Um dos destinos mais frequentados do sul do Brasil, a pequena cidade de Gramado, na serra gaúcha, é uma ótima pedida para quem procura por boa gastronomia, ótimos hotéis e um misto de natureza com centrinho urbano. Localizada a 120 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, engana-se quem pensa que viajar para Gramado é um programa interessante apenas no inverno, pois a cidade tem boas atrações o ano todo.
Preparamos um guia completo do que você precisa saber para viajar para Gramado. Note que algumas atrações podem estar suspensas ou alteradas por conta da pandemia.
Como chegar em Gramado:
A cidade fica na serra gaúcha, a 115 quilômetros do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Apesar de este não ser o aeroporto mais próximo (na verdade é o de Caxias do Sul, que fica a 66 quilômetros), é o que tem a melhor estrutura e recebe a maior parte dos turistas de outras regiões. De carro, são cerca de 3 horas de viagem em uma estrada tranquila – se quiser um trajeto bonito, escolha a BR-116, também conhecida como Rota Romântica.
Você pode alugar um veículo no próprio Aeroporto Salgado Filho, em agências como Localiza e Movida, ou pegar um transfer – há várias empresas disponíveis que fazem a viagem. De qualquer forma, vale a pena se informar antes de desembarcar no aeroporto.
Veja também:
9 dicas para viajar de carro: o guia completo
Alugar carro para viajar: 8 dicas que vão te ajudar
Melhor época para ir para Gramado

Foto: GramadoParks
Sem dúvidas, a época em que Gramado recebe mais visitas é no outono-inverno. Entre os meses de abril e agosto, as temperaturas costumam não passar de 17 graus, mas sempre há chances de pegar um dia ou outro de temperatura negativa e geada (há histórico até de momentos de neve por lá). Então, quem deseja curtir a temporada como ela merece ser aproveitada (com frio, gastronomia e chocolate quente), acaba escolhendo a serra gaúcha como destino. Famílias com crianças e casais são os públicos que mais frequentam Gramado nessa época.
Agora, se você não é uma pessoa muito chegada ao inverno, pode aproveitar a cidade em outras estações, mas, vale destacar: assim como no inverno as temperaturas são baixas, no verão elas são bem altas, passando, muitas vezes, dos 30 graus. Por essas e outras, é uma boa opção ir nessa época caso você procure por programas na natureza – falamos deles abaixo!
O que fazer em Gramado
Como já dissemos, a cidade de Gramado conta com atrações para diversos estilos de viajantes, desde os mais friorentos e que não abrem mão de um bom fondue, aos apaixonados por natureza e aventura ou quem viaja com crianças. Para esses, aliás, uma novidade: em setembro de 2021 deve ser inaugurado o Parque da Mônica na cidade.
A seguir, listamos alguns dos programas mais legais para se fazer em viagem ao destino:
COMER:
É difícil passar vontade em Gramado. O centro tem diversas opções de restaurantes que servem desde opções orgânicas, com ingredientes de produtores da região; a massas, banquetes de café colonial e, claro, fondues de carne, queijo e chocolate. Coloque estes no roteiro:
Localizado entre a Igreja Matriz e o Palácio dos Festivais, tem espaço dedicado aos clientes que vão pedir fondue com vista para o centro. Onde: Av. Borges de Medeiros, 2659.
Provavelmente o café colonial mais famoso de Gramado, está em atividade desde 1972 – há quem diga que é a primeira casa especializada nesse tipo de refeição do Brasil. No cardápio, mais de 80 opções entre bolos, tortas, queijos, salgados e doces. Fica a dica: vá com fome, pois assim vai aproveitar mais. Onde: Avenida das Hortênsias, 3500.
Como o nome indica, o forte do restaurante é a famosa sequência de fondues: carne, queijo e chocolate. Por a partir de R$ 145 por pessoa (valor de julho/2020), come-se à vontade. Também há opções à la carte e para quem tem restrições alimentares. Onde: Avenida das Hortênsias, 1297.
PASSEAR NA RUA COBERTA
Toda cidade tem seu centrinho, e Gramado não poderia ser diferente. Por lá, o ponto de referência é a Rua Coberta, que fica em frente ao Palácio dos Festivais. O local não leva esse nome à toa: de fato, é uma rua coberta e com várias atrações, como lojas, restaurantes, bares e cafés. Daqueles lugares que você provavelmente vai visitar mais de uma vez durante a viagem.

