta de Lobos me lembra a costa norte da Califórnia”, diz o gerente de vendas gaúcho Guilherme Azambuja, 27 anos, em sua segunda viagem ao local. “É ótimo ter um lugar como este perto do Brasil. Além de ondas constantes, o fundo de pedras proporciona que elas quebrem com mais perfeição, algo que costumamos ver em regiões mais distantes.”

Esqueça aquele ideal de praias paradisíacas como as encontradas no nordeste brasileiro, por exemplo. Além da faixa de areia ser escura, o mar é tão gelado que, mesmo no verão, há quem mal consiga se molhar – os surfistas, por exemplo, usam roupa de borracha, bota e até capuz para desbravar as ondas.

 

praias do chile pichilemu
Foto: Luiza Terpins

A graça aqui é justamente a mistura meio selvagem que inclui formações rochosas, cactus e pinheiros e o clima despretensioso que costuma acompanhar os destinos de surf. E isso não significa que o destino agrade apenas os adeptos do esporte.

“Meu marido pega ondas aqui pelo menos duas vezes por mês e, no passado, eu até inventava desculpas para não acompanhá-lo. Agora, já peço para vir. A região está cheia de atrações e infraestrutura, bem diferente de quando só se via surfistas aventureiros dispostos a dormir ou comer em qualquer lugar”, conta a empresária chilena Javiera Gonza, 34.

Um exemplo é a agência de turismo e experiências The Wave Experience, fundada por Guadalupe Sepúlveda. Em 2017, ela deixou Santiago para abrir a empresa na região. “Foi um misto de busca por mais qualidade de vida com a oportunidade de negócio”, diz.

 

surf praias chile
Surf em Pichilemu Foto: Luiza Terpins

Entre os passeios que oferece, estão sessões de stand up paddle no lago de Cáhuil ($25 mil), e a visita à Viejo Lobo, única cervejaria artesanal de Pichilemu, comandada pelo belga Arnaud Frennet. Ele trabalha na área comercial de uma vinícola e, como hobby, produz a bebida.

“Eu sentia falta de uma cerveja com mais corpo e sabor”, explica. Cada lote é identificado com a semana em que foi produzido e, no rótulo, um texto conta como estavam as condições do mar na época. “Quando estão melhores, dá para sentir uma diferença. Eu fico inspirado, e a cerveja, mais encorpada”, brinca. Para completar o passeio, há degustação de produtos locais como queijos e azeitonas.

 

praias chile
Foto: Luiza Terpins

Além-mar

Outro responsável por ampliar o turismo da região e atrair um novo tipo de público para Punta Lobos foi o sofisticado Hotel Alaia, inaugurado em 2014. Pé na areia, o local, que conta com apoio da marca Billabong, oferece diversas atividades para adultos e crianças. Tem escola de surf, claro, mas também pista de skate, parede de escalada, spa e sala de pilates. Mais do que uma hospedagem para quem vem atrás de ondas, é um hotel de experiências, tendência que tem se mostrado forte por aqui.

Cercada por verde, a região tem uma certa energia de campo que não decepciona aqueles que procuram por dias de yoga, meditação e proximidade com a natureza.

 

praias do chile
Foto: Luiza Terpins

 

No Cuarzo Lodge, por exemplo, outro hotel inaugurado há poucos anos, é possível até encontrar coelhos selvagens ao deixar a suíte, ou ouví-los passar correndo por debaixo dos paletes de madeira enquanto relaxa no ofurô privativo que fica na varanda das suítes. Outro detalhe interessante da região é que a maioria das casas, hotéis e restaurantes seguem um padrão de arquitetura sustentável e utilizam energia solar.

 

pichilemu praia chile
Açaí no Cúrcuma depois de aproveitar algumas das praias do Chile

A cena gastronômica, principalmente de opções saudáveis, é outro movimento crescente no vilarejo. Para os veganos, a dica é o Cúrcuma. Além de vitaminas e sucos – e até açaí! –, oferece pratos como o picante “Al Chili con Carne” ($7.200), feito com carne vegetal, feijão e tomate. A visita ainda vale por outro motivo: o restaurante fica no Altomar, espaço onde há lojas de roupas, pranchas e artesanatos modernos, como a Totem, que vende de cosméticos orgânicos a canudos de vidro que não poluem o ambiente.

