viajando da cozinha gravlax

Viajando da cozinha: Gravlax, Escandinávia

Que tal se sentir em um país nórdico com essa receita simples e fácil de fazer?

26/abr , 2021

 

Há diversas formas de viajar sem pegar um avião ou a estrada: já falamos aqui sobre viajar através dos livros, da tecnologia e, claro, da cozinha! A receita de hoje é bem fácil de fazer e vai te levar para os países nórdicos. Nosso passaporte no viajando da cozinha é o Gravlax. Não se sabe ao certo de onde ele vem, há quem diga que o prato tem origem na Noruega, na Finlândia, Dinamarca e até Islândia – mas o fato é que vem daqueles lados.

Seu modo de preparo, que tem como principal característica ser um peixe curado, tem a ver com costumes de sobrevivência do passado: sem geladeira, os pescadores deixavam os peixes enterrados na praia para mantê-los conservados. Hoje, é bastante servido como canapé, especialmente em dias quentes.

Aprenda a fazer o Gravlax a seguir!

Ingredientes:

– 1 pedaço do filé de salmão de cerca de 700 g com pele
– ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
– ¼ de xícara (chá) de sal
– ½ maço de cheiro verde picado
– 1 limão siciliano
– 1 laranja
– 1 beterraba ralada
– 1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca em grãos
– 1 dose de gin ou conhaque ou whisky

 

Como fazer:

1. Coloque o açúcar e o sal em uma tigela e misture. Em seguida, adicione as especiarias e mexa bem.

2. Raspe a laranja e o limão siciliano, pegue dois punhados de beterraba ralada e os acrescente à tigela. Misture e espere aguar. Adicione o cheiro verde picado. Coloque uma dose da bebida que preferir e misture até ganhar aspecto de areia. Deixe descansar.

3. Coloque o salmão em uma assadeira e o cubra com a mistura. Em seguida, enrole o peixe com plástico filme e deixe-o na geladeira por pelo menos 8 horas – é bom colocar algo em cima para pesar e ajudar na absorção.

4. Com um papel toalha, tire o excesso da crosta do peixe. Pegue um papel toalha e tire o excesso da crosta do peixe. Corte-o em fatias e sirva como preferir – como canapés ou com coalhada são algumas das opções.

 

Veja também:

– Viajando da Cozinha: Shakshuka, Israel

– Viajando da Cozinha: Torta Rogel, Argentina

Foto do abre: Farm to Fork

Fim

Veja também

Siga nosso instagram

#omundoédequemvai