Rua Coberta – Foto: Reprodução/ Pousada Serra Gaúcha
Onde: Rua Madre Verônica, s/nº, Centro.
VISITAR FÁBRICAS DE CHOCOLATE
Os chocolates da serra gaúcha são um clássico da região – não à toa, tem até loja no aeroporto de Porto Alegre. Ou seja: vai viajar para Gramado? Tem que experimentar o chocolate de lá. Nada mais justo, então, do que conhecer onde eles são fabricados. Marcas como Lugano e Prawer costumam abrir suas portas para receber turistas em passeios guiados.
VISITAR UM PARQUE CERVEJEIRO
Localizado na Rua Coberta, o Bier Park é uma imersão ao universo da cerveja. No passeio guiado, que inclusive tem uma parte em realidade virtual e outra em um simulador 4D, é possível conhecer a história da bebida, o processo de produção e, claro, degustá-la ao final. A atração também conta com atividades lúdicas para os pequenos.
ESQUIAR
Apesar de fazer frio e eventualmente receber flocos de neve, não dá para dizer que em Gramado neva o suficiente para praticar esportes como esqui e snowboard. Mas, ainda assim, é possível ter a sensação de estar em uma montanha de neve.

Foto: Reprodução
Desde 2013, a cidade conta com o Snowland, complexo de diversões com atrações em neve onde a temperatura ambiente varia entre -5ºC e -3ºC. Entre as brincadeiras disponíveis, há o Tubing, em que o visitante senta em uma boia gigante e escorrega pela montanha, e a patinação no gelo.
FESTIVAL DE CINEMA
Um dos eventos mais tradicionais de Gramado, o Festival de Cinema costuma acontecer em agosto, em pleno inverno e quando a cidade alcança temperaturas baixas (e às vezes até negativas). Ou seja: motivo em dobro para visitar a região. Além da exibição de filmes nacionais e internacionais, há a noite de premiação no Palácio dos Festivais. Já é um clássico entre moradores e visitantes ficar em frente ao local para ver atores, atrizes e diretores.
CURTIR A NATUREZA
Quem visita a cidade em outras estações que não o inverno tem mais chances de aproveitar as atrações ao ar livre. Olha algumas:
O Parque Olivas de Gramado fica em Linha Nova, a cerca de 13 quilômetros do centro. Está localizado em um canyon rodeado por Mata Atlântica e com uma plantação de mais de 12 mil oliveiras, ou seja, você já pode imaginar que o cenário vale a pena. Entre os programas do local, que tem o azeite como protagonista, estão degustação sensorial, piquenique, passeio pela horta – o visitante pode colher sua própria salada –, trilhas e mini fazenda.
Onde: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova

Parque Olivas de Gramado – Foto: Cristiano Carniel
– Lago Negro
Símbolo de Gramado, o Lago Negro é uma boa parada para quem já tiver passeado bastante pela cidade. À sua volta, pinheiros, hortênsias e azaleias completam o visual tranquilo onde visitantes não só param para tirar fotos e aproveitar momentos na natureza, como tomar um chimarrão ou caminhar. Na água, o passeio de pedalinho é outra atração.
NATAL DE LUZ
Depois do inverno, outra época em que as pessoas decidem viajar para Gramado é em dezembro, quando acontece na cidade o Natal Luz de Gramado, um dos principais eventos natalinos do Brasil. A celebração é parecida com aquelas que a gente vê em filmes americanos: tem desfile do Papai Noel, apresentações musicais temáticas, palcos espalhados pela cidadem shows de luzes no Lago Negro e o centro fica completamente enfeitado.
Ah, e a boa notícia é que, apesar de ganhar força na época do Natal, o evento começa em outubro e vai até janeiro. Este ano, caso a pandemia não mude os planos, o Natal Luz de Gramado vai acontecer de 22 de outubro a 30 de janeiro de 2021.
E não menos importante…Canela!
Difícil ir à Gramado e não conhecer a vizinha Canela, pois a cidade fica a apenas 10 quilômetros do centro. Entre as atrações de destaque, está o Parque do Caracol, onde a protagonista é a queda d’água com 130 metros de altura.
Onde se hospedar em Gramado
Viajar para Gramado também pode ser sinônimo de comer e se hospedar bem. A cidade conta com vários hotéis 5 estrelas – em 2021, por exemplo, começam as obras do W Gramado, primeiro hotel da marca de luxo do Marriott na serra gaúcha.
Veja algumas opções:
Localizado próximo ao centro de Gramado, o Wish Serrano é uma opção tanto para casais quanto para famílias – conta com restaurantes, piscinas aquecida e coberta, recreação para crianças, spa e academia. Onde: Av. das Hortências, 1480
– Wyndham Gramado Termas Resort & Spa
Unidade da rede norteamericana Wyndham, o resort é ideal para famílias – as suítes comportam até 6 pessoas. Entre os atrativos, estão as 3 piscinas, sala de jogos e até sala de cinema. Onde: Estrada Municipal Linha Avila, R. Linha Carazal
O hotel 6 estrelas com apenas 19 suítes oferece experiências únicas para seus hóspedes, como o Royal Afternoon Tea, chá da tarde inspirado na tradição inglesa servido todos os dias às 17h; ambiente exclusivo para apreciadores de charutos e piscina coberta por vidro com 8 colunas inspiradas nas antigas termas romanas. Onde: Rua das Flores, 171