 

 

Litoral Norte

 

Se para você praia for sinônimo de horas na areia, mergulhos e agito, siga para o norte do Chile. Viña del Mar, a apenas 126 quilômetros de Santiago, tem tudo isso e mais um pouco e é uma das principais praias do Chile.

Diferente do sul, a temperatura do mar é mais amena e a faixa de areia é fofa, o que atrai movimento quase o ano inteiro.

O clima ajuda: mesmo no inverno, quando outras partes do país estão cobertas de neve, Viña del Mar permanece com uma média de 20 graus. “É primavera o ano inteiro”, brinca o estudante Luís Macedo, 21. “O verão também não é dos mais quentes, é gostoso.”

 

chile
Viña del Mar. Foto: Luiza Terpins

Aqui, você encontra praias como a Los Marineros, onde o pessoal costuma jogar vôlei e fazer manobras de skate no calçadão, e Reñaca, a maior e uma das mais frequentadas por jovens.

Com vários restaurantes e bares à beira mar –fora a oferta de empanadas caseiras anunciadas por vendedores ambulantes –, é uma boa parada para curtir até o entardecer, pois tem a melhor vista para o pôr do sol.

 

chile
Calçadão em Viña del Mar. Foto: Luiza Terpins

Além das praias, Viña del Mar se destaca pela arquitetura. Enquanto há prédios altos que lembram o bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, há edifícios construídos em vários níveis, como se fossem degraus.

 

vina del mar
Foto: Luiza Terpins

Para explorar a região, uma opção é a bicicleta, já que boa parte do calçadão tem ciclovia. Empresas como a Bicitours alugam a magrela por $30 mil a diária e também oferecem passeios de bike guiados em espanhol, inglês e português.

Um dos mais populares é o que dura cerca de quatro horas ($16 mil) e passa pelo centro da cidade e pontos turísticos como o Relógio de Flores, Castelo Wulff e o Anfiteatro da Quinta Vergara, onde todo ano, em fevereiro, acontece o Festival Viña del Mar, de música.

 

Pé na estrada

Enquanto as pedaladas te permitem conhecer os arredores com vento na cara, alugar um carro é a melhor opção para conhecer praias do Chile mais afastadas e menos turísticas. Caso da pequena Playa Los Enamorados, em Quintero, a 40 quilômetros do centro de Viña.

 

praias chile

 

A viagem leva cerca de 50 minutos e, depois, para chegar na areia, é preciso percorrer uma breve trilha na mata. O visual é recompensador. Tranquila, o único barulho que se escuta é o das ondas e dos pássaros.

Se visitá-la durante a semana, ainda corre o risco de ter a praia inteira para você – leve comida e bebida, pois não há serviço na região.

 

Veja também: Alugar carro para viajar – 8 dicas que vão te ajudar

 

praias chile
Playa Los Enamorados. Foto: Luiza Terpins

Também vale esticar para Zapallar, um pouco mais ao norte, onde os chilenos, na maioria de Santiago, têm casa. A atmosfera calma e familiar lembra um pouco praias como Camburi, no litoral norte de São Paulo.

“Dá para passar pelo menos uns cinco dias por aqui”, diz o economista paranaense Julio França, 29. “E o legal é que, por ter diferentes tipos de programas, dá a sensação de várias viagens em uma só.”

 

ONDE FICAR

Opções de bons hotéis para você conhecer as praias do Chile:

 

praias do chile
Cuarzo Lodge

Cuarzo Lodge (Punta de Lobos)
Sofisticado, são apenas oito suítes, todas com jacuzzi. O hotel ainda conta com piscina. cuarzolodge.cl

Conviento de Lobos (Punta de Lobos)
A poucos passos do melhor point de surf da região, o hotel também oferece aulas de yoga. convientodelobos.com

Hotel Oceanic (Viña del Mar)
Localizado sobre pedras e com vista para o oceano, o hotel oferece passeios por Viña del Mar, região onde ficam algumas das mais frequentadas praias do chile. hoteloceanic.cl

Sheraton Miramar (Viña del Mar)
O bar Farewell, de onde se tem uma boa vista do pôr do sol, é um dos destaques do luxuoso hotel. sheratonmiramarhotel.com


Mais posts sobre o Chile você encontra aqui!

Tagged , , ,