Coronavírus e viagens: o que fazer?

Como lidar com as viagens marcadas em tempos de coronavírus? Para te ajudar a tomar a melhor decisão caso esteja com passagem marcada ou planos de viajar, reunimos algumas informações que consideramos importantes a nossa comunidade saber.

Antes de tudo: confirme se o seu destino não tomou nenhuma medida restritiva em relação às chegadas e partidas por conta do vírus.

A Itália, por exemplo, estendeu a quarentena para o país inteiro. Israel está exigindo que viajantes vindos de outros países passem 14 dias isolados também. O mesmo acontecerá na Nova Zelândia. Os Estados Unidos suspenderam por 30 dias a entrada de voos vindos da Europa e Reino Unido.

Argentina, Colômbia, Chile, Panamá e Peru fecharam suas fronteiras. O Uruguai fechou sua fronteira com a Argentina.

Alemanha anunciou que vai fechar as fronteiras com Áustria, Dinamarca, França, Luxemburgo e Suíça.

• República Checa, Dinamarca, Polônia, Cyprus, Letônia e Eslováquia também.

• Portugal e Espanha fecharam asfronteiras compartilhadas.

• Aruba, no Caribe, anunciou que também fechará as fronteiras a partir de 17/3.

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomenda que viagens para China, Irã, Itália e Coréia do Sul sejam evitadas, assim como a ida de idosos ou portadores de doenças crônicas para o Japão.


Eventos e atrações turísticas suspensas

Vários destinos estão suspendendo atividades que reunam muitas pessoas. 

• A temporada da NBA, o maior torneio de basquete do mundo, também está suspensa e sem previsão de retomada.

• Nova York vai banir, a partir do dia 12/3, a maioria das atrações que reunem mais de 500 pessoas, incluindo os espetáculos da Broadway.

• A Disney anunciou que a partir de domingo, 15/3, vai suspender a operação nos parques da Flórida, Califórnia, Paris e dos cruzeiros. A medida, a princípio, vale até o final do mês. Os complexos de entretenimento e restaurantes Disney Springs, no Walt Disney World, e Disney Village, na Disneyland Paris, permanecerão abertos.

• O Universal Studios Hollywood fechará ao público no sábado (14) e reabrirá no dia 28 de março.

• Os parques Sea World, Aquatica, Discovery Cove, Busch Garden e Legoland, na Flórida, estarão fechados a partir do dia 16 até o final do mês.

• O festival Coachella, que aconteceria em abril na Califórnia, foi adiado para outubro.

• O Lollapalooza Brasil, que aconteceria de 3 a 5 de abril em São Paulo, foi adiado para 4, 5 e 6 de dezembro.

• O Lollapalooza Argentina e o Lollapalooza Chile, marcados para 27 a 29 de março, foram adiados, a princípio para o segundo semestre.

• A Maratona de Boston, que aconteceria em 20 de abril, foi remarcada para 14 de setembro.

• Em Paris, a Torre Eiffel e o Museu do Louvre serão fechados por tempo indeterminado a partir de 13/3.

• O Miami Open, de tênis, que aconteceria a partir do dia 23/3, foi cancelado. A próxima edição será em março de 2021.

• Todas as lojas da Apple no mundo todo, com exceção da China, serão fechadas até o dia 27/3.

• A Irlanda cancelou os desfiles de St. Patrick’s Day em 17/3.

• A São Paulo Fashion Week, marcada para 24 a 28 de abril, foi cancelada.

• A Liga Mundial de Surf (WSL) anunciou o cancelamento de eventos de surfe até o fim de março, incluindo as etapas em Gold Coast, na Austrália, e Teahupo’o, no Taiti.

• O Nasa Kennedy Space Center Visitor Complex, na Flórida, anunciou que fechará as portas a partir de 16/3.

• Instituto Inhotim, em Minas Gerais, suspenderá funcionamento a partir de 18/3.

•  Desfiles de Saint Patrick’s Day.

• Museus, bibliotecas e centros culturais do Estado de SP a partir de 17/3, por um mês.

• Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, vai limitar a entrada de turistas na região, que também contempla Ilha Grande. Está proibida a entrada de ônibus e vans de turismo na cidade, assim como o desembarque de visitantes vindos de transatlânticos e flex boats originados de Mangaratiba.

• A partir do dia 18, as salas VIP da GOL nos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro vão ficar fechadas por 30 dias. Os clientes que tiverem comprado acesso serão reembolsados.


Se a viagem for no Brasil…

Até o momento (11/3), segundo o Ministério do Turismo do Brasil, nenhuma região do nosso país está em risco. Ou seja: não há recomendação e nem necessidade de cancelamento de viagens nacionais. Só é importante seguir boas práticas para conter a contaminação.

ATUALIZAÇÃO:

Hoje, dia 16/3, a situação está diferente. É recomendado que os brasileiros evitem sair de suas casas desnecessariamente. O Governador do Rio de Janeiro acaba de pedir, em anúncio oficial, que estabelecimentos como restaurantes, bares e academias fechem suas portas. Também pediu que idas à praia sejam evitadas.

Mais dicas abaixo.

1

Lave bem as mãos, de preferência com água e sabão por pelo menos 20 segundos e sempre depois de ir ao banheiro, espirrar, tossir, assoar o nariz e antes de comer. Parece dica batida, mas enquanto não houver vacina para o coronavírus, essa é provavelmente a melhor maneira de evitar que a doença se dissemine.

Caso você não tenha acesso fácil a água com sabão, use gel com pelo menos 70 por cento de álcool.

2

Não se desespere por máscaras. Temos visto muitas pessoas com o acessório, principalmente em aeroportos e aviões, mas a menos que você esteja com os sintomas da doença, não há necessidade de usá-la.

3

Segundo a Organização Mundial da Saúde, por conta da eficiência do ar-condicionado das aeronaves, as chances de transmissão de doenças em voos são baixas – o ar é completamente renovado entre 20 e 30 vezes por hora.

Porém, a professora americana Vicki Hertzberg, autora de um estudo sobre transmissão de doenças respiratórias, recomenda que, por via das dúvidas, o passageiro escolha viajar em um assento na janela. Ela afirma que quem senta no corredor tem mais contato com as outras pessoas e, por consequência, fica mais exposto a doenças.

4

Para viagens de ônibus, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) recomenda que as empresas reforcem a higienização dos ônibus, disponibilidade de água e sabão nos sanitários dos veículos, e álcool em gel em locais de atendimento.


Você encontra todo o conteúdo que estamos publicando sobre viagens em tempos de coronavírus aqui.

Tagged ,