Por conta da pandemia, pesquisas indicam que as primeiras viagens pós-quarentena serão para destinos próximos e de carro. Está pensando em alugar carro para viajar? Então fique de olho nessas 8 dicas que separamos e que vão te ajudar desde o planejamento até o final da viagem.
Veja também: Dicas para viajar de carro – o guia completo
Aba anônima para pesquisar
Não sabe por onde alugar o carro e vai pesquisar na internet? Então siga essa dica: na hora de comparar preços, use guia anônima. Muitos sites de locadoras pegam os dados das suas pesquisas recentes e te passam valores baseados nos que você já encontrou. Outra técnica (nem sempre tão prática) para fugir disso é fazer a cotação por telefone.
Milhas também valem
Está com várias milhas acumuladas e sem planos de pegar um avião nos próximos meses? Ou vai desembarcar em um aeroporto e precisar dirigir para fechar ao destino final? Você pode usá-las para alugar o carro para viajar. Procure pelos descontos que as companhias aéreas, programas de pontos e cartões de crédito oferecem. Às vezes, você consegue descontos comprando a passagem e a reserva do carro em um único lugar.
Veja também: Viagens de carro perto de São Paulo
Atenção ao seguro
Já falamos aqui e não custa relembrar: não deixe de contratar o seguro viagem para evitar dores de cabeça! Isso vale também para quem vai viajar de carro. Alguns cartões de crédito oferecem este serviço – leia sempre os termos e condições com calma e tire dúvidas com a locadora, pois o mesmo veículo, em alguns casos, não pode estar em dois seguros ao mesmo tempo.
Veja também: Como funciona o seguro viagem? O que cobre? É obrigatório?
Conexão 100%
Algumas locadoras oferecem Wi-Fi 4G para o carro, o que é uma boa opção para economizar a sua franquia de dados do celular ou evitar de pagar roaming em viagens internacionais. Assim, você não corre o risco de ficar sem internet e não poder acessar aplicativos que facilitam ainda mais as viagens.
No volante
Vai viajar com amigos? Se estiver com mais pessoas, planeje quem serão os motoristas. O preço do aluguel pode variar por causa disso e você precisará dos documentos de todos para fazer a reserva do carro na locadora.
Foi, voltou
Na maioria dos casos, não compensa alugar o carro em um local e devolver em outro no Brasil. As empresas de locação costumam cobrar uma taxa por isto, porque o carro precisa voltar para a loja de origem.
Tanque cheio
Antes de devolver o carro para a locadora, encha o tanque e lave o veículo se estiver muito sujo. Se você não tiver tempo, não se preocupe: as locadoras fazem estes serviços, porém, em geral é mais econômico fazê-los por conta.
Lá fora
Parece uma dica “batida”, mas vale sempre lembrar: em viagens internacionais, confira com antecedência quais documentos são necessários para dirigir nos países que estão no seu roteiro. Eles serão exigidos pela locadora de veículos e você não quer ter surpresas ruins, né?
Veja também: Viagens de carro pelo Rio de Janeiro: para onde ir, como chegar e o que fazer
Foto do abre: Austin Neill