Como viajar de graça ou pagando pouco pela internet

Como viajar de graça ou pagando pouco pela internet

Várias experiências virtuais e sensoriais dão a sensação de viajar sem sair de casa

07/jun , 2020

 

Viajar já é bom, agora viajar de graça ou pagando pouco, é melhor ainda! Em tempos de pandemia e enquanto não é possível se deslocar como fazíamos, a internet tem sido uma ótima aliada para quem ama conhecer outros destinos – seja para ter a sensação de estar longe, ou para se aprofundar para quando a hora de viajar chegar. A seguir, reunimos algumas dicas de como viajar de graça ou pagando pouco pela internet!

 

Vídeos binaurais no Youtube

 

destinos em dias molhados

 

Coloque os fones de ouvido em ação e acesse o Youtube. Na busca, procure por aquele destino onde você gostaria de estar e acrescente a palavra mágica “binaural”.

Essa técnica, utilizada por muitos videomakers, grava os sons de modo que, na hora de reproduzi-los, o ouvinte tem a sensação de estar em contato com o som ambiente. Ou seja: você quase que se teletransporta para o lugar da gravação.

A experiência fica ainda melhor se você tiver um fone de ouvido com cancelamento de ruído. Aí é só colocar no maior volume que aguentar e viajar por aí!

Alguns exemplos de experiências que já indicamos aqui:

 


Ainda no Youtube:

 

Vale a pena também explorar as experiências sensoriais que usuários do mundo todo sobem na plataforma. Nesse caso, para aproveitar ainda mais, dê o play nos vídeos na TV – ou em um monitor maior, se você tiver – e coloque o volume no máximo. Ah, e outra dica: vários vídeos são longos, então dá para deixá-los passando na TV por horas até para te fazer companhia enquanto trabalha ou estuda.

 


Visite museus virtualmente

 

viajar virtualmente

Foto: Reprodução/Metropolitan Museum of Art

Por conta da pandemia, vários museus incríveis mundo afora liberaram partes de seus acervos de forma digital para que os viajantes pudessem viajar sem sair de casa. Destaque para o Google Arts & Culture, plataforma do Google que hospedou visitas virtuais 360º a mais de 500 museus e galerias de arte do mundo.

Por lá, é possível dar uma volta por exposições do The Metropolitan Museum of Art, em Nova York; do Tate Britain, em Londres; do Museo Frida Kahlo, na Cidade do México; e do The Museum of Fine Arts de Budapeste, por exemplo.

Se você preferir viajar virtualmente por um museu brasileiro, obras do MASP, do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, do Inhotim, em Minas Gerais, e da Pinacoteca de São Paulo também estão lá.


Escute a rádio de outros países

 

Quem não abre mão de uma música tocando no ouvido ou no ambiente, o site radio.garden é uma ótima descoberta. Nele, você consegue girar o globo terrestre para escolher de qual país você deseja escutar a rádio local. Cada pontinho verde é uma estação, ou seja, tem muitas, que vão desde países da América do Sul à destinos como Islândia, Cazaquistão e Japão.

 

experiências pelo mundo sem sair de casa

 

É legal não só para saber o que as pessoas mundo afora estão escutando, como também para ouvir outros idiomas, já que volta e meia os radialistas aparecem com informações.


Dê uma volta de carro por 40 cidades do mundo

 

Não, você não leu errado. Essa é outra atração de viagem online que surgiu durante a pandemia. O site Drive & Listen reune vídeos gravados do banco do passageiro em passeios de carro por mais de 40 destinos.

 

como viajar de graça

 

Há voltas por cidades como Roma, Paris, Guadalajara, Moscou, Nova York, entre várias outras! E outra coisa legal é que, enquanto você assiste ao passeio, é possível escutar uma rádio local ou o barulho da rua também – essa opção é legal para se sentir lá!


Câmeras ao vivo pelo mundo

Quer ver o Muro das Lamentações, em Israel, ao vivo? Ou saber se a Times Square, em Nova York, está movimentada? É possível ver esses e mais vários outros destinos ao vivo pelo site Earth Cam! Dá para passar muitas horas pulando de um país para o outro.

 

jerusalem ao vivo


Veja também: Como viajar sem sair de casa – o guia completo!

Fim

Veja também

Siga nosso instagram

#omundoédequemvai