A tomada certa: não fique sem bateria em outro país
Poucas coisas são tão desagradáveis quanto desembarcar em um país e descobrir que o padrão de tomadas não é igual ao brasileiro. O motivo disso acontecer, pasme, é histórico: na época em que seria decidido o plugue universal, estourou a Segunda Guerra Mundial e as conversas foram pausadas. Resultado: foi aquela confusão e cada país criou o seu. Mas, como você é uma pessoa precavida, vai descobrir aqui no guia além quais são as tomadas de outros países.
Hoje, existem cerca de 15 modelos diferentes, então é mais do que comum o desespero de não conseguir carregar o laptop, o powerbank e o celular depois de horas no avião.
Ah, e para não ficar sem bateria durante a viagem, conheça a Cabine, nosso modelo de mala de mão que vem com powerbank removível de 10.000 mAh – suficiente para pelo menos 3 cargas do seu smartphone ou outros gadgets!

Tipo A e B
A tomada de dois pinos retos (A) e a que tem um pino extra redonda são as mais comuns nos Estados Unidos, Canadá, México e Japão. Na maioria das vezes, é 100 – 127 V.
Outros países onde elas também aparecem: Samoa Americana; Anguilla; Antígua e Barbuda; Aruba; Bahamas; Barbados; Belize; Bermuda; Bolivia; Ilhas Virgens Britânicas; Cambodja; Ilhas Cayman; China; Colômbia; Costa Rica; Cuba; República Dominicana; Equador; El Salvador; Guam; Guatemala; Guiana; Haiti; Honduras; Jamaica; Coreia do Norte; Laos; Líbano; Libéria; Malásia; Maldivas; México; Micronésia; Montserrat; Antilhas Holandesas; Nicarágua; Níger; Palau; Panamá; Peru; Filipinas; Porto Rico; São Cristóvão e Névis; São Vicente e Granadinas; Taiwan; Tailândia; Trindade e Tobago; Turks e Caicos; Ilhas Virgens Americanas; Venezuela; Vietnã e Iêmen.
Tipo C
Esse é, provavelmente, o mais comum depois do Tipo A: são apenas dois pinos redondos, um ao lado do outro. Era o padrão brasileiro e ainda é bastante encontrada por aqui. Boa parte dos países da Europa adotam essa tomada (não à toa, é conhecida como “europlug”).
Tipo D
Comum na Índia, são três pinos redondos que, juntos, formam um triângulo. A voltagem é 220 – 240 V.
Tipo E
Primariamente utilizado na França, Bélgica, Polônia e Checoslováquia, tem voltagem 220 – 240 V e entradas compatíveis com os plugues tipo C e F.
Tipo F
Essa tomada aparece em praticamente todas a Europa e Rússia, com exceção da Irlanda e Reino Unido. A voltagem é 220 – 240 V e tem entradas compatíveis com os plugues C e E.
Tipo G
Bastante utilizada no Reino Unido, Irlanda, Malta, Malásia e Singapura. A voltagem também segue 220 – 240 V.
Tipo H
Usado exclusivamente em Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza. Voltagem é 220 – 240 V e tem entradas compatíveis com o plugue C.
Tipo I
Comum na Australia, Nova Zelândia, China e Argentina.
Tipo J
Essa tomada é usada na Suíça e em Liechtenstein. Também é compatível com o plugue C.
Tipo K
Praticamente exclusivo na Dinamarca e Groenlândia. Também é compatível com o plugue C.
Tipo L
Aparece na Itália e no Chile.
Tipo M
Comum na África do Sul.
Tipo N
Usado no Brasil e na África do Sul. Também é compatível com o plugue C.
Tipo O
Exclusivo da Tailândia. Também é compatível com o plugue C.