Quem nunca viajou com a intenção de experimentar a gastronomia ou bebidas locais? Já falamos aqui sobre destinos para quem ama vinhos e agora chegou a hora de falar com os amantes de cerveja! Se você não abre mão de uma ceva gelada, veja alguns dos destinos de turismo cervejeiro que selecionamos:
Munique – Alemanha
A cidade-sede da Oktoberfest, festival que acontece anualmente, também conta com diversas cervejarias tradicionais. Uma delas é a Augustiner, a mais antiga da cidade, fundada em 1328! Lá, além da produção intensa de cerveja, há um restaurante com comidas típicas da região.
Dublin – Irlanda

Foto: Reprodução/Facebook
A capital irlandesa conta com diversos roteiros cervejeiros que, claro, incluem degustação. Não dá para não visitar a fábrica da Guinness, a cerveja típica do país. Entre as atrações do passeio, estão descobrir a história da cerveja, o processo de produção, e curtir a bebida no Gravity Bar, espaço com vista panorâmica para a cidade. Fica a dica: vale a pena visitar Dublin na época de St. Patrick’s Day (17/3).
Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação Bus Bier Tour
Engana-se quem pensa que a serra gaúcha se destaca apenas pelo fondue e chocolate quente. A região também é casa de algumas cervejarias artesanais, como GramBier, Farol e Ambarina. É possível visitá-las no passeio Bus Bier Tour, organizado pela Brocker Turismo, que dura cerca de 4 horas – até o ônibus é temático!
Vale da Cerveja – Santa Catarina

Foto: Oktoberfest Blumenau/Facebook
Algumas cidades do Vale do Itajaí e arredores se destacam tanto pela produção da bebida que a região ganhou o nome de Vale da Cerveja. Blumenau, por exemplo, organiza a versão brasileira da Oktoberfest, prevista para acontecer em 2021 entre os dias 6 e 24 de outubro e, além de cervejarias, tem o Museu da Cerveja. Fazem parte do roteiro, também, as cidades de Brusque, Gaspar, Pomerode, Timbó, Jaraguá do Sul e Joinville.
Recife – Pernambuco
A relação de Pernambuco com a cerveja começou em 1637, quando o Conde Maurício de Nassau chegou à região com o mestre cervejeiro Dirck Dicx. Três anos depois surgia em Recife a La Fontaine, possível primeira cervejaria do Brasil. Desde então a região continua com a tradição da bebida. Vale a pena conhecer cervejarias de lá como a DeBron e Ekäut.