Viagens de carro saindo do Rio de Janeiro: para onde ir, como chegar e o que fazer

 

Não vê a hora de colocar os pés na estrada de novo? Você não está só. Por conta do coronavírus, pesquisas indicam que, quando a quarentena acabar, as viagens de carro serão mais procuradas do que as de avião, não só pela praticidade de explorar destinos próximos de casa, mas também por serem viagens mais curtas. A seguir, reunimos roteiros de viagens de carro saindo do Rio de Janeiro para quem quer explorar a região. Veja abaixo para onde ir, como chegar e o que fazer!

Búzios

A 170 quilômetros da capital, Búzios é um dos destinos queridinhos na Região dos Lagos e uma das viagens de carro pelo Rio de Janeiro favoritas dos cariocas. O motivo não é surpresa para ninguém: o balneário conta com praias paradisíacas, bares, restaurantes, e um centrinho badalado. Ou seja: atende a vários estilos de visitantes, desde casais, famílias com crianças e viajantes solo. Para aproveitar o que a região oferece, o ideal é passar pelo menos 3 dias por lá – e se tiver mais tempo, esticar para as cidades próximas, como Arraial do Cabo, que falaremos mais para baixo.

 

Azedinha Búzios Rio de Janeiro
Praia da Azedinha / Divulgação

Em Búzios, são mais de 20 praias, cada uma com seu charme. Entre os destaques, estão a dupla Azeda e Azedinha com suas águas calmas e cristalinas – enquanto a primeira é mais estruturada, a segunda segue a linha rústica; Ferradurinha, onde o pessoal costuma fazer stand-up paddle e nadar entre tartarugas, e, claro, a badalada Geribá.

Quem curte esportes de vela não pode deixar de visitar a Praia de Manguinhos. Para passear e turistar, a Praia da Armação é a ideal: fica próxima da Orla Bardot, que leva esse nome em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, frequentadora assídua da cidade nos anos 60; e da movimentada Rua das Pedras, onde estão as lojas, bares e restaurantes como o Bar do Zé e o Chez Michou, além de ser de onde saem os passeios de barco para outras praias da região.

 

praia da ferradurinha
Praia da Ferradurinha / Divulgação

Chegar em Búzios é fácil: normalmente, a rota costuma levar pouco mais de 2 horas (mas pode chegar a 7 horas dependendo se for alta temporada ou feriado). Quem não quiser ir de carro consegue chegar de ônibus – há linhas que saem do Aeroporto do Galeão e, claro, da Rodoviária Novo Rio.

Onde se hospedar: La Chimère; Casas Brancas Boutique Hotel & Spa e Vila da Santa


Arraial do Cabo

Ainda na Região dos Lagos, Arraial do Cabo é uma boa dobradinha com Búzios se você tiver tempo. Carinhosamente chamada de Caribe Brasileiro, Arraial conta com praias cristalinas onde os tons de azul quase que transparente são a atração principal. Se a região perde no quesito infraestrutura, ganha em paisagens naturais e, não à toa, é uma das principais viagens de carro pelo Rio de Janeiro.

 

Arraial do Cabo Rio de Janeiro
Arraial do Cabo / Divulgação: Marcelo Teixeira

A 165 quilômetros do Rio de Janeiro, chegar de carro ou de ônibus também é simples. São entre 2h30 e 3 horas de viagem – que, claro, podem dobrar dependendo da época que você escolher viajar.

Antes de qualquer coisa, é importante você saber que o mar de Arraial do Cabo é gelado mesmo no verão. Ou seja: esqueça aquela ideia de passar horas boiando e curtindo dentro d’água. A única que, dizem, tem uma sensação térmica melhor é a Praia do Forno, que não leva esse nome à toa – mas para chegar lá é preciso ir de barco ou fazer uma trilha.

Entre os destaques de Arraial do Cabo, estão a Praia do Farol, que já foi, inclusive, classificada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como uma das praias mais puras do Brasil. O acesso por lá é limitado – apenas 250 visitantes podem frequenta-la ao mesmo tempo e somente por 45 minutos. Há quem dê sorte e encontre no trajeto de barco não só tartarugas e golfinhos, mas também baleias orcas.

 

viajar de carro pelo rio de janeiro
Pontal do Atalaia

Outras que também devem ser visitadas são as Prainhas do Pontal do Atalaia, mas aqui fica o aviso: caso você não vá de barco, prepare-se para descer e depois subir uma escadaria de 150 metros – cerca de 225 degraus. Descer é fácil, ainda mais com esse visual esperando, mas subir…


Veja também: 9 dicas para viajar de carro: o guia completo

 

dicas para viajar de carro


Paraty

Para quem gosta de história, cultura e gastronomia, Paraty, a 270 quilômetros do Rio de Janeiro, é sempre uma boa pedida. Localizada na Costa Verde, tem como um dos principais charmes o Centro Histórico, considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” e Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.

Os antigos casarões hoje dão lugar à bares, restaurantes e lojinhas. Vale destacar o lado literário da cidade: todos os anos, Paraty recebe a FLIP, principal feira literária do Brasil.

 

paraty
Foto: Aidan Formigoni

Para quem gosta de trilhas, a região tem uma das mais ricas em história: o Caminho do Ouro, construído pelos escravos entre os séculos XVII e XIX a partir de trilhas dos índios guaianazes. que entre os séculos XVII e XVIII ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado “Ciclo do Ouro”, Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal.

 

Cachoeira Pedra Branca
Cachoeira Pedra Branca / Divulgação Circuito Caminho do Ouro

Ah, outra qualidade é que é que é vizinha de praias paradisíacas como as de Angra dos Reis e Ilha Grande, outros dois destinos que também valem para viagens de carro pelo Rio de Janeiro. Estando em Paraty, é só pegar um barco e explorar os arredores. Ou seja: é uma viagem que atende tanto os mais boêmios e artísticos quanto os praieiros e amantes da natureza, que não podem deixar de visitar também o Saco do Mamanguá e as cachoeiras da região, como a Pedra Branca e a Cachoeira do Tobogã.

Onde se hospedar: Pousada Literária e Casa Turquesa.

 

pousada literária paraty
Pousada Literária

Veja também: Viagens de carro perto de São Paulo

 

Tagged , , , , ,