Como será viajar de avião após o coronavírus?

Por tudo que temos visto nos últimos meses com o avanço do Covid-19, certamente os processos e hábitos em viagens de avião serão diferentes a partir de agora – algo como aconteceu após os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos. Mas como será viajar de avião pós-coronavírus?

A SimpliFlying, empresa norteamericana de consultoria em aviação, mapeou 70 situações do dia da viagem e fez algumas previsões do que pode mudar. Olha só:

Check-in online

Além de apresentar o passaporte (ou outro documento), os passageiros terão que submeter um cartão de imunidade que prova que tem anticorpos para COVID-19. Algo similar com o cartão de vacina contra a febre amarela que alguns países já exigem, por exemplo.

Aeroporto

Apenas os viajantes terão acesso e a chegada terá de ser com pelo menos 4 horas de antecedência. Antes de entrar na área comum, terão que apresentar o cartão de imunidade, passar por um túnel desinfetante e medição de temperatura. Só quem estiver ok poderá seguir.

Check-in e escolha de assento

Todos, mesmo quem já tiver feito check-in online, terão que passar pelo balcão, onde sua saúde será avaliada – algumas companhias aéreas poderão fazer exames instantâneos de sangue. Não será mais possível escolher os assentos. Isso ficará a cargo dos agentes para otimizar o distanciamento.

Despacho de bagagem

Todas as bagagens, mesmo as de mão e que não serão despachadas, passarão por um processo de desinfecção antes de embarcar.


Veja também: nossas malas cheias de funcionalidades para você viajar bem quando tudo isso passar: Cabine, Check-in M e Check-in G.

como limpar a mala
Foto: Pedro Oranges

Área de embarque e voo

Distanciamento social. Filas antes de embarcar também não vão existir: cada passageiro receberá uma mensagem no celular para embarcar. Antes de sentar, o passageiro vai limpar seu assento com lenço umedecido oferecido pela companhia.

 

como será viajar de avião pós-coronavírus

No voo

A tripulação passará checando se todos estão de máscara e luvas. Não haverá mais telas touch para assistir filmes e nem revistas de bordo.

No destino

As bagagens passarão por mais um processo de desinfecção, e os passageiros terão sua temperatura e cartão de imunidade checados. A aeronave não estará disponível para o próximo voo logo em seguida, apenas após passar por uma limpeza profunda.


Quer mais dicas para viajar de forma organizada e planejada? Explore os outros posts desta categoria no guia além 🙂

Tagged , , ,