Como será a experiência em hotel daqui para frente

 

Se você é do time que não abre mão de acordar cedo em viagens para garantir o café da manhã do hotel, prepare-se: as coisas vão mudar um pouco. O Ministério do Turismo do Brasil divulgou alguns protocolos de segurança que devem ser seguidos pelas redes hoteleiras na reabertura. Veja abaixo como deve ser a experiência daqui para frente:

 

Chegada ao hotel

– Distanciamento social na recepção: Deverá ter uma linha de distanciamento de, no mínimo, 1,5 metros entre os clientes.

– Atendimento preferencial às pessoas de grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes) para que permaneçam o mínimo possível na recepção.

– Máscara sempre, tanto para hóspedes como para funcionários.

– Autosserviço de bagagens: os hóspedes serão incentivados, para segurança de todos, a fazer o próprio serviço de bagagens (tirar as malas do carro e levá-las ao quarto, por exemplo) e estacionamento.

 

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– Tecnologia no check-in: o ideal é que os hóspedes já cheguem com a ficha do pré–check-in preenchida digitalmente, o que pode ser realizado na hora em que a reserva é efetuada pela internet. Neste cadastro também será pedido que o hóspede anexe dados específicos sobre sua saúde. Nas palavras do Ministério: “Estes dados são importantes não só para fins estatísticos do turismo nacional mas, sobretudo, para prevenção do estabelecimento no caso de o hóspede ter algum problema de saúde durante sua estada.” — [A Renata Dória Miguel relatou para o guia além como foi sua experiência em um hotel em Beijing, na China, neste post.]

– Redução de móveis, mesas e cadeiras no lobby para diminuir o número de pessoas no local.


Veja também: Como será viajar de avião após o coronavírus?


Alimentos e bebidas

Distância mínima de 2 metros entre mesas e 1,5 metros entre cadeiras ocupadas.

Reserva antecipada de horários para restaurantes e bares com pouco espaço.

– Nada de muitas pessoas no buffet de café da manhã: serviço empratado ou em pequenas porções personalizadas para a pessoa ou grupo familiar. Ou, serviço de quarto.

– Os alimentos não podem ficar expostos. Estações de buffets só podem ser usadas quando totalmente fechadas, havendo funcionários para servir individualmente os hóspedes.

– A mesa será montada na chegada do cliente. Toalhas de mesa devem ser evitadas e, quando houver, utilizar o cobre manchas – retirá-lo após o uso e junto com outros itens de pano acondicionados em um saco plástico e enviados a lavanderia.

– Frigobar: recomenda-se a entrada no check-in com reposição sob demanda ou, na existência dos itens de frigobar nas unidades habitacionais, recomendação que os mesmos sejam higienizados individualmente e que sejam lacrados para o próximo hóspede.

– Room service: bandejas cobertas, protegendo os alimentos durante o transporte até a unidade habitacional e, ao término das refeições, os utensílios devem ser dispostos do lado de fora do quarto (no corredor, varanda ou do lado da porta) pelo hóspede.

 

room service
foto: Adi Goldstein

Áreas e atividades de lazer

– Agendamento prévio para utilizar academias de ginástica, saunas, solários e demais áreas de descanso.

– Equipamentos devem ser desinfetados pelos profissionais assim que o hóspede parar de utilizá-los.

– Distanciamento social, além das outras medidas de higiene, para praticar esportes em áreas ao ar livre.


Veja também: Boas práticas de higiene em viagens de avião, trem e ônibus


Limpeza dos quartos

– Desinfecção completa da suíte como um todo ao final da estada do hóspede – e antes da entrada do próximo – com produtos de higiene específicos.

– A limpeza deve ocorrer em ambiente ventilado, com portas e janelas abertas e ar-condicionado desligado.

– Funcionários diferentes para a limpeza do quarto para assegurar: a) a remoção do enxoval do quarto (roupa de cama e banho), lixo, etc., e toalhas; b) outro profissional dedicado apenas à limpeza. Os profissionais devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s): luvas de procedimento, óculos, avental e máscara descartável, ou outros se necessário.

– Retirar a roupa de cama sem sacudi-la, apenas enrolando-a de dentro para fora, fazendo um “embrulho.”


Ficou com alguma dúvida? Acesse o site do Ministério do Turismo para saber mais.


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Foto do abre: Ashwini Chaudhary

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