Mochila é considerada bagagem de mão? Conheça as regras

Quando se trata de bagagem de mão, é muito comum ter dúvidas sobre que tipo de malas são aceitas. Leia o post abaixo e confira as exigências de tamanho, peso e muito mais!

Mochila é considerada bagagem de mão? Tudo o que você precisa saber para evitar problemas

Sim! E, como você já deve saber, qualquer tipo de bagagem que você leva no avião durante uma viagem é restrita. Por isso, é muito importante ficar atento ao peso e as medidas permitidas para este tipo de bagagem.

No que se refere ao peso, as regras da ANAC permitem que uma bagagem de mão pese até 10 kg, sendo que as medidas e itens permitidos devem ser definidos por cada companhia aérea.

Confira a tabela com os pesos e medidas de cada companhia aérea brasileira para que você não tenha nenhum tipo de surpresa:

 

bagagem de mão gol
Cabine, a mala de mão da Além. Foto: Pedro Oranges

Tamanho da bagagem de mão da Latam

Tamanho: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), incluindo bolsos, rodas e alça;
Peso: voos que saem ou chegam no Brasil, 10 kg. Na Economy, 8 kg e 16 kg na Premium Economy ou na Premium Business;
Quantidade: 1 mala de mão gratuita + 1 item pessoal.

Tamanho da bagagem de mão da GOL

Tamanho: 35 x 25 x 55 cm (comprimento + largura + altura)
Peso: 10 kg
Quantidade: 1 mala de mão gratuita + 1 item pessoal.

Tamanho da bagagem de mão da Azul

Tamanho: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura);
Peso: 10 kg
Quantidade: 1 mala de mão.

Conheça a Cabine, nosso modelo de mala de mão desenvolvido com as medidas permitidas pela ANAC para voar a bordo!

 


Quais itens posso levar em uma bagagem de mão?

Tanto em voo nacional quanto internacional, você pode levar seus documentos, dinheiro, aparelhos eletrônicos como por exemplo celular, tablet e notebook, objetos de valor e medicamentos, desde que estejam com prescrição médica.

No caso de dietas especiais e alimentação de bebês, também é permitido transportar a quantidade de alimento necessária para o período total do voo (contando as escalas ou conexões), sendo que tudo deverá ser apresentado no momento da inspeção de segurança. Cosméticos sólidos, como batom e desodorante, materiais de leituras, blusas e casacos também são permitidos na bagagem de mão.

Em tempos de pandemia, muita gente tem se perguntado se é permitido levar álcool gel. A resposta é sim! Em voos nacionais, você pode levar até 500 ml. Já em voos internacionais, o limite é 100 ml (e deve estar em um frasco transparente). Mais informações sobre como está a experiência de voar pós-coronavírus você encontra aqui.


Veja aqui nesse post a lista do que pode e o que não pode levar na mala de mão em voos nacionais.


mochila é bagagem de mão?

Quais itens não posso levar em uma bagagem de mão?

Em hipótese alguma: objetos cortantes, pontiagudos ou que tenha algum tipo de ponta que possa causar ferimentos como tesouras, facas e canivetes, por exemplo.

No que se refere aos líquidos, também existem algumas especificações, em especial para voos internacionais. A capacidade máxima para qualquer tipo de líquido, incluindo cremes, pastas e aerossóis, é 100 ml. Qualquer embalagem que ultrapassar este limite será descartada no aeroporto, ainda que esteja cheia. Mas você pode colocar qualquer um destes itens na bagagem despachada.

Posso levar comida na bagagem de mão?

Em voos nacionais é mais tranquilo e você pode, sim, levar alimentos e bebidas. Mas no caso de voos internacionais é um pouco mais complicado, principalmente no que se refere a frutas, laticínios e alimento in natura. Como as fiscalizações podem ser bastante rigorosas, consulte as regras do aeroporto e de cada companhia aérea para saber como funcionará no caso da sua viagem.

Posso levar uma mala de mão e uma mochila?

A lei permite que todo viajante embarque na cabine com uma mala de mão e mais uma bolsa pessoal, que pode ser, por exemplo, bolsa de ombro, sacola pequena e mochila.

Se você optar por este formato ao viajar, guarde nelas os objetos de mais valor ou mais sensíveis. Lembrando que o peso total da sua bagagem de mão não pode ultrapassar os 10 kg.


Onde colocar a bagagem de mão durante o voo?

As malas de mão devem ser acomodadas no compartimento superior da cabine. Mochilas, sacolas e bolsas viajam no espaço disponível abaixo da poltrona à frente. Importante: se você sentar na saída de emergência, não pode deixar nenhum acessório e objeto solto no chão. Neste caso, é preciso colocar tudo no compartimento.

 

Veja todas as cores e funcionalidades da Cabine, nosso modelo de mala de mão desenvolvido com as medidas permitidas pela ANAC para voar a bordo!

Mala Cabine Além
Cabine Além

 


Tem mais dúvidas de organização e planejamento? Clique aqui e explore todo o conteúdo do guia além sobre o assunto.

Tagged , , ,