7 dicas para viajar de forma sustentável

 

Você já parou para pensar se suas atitudes durante as viagens são sustentáveis? Para quem não sabe, viagens sustentáveis são aquelas em que causamos o mínimo de impacto negativo e o máximo de impacto positivo nos destinos visitados. Reunimos algumas dicas que você pode considerar nas próximas oportunidades!

Olha só:

 

Transporte público

Se puder, dê preferência a opções de transporte público no destino. Quanto mais você se locomover a pé, de ônibus ou metrô, por exemplo, menor vai ser a emissão de gás carbônico que vai gerar.


Evite itens descartáveis

Uma alternativa é carregar com você itens como copo retrátil, talheres e sacola de pano, assim, vai diminuir o consumo de embalagens plásticas.

 

viajar sustentavel


Valorize a cultura local

Já que viajar é, também, sobre conhecer outras culturas, aproveite para consumir produtos locais. Ao substituir as redes enormes de restaurantes pela gastronomia do lugar, você vai conhecer novos sabores e ajudar a comunidade.

 

Nós somos uma marca com o selo eureciclo. Isso significa que compensamos e remuneramos cooperativas e operadoras de reciclagem pelo serviço ambiental de reciclar embalagens equivalentes às nossas.


Check-in online

Hoje, a maioria das companhias aéreas, de ônibus e trens já contam com sistemas de check-in online. Otimize seu tempo e ajude o meio ambiente ao optar pela internet em vez de imprimir e acumular papeis.


Bem-estar das pessoas e dos animais

Na hora de fazer o roteiro, pesquise sobre os bastidores das atrações que deseja visitar. Isso vale tanto para as condições de trabalho como bem-estar dos funcionários e, se for o caso, dos animais. Aquela foto legal para o Instagram não deve ser a sua prioridade, né?

 

viajar sustentavel


Compensação de carbono

Voos comerciais têm alto impacto na emissão de carbono, mas você pode compensá-los a cada viagem. Algumas companhias aéreas como United e KLM contam com iniciativas em que o passageiro calcula o quanto sua viagem gerou e tem a opção de doar uma quantia em dinheiro para algum projeto sustentável.

No site Iniciativa Verde você também pode calcular sua pegada de carbono.


Lixo é no lixo

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. Isso vale também para alimentos, pois pode danificar os ecossistemas se a vida selvagem local começar a se alimentar de “comida de gente” em vez de sua dieta habitual. Ah, e atente-se também à coleta seletiva.

 

viajar sustentavel


 

Mais dicas de organização e planejamento de viagem você encontra aqui no guia além!

Tagged ,