Como funciona o seguro viagem? O que cobre? É obrigatório?

Se você está planejando tirar aquelas merecidas férias e viajar para o destino dos seus sonhos, é importante atentar-se para algo essencial: o seguro viagem.

E isso não se trata de uma providência exagerado ou de mais uma burocracia chata. Na verdade, além de obrigatório em alguns países, o seguro viagem é uma comodidade para quem quer viajar com tranquilidade.

Mas para que serve o seguro viagem, afinal? O que cobre um seguro viagem? Como funciona o seguro viagem internacional?

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o que é seguro viagem, se o seguro viagem é obrigatório ou não e as recomendações que você deverá seguir na hora de contratar esse serviço e viajar com tranquilidade.

Como funciona o seguro viagem: cobertura, obrigatoriedade e 5 dicas de como escolher um para sua próxima viagem

 

como limpar a mala
Mala de mão – Cabine, Além. Foto: Pedro Oranges

O que é seguro viagem?

Podemos definir o que é seguro viagem como uma série de benefícios que auxiliarão o viajante em caso de imprevistos. Ele é como uma garantia que o viajante tem de que ele receberá o suporte necessário caso ocorra algum acidente ou outro fato inesperado. Assim, se precisar ser hospitalizado ou ocorrerem outras situações que comprometem a integridade física ou financeira do contratante, terá como se socorrer.

O seguro viagem geralmente é feito por pessoas que estão viajando para outros países, nos quais os planos de saúde do Brasil não são válidos.

As condições contratuais do seguro viagem vão depender de diferentes fatores, como o país de destino e as atividades que serão realizadas durante a viagem.

Este post também pode interessar a você: Certificado de vacinação internacional – o que é, para que serve e como emitir

Como funciona o seguro viagem?

Para entender como funciona o seguro viagem, é importante ter em mente que a contratação de um seguro deve ser feita com cuidado e muita pesquisa. Ao acionar a uma seguradora, na maioria dos casos, o viajante deverá, em um primeiro momento, arcar com todas as despesas médicas. Em seguida, caberá a ele acionar o seguro para pedir o reembolso de tudo o que foi gasto.

É de extrema importância, portanto, que o viajante guarde todos os comprovantes referentes às despesas médicas, bem como os laudos do hospital e todas as notas fiscais – o valor do seguro e o prazo para esse reembolso devem estar devidamente especificados no contrato. Algumas seguradoras costumam cobrar uma taxa toda vez que o seguro for acionado.

 

vale a pena sair do aeroporto em conexão

No caso de internações que excedam a data limite para cobertura prevista no contrato, como funciona o seguro viagem?

Quando isso acontece, geralmente o prazo do seguro é estendido automaticamente. No entanto, o valor contratado permanece o mesmo. Mas, sempre entre em contato com seu agente de seguros antes de tomar qualquer decisão.

O que cobre seguro viagem?

Para que você possa entender melhor como funciona, vale a pena ressaltarmos o que esse tipo de contrato costuma cobrir.

De modo geral, os seguros viagem apresentam cobertura referente às despesas com atendimentos médicos de urgência e de emergência. Porém, é possível que o contratante acrescente outras garantias, como:

• Assistência odontológica 24h;
• Indenização de extravio de bagagem;
• Indenização de interrupção ou cancelamento da viagem;
• Visita ao segurado hospitalizado;
• Acompanhante em casos de internações prolongadas;
• Despesas com remédios;
• Despesas jurídicas;
• Repatriação médica e funerária;
• Assistência funerária;
• Indenização por invalidez permanente ou por morte.

Agora que você já sabe o que é e para que serve o seguro viagem, fica a pergunta: o seguro viagem é obrigatório?

Seguro viagem obrigatório Europa

Se você está pensando em conhecer algum país do Velho Mundo, o seguro viagem é obrigatório, sim.

Existe um acordo chamado Tratado de Schengen, o qual prevê a livre circulação de pessoas em quase 30 países da europeus. Os brasileiros que tiverem como destino um desses países não precisa de visto no passaporte caso a estadia no país em questão seja de até 90 dias. No entanto, é obrigatório apresentar um seguro viagem, também chamado de Seguro Schengen.

A cobertura mínima desse seguro deve ser de 30 mil euros ou o valor equivalente em dólares.

Seguro viagem obrigatório EUA

E para os Estados Unidos? O seguro viagem é obrigatório?

Diferentemente de uma viagem para a Europa, não há obrigatoriedade de contratação de seguro viagem para nenhum destino dos EUA – mas, voltamos a reforçar: é sempre bom viajar com um.

Como escolher seguro viagem?

Para contratar o seu seguro viagem, você pode procurar seguradoras especializadas ou o seu próprio banco. As companhias aéreas também costumam oferecer esse tipo de seguro, assim como as agências de turismo.

Confira agora 5 dicas essenciais de como escolher seguro viagem e viajar com tranquilidade:

• Informe todos os detalhes da sua viagem para a seguradora para ter certeza de que a cobertura oferecida coincide com suas expectativas;

• Se você tem interesse em esportes radicais (esqui, snowboard, escalada, etc.) verifique se a seguradora cobre acidentes dessa natureza;

• Procure saber se a seguradora cobre doenças pré-existentes;

• Certifique-se de que o prazo do seguro seja equivalente à duração da sua viagem;

• Atente-se à cotação do dólar e do euro, pois a maioria dos contratos de seguro de viagem são feitos em moeda estrangeira.

Ficou claro como funciona o seguro viagem? Então, se você está planejando conhecer outros países, não deixe de contratar um bom seguro viagem.


Mais dicas de planejamento, organização e documentos de viagem, clique aqui!

Tagged , , , , ,