Passaporte vencido? Ainda dá para viajar para fora

Apareceu uma oportunidade para viajar e o seu passaporte está vencido? Nem tudo está perdido

Há alguns meses, o empresário Pedro Salomão, fundador da Rádio Ibiza, contou para a gente um caso que aconteceu com ele e a mulher quando estavam prestes a embarcar para Nova York de férias. Ao chegarem no check in da American Airlines do Aeroporto do Galeão, no Rio, ouviram da atendente aquele que talvez seja um dos maiores perrengues de viajantes distraídos: um dos passaportes estava vencido e eles não conseguiriam ir para os Estados Unidos. Mas, nem tudo estava perdido: é possível viajar para fora mesmo assim.

Para não perder a viagem, eles não pensaram duas vezes: foram aos balcões de outras companhias aéreas para ver que países eles conseguiriam viajar sem passaporte. A escolha do casal foi por Buenos Aires, na Argentina, mas há outros destinos internacionais que nós, brasileiros, conseguimos entrar com o RG, graças ao acordo do Brasil com países do Mercosul e da América do Sul.

Destinos para visitar com o passaporte vencido:

Chile

Uma das características mais legais do Chile é que lá as estações são bem definidas e há atrações para o ano inteiro. É verão? Então vá para o litoral – Viña Del Mar e Punta de Lobos são algumas boas opções. É inverno? Basta pegar o carro e subir alguma montanha como Valle Nevado. Sem falar em Torres del Paine (na foto do abre) e Deserto do Atacama.

Colômbia

Para quem gosta de um mar caribenho, o litoral da Colômbia é um paraíso. Dê um Google em Cartagena das Índias e você vai entender.

Peru

A capital, Lima, e o Machu Picchu, sítio arqueológico declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, com certeza valem a visita. Fora isso, ainda há boas opções de praias para surfar.

Uruguai

Puntal del Este, Montevidéu, Colonia del Sacramento e as vinícolas de Carmelo já são mais do que o suficiente para curtir uns 4 dias no país vizinho.

Paraguai

Fica a dica se você for para as Cataratas do Iguaçú: atravessar a ponte da Amizade rumo à Ciudad Del Este é, no mínimo, uma experiência antropológica.


Não bobeie: o passaporte pode estar vencido, mas outros documentos, não.

Para esses países você não precisa estar com o passaporte no bolso, mas também não pode chegar com mãos abanando. O documento de identidade (RG) precisa estar em bom estado de conservação e com uma foto sua que permita reconhecer que você é a pessoa que está lá.

Outra coisa importante: certos países exigem que o viajante tenha tomado algumas vacinas, e você só prova isso com a carteira de vacinação. Então fique de olho – e com antecedência – nas que precisa tomar para não perder o prazo.

Mais informações sobre isso no post Certificado de vacinação internacional – o que é, para que serve e como emitir.


Com o passaporte vencido ou não, é possível viajar bem. Quer mais dicas? Explore os outros posts do guia além 🙂

Tagged , , ,