Boas práticas de higiene em viagens de avião, trem e ônibus

Em tempos de coronavírus ou não, é sempre importante seguir algumas boas práticas de higiene durante as viagens, sejam elas de avião, trem ou ônibus. Veja a seguir:

1 – Lave as mãos sempre

Antes de qualquer coisa, uma recomendação para a vida: evite levar as mãos ao rosto antes de lavá-las. De preferência, com água e sabão e por 20 segundos. Assim, evita o contágio de vírus e bactérias. Se não der, álcool gel ajuda.

2 – Limpe tudo em que for tocar

Ande com lenços umedecidos na bolsa e, ao sentar, passe o lencinho na bandeja, na janela, nos fones de ouvido, no encosto e na tela da televisão, afinal, muitos encostam ali.

3 – Não tire os sapatos

Essa é uma das boas práticas de higiene mais importantes: não ande descalço na aeronave, no trem ou no ônibus, muito menos para ir ao banheiro. Isso vale para quem gosta de ficar apenas de meias também.

4 – Pés sempre no chão

Não apoie os pés na ‘parede’ do avião e nem no encosto da poltrona, pois outro passageiro vai colocar os braços e as mãos ali.

5 – Sente na janela

Estudos indicam que os passageiros que escolhem este assento se expõem menos a vírus e bactérias, já que acabam transitando menos pela aeronave.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, por conta da eficiência do ar-condicionado das aeronaves, as chances de transmissão de doenças em voos são baixas – o ar é completamente renovado entre 20 e 30 vezes por hora.

Porém, a professora americana Vicki Hertzberg, autora de um estudo sobre transmissão de doenças respiratórias, recomenda que, por via das dúvidas, o passageiro escolha viajar em um assento na janela. Ela afirma que quem senta no corredor tem mais contato com as outras pessoas e, por consequência, fica mais exposto a doenças. Ou seja: pode ser uma boa prática de higiene em viagens.


Você encontra todo o conteúdo que estamos publicando sobre viagens em tempos de coronavírus aqui.

Tagged , ,