Mala de inverno para 1 semana: 4 dicas que vão salvar sua viagem

O que levar numa mala de inverno para 1 semana? Como fazer caber todas as roupas e não passar frio? Aproveite essa lista com dicas que vão te ajudar nessa missão

Quem não gosta de curtir o friozinho do inverno em uma montanha, na serra ou em uma estação de ski? Aproveitar as temperaturas baixas em um destino diferente é tentador, porém, arrumar a mala de inverno para uma semana pode ser um grande desafio, principalmente se você vive em uma região onde o calor predomina.

A seguir, algumas dicas de como viajar para o frio só com o necessário na mala!

 

1 – Pesquise o destino

Saber que vai para um destino frio não é o suficiente na hora de arrumar a mala. Por quê? Simples: há uma grande diferença entre viajar para a chuvosa Londres ou visitar uma montanha onde se venta muito.

Por isso, é fundamental não só preparar o roteiro com os programas e passeios que quer fazer, como também conhecer as características do clima que vai encontrar, principalmente se for visitar mais de um destino na viagem. Assim, você vai acertar muito mais na hora de separar as roupas e os itens que vão te acompanhar sem passar frio.

 

2 – Precisa pegar avião para chegar lá?

A maneira como você vai chegar no destino impacta consideravelmente no que vai dentro da mala. Se for de carro, trem ou ônibus, é mais fácil, mas se precisar voar, não se esqueça de checar as novas regras do que pode e o que não pode embarcar no avião, seja na mala de mão ou na bagagem despachada.

Isso porque, até 2016, os passageiros de voos internacionais tinham direito a despachar duas bagagens (uma de 32kg e outra de 23kg) gratuitamente, e os de nacional, uma bagagem de até 23kg.

Após essa data, a regra mudou. Para voos nacionais, isto é, dentro do Brasil, não há mais a possibilidade de despachar qualquer bagagem sem o pagamento de uma tarifa que varia conforme a companhia aérea. O mesmo vale para voos internacionais de companhias aéreas nacionais e internacionais dependendo da tarifa da passagem que escolher – algumas ainda permitem o despacho gratuito de uma bagagem de até 23kg.

Ou seja: é mais do que necessário ser certeiro na hora de escolher os casacos e botas que vai levar. Falamos mais sobre o que pode e o que não pode embarcar no post com 8 dicas de como arrumar a mala de viagem.

 

3 -Escolha bem suas roupas

A escolha de roupas é muito pessoal, mas é bom levar em conta a praticidade na hora de escolher.

Adote as camadas
O método das camadas é uma excelente opção para não passar frio e, de quebra, ainda economizar espaço na mala de inverno para uma semana. Esse sistema consiste em se vestir com peças de roupas que não pesam e que se complementam e, uma vez juntas, aquecem o corpo.

Resumindo: ao invés de vestir um casaco grande, grosso e quente, você colocará uma blusa térmica embaixo de uma malha de lã e um casaco impermeável ou corta-vento por cima. Na parte de baixo, uma calça térmica e uma meia calça de lã ou ceroulas de lã, no caso dos homens, são o suficiente para manter o calor e enfrentar aquele inverno de lascar.

São as famosas 3 camadas:
Primeira camada: blusa térmica e meia calça ou ceroulas térmica (ou de lã)
Segunda camada: malha e meias de cano alto de lã
Terceira camada: calça e casaco impermeável ou corta-vento

 

4 – Faça uma lista de itens

Comece anotando todos os itens que vai levar por categorias: roupas, acessórios, sapatos, produtos, outros. Não existe fórmula exata para aprender quais roupas colocar numa mala de inverno para uma semana, mas aqui vão algumas orientações que podem ser úteis:

Roupas
1 casaco mais grosso para sair
1 casaco impermeável para o dia a dia
2 calças (pode ser jeans)
2 blusas térmicas
4 camisetas
2 malhas de lã
2 meias calças ou ceroulas térmicas
Calcinhas ou cuecas e meias de lã para cada dia + um par extra
1 pijama quentinho

Sapatos
1 bota de número maior para não apertar com as meias
1 tênis para o dia a dia (de preferência, impermeável)
1 chinelo para ficar confortável

Acessórios
1 par de luvas
1 cachecol
1 gorro

Produtos
Kit de primeiro socorros
Remédios de uso continuo
Produtos de higiene
Produtos de beleza
Hidratante corporal
Hidratante labial
Protetor solar

Uma boa dica é já embarcar vestindo o casaco mais grosso e as botas. Assim, você economiza espaço na mala e garante o peso permitido.

 

Foto: John Salvino/Unsplash

Tagged , , ,