A tomada certa: não fique sem bateria em outro país

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto desembarcar em um país e descobrir que o padrão de tomadas não é igual ao brasileiro. O motivo disso acontecer, pasme, é histórico: na época em que seria decidido o plugue universal, estourou a Segunda Guerra Mundial e as conversas foram pausadas. Resultado: foi aquela confusão e cada país criou o seu.

Hoje, existem cerca de 15 modelos diferentes, então é mais do que comum o desespero de não conseguir carregar o laptop, o powerbank e o celular depois de horas no avião. Aí começa aquela correria para descolar um adaptador na recepção do hotel ou em alguma loja na cidade.

Mas, como você é uma pessoa precavida, vai descobrir aqui no guia além quais são os pinos certos em cada continente e não vai passar por isso. Já salve aí:

Tipo A e B

tomadas de outros países    tomadas de outros países

A tomada de dois pinos retos (A) e a que tem um pino extra redonda são as mais comuns nos Estados Unidos, Canadá, México e Japão. Na maioria das vezes, é 100 – 127 V.

Outros países onde elas também aparecem: Samoa Americana; Anguilla; Antígua e Barbuda; Aruba; Bahamas; Barbados; Belize; Bermuda; Bolivia; Ilhas Virgens Britânicas; Cambodja; Ilhas Cayman; China; Colômbia; Costa Rica; Cuba; República Dominicana; Equador; El Salvador; Guam; Guatemala; Guiana; Haiti; Honduras; Jamaica; Coreia do Norte; Laos; Líbano; Libéria; Malásia; Maldivas; México; Micronésia; Montserrat; Antilhas Holandesas; Nicarágua; Níger; Palau; Panamá; Peru; Filipinas; Porto Rico; São Cristóvão e Névis; São Vicente e Granadinas; Taiwan; Tailândia; Trindade e Tobago; Turks e Caicos; Ilhas Virgens Americanas; Venezuela; Vietnã e Iêmen.

Tipo C

tomadas de outros países

Esse é, provavelmente, o mais comum depois do Tipo A: são apenas dois pinos redondos, um ao lado do outro. Era o padrão brasileiro e ainda é bastante encontrada por aqui. Boa parte dos países da Europa adotam essa tomada (não à toa, é conhecida como “europlug”).

Tipo D

tomadas de outros países

Comum na Índia, são três pinos redondos que, juntos, formam um triângulo. A voltagem é 220 – 240 V.

Tipo E

tomadas de outros países

Primariamente utilizado na França, Bélgica, Polônia e Checoslováquia, tem voltagem 220 – 240 V e entradas compatíveis com os plugues tipo C e F.

Tipo F

tomadas de outros países

Essa tomada aparece em praticamente todas a Europa e Rússia, com exceção da Irlanda e Reino Unido. A voltagem é 220 – 240 V e tem entradas compatíveis com os plugues C e E.

Tipo G

tomadas de outros países

Bastante utilizada no Reino Unido, Irlanda, Malta, Malásia e Singapura. A voltagem também segue 220 – 240 V.

Tipo H

tomadas de outros países

Usado exclusivamente em Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza. Voltagem é 220 – 240 V e tem entradas compatíveis com o plugue C.

Tipo I

tomadas de outros países

Comum na Australia, Nova Zelândia, China e Argentina.

Tipo J

tomadas de outros países

Essa tomada é usada na Suíça e em Liechtenstein. Também é compatível com o plugue C.

Tipo K

tomadas de outros países

Praticamente exclusivo na Dinamarca e Groenlândia. Também é compatível com o plugue C.

Tipo L

tomadas de outros países

Aparece na Itália e no Chile.

Tipo M

Comum na África do Sul.

Tipo N

Usado no Brasil e na África do Sul. Também é compatível com o plugue C.

Tipo O

Exclusivo da Tailândia. Também é compatível com o plugue C.


Na dúvida, já sabe: adaptador universal sempre salva!

Quer ver outras dicas e hacks? Vem aqui.

Tagged , , , , ,