torta rogel

Viajando da cozinha: Torta Rogel, Argentina

Enquanto não dá para viajar, fazer em casa receitas típicas de outros países é uma ótima alternativa

26/fev , 2021

 

Para quem ama gastronomia, viajar também é sinônimo de experimentar novos sabores. Enquanto pegar o avião ou a estrada para desbravar novos destinos ainda não é recomendado, a gente dá nosso jeito: que tal viajar pela cozinha de casa? Se você ama doce, aprenda a fazer a Torta Rogel, uma das sobremesas típicas da Argentina!

A receita, que leva ingredientes saborosos como doce de leite e merengue, foi uma invenção de Rogelia Iglesias, espanhola que se mudou para Buenos Aires em 1928. O sucesso foi tanto que ela transformou a garagem de sua casa no bairro de Las Cañitas em uma fábrica de torta Rogel.

Ingredientes:

560 g de xícara de farinha de trigo

200g de manteiga

8 gemas

½ xícara de água

4 claras

1 xícara de açúcar

500g de doce de leite pastoso

 

Como fazer:

1. Bata a farinha e manteiga até obter uma farofa.

2. Junte as gemas e a água e bata até formar uma bola de massa. Cubra a massa com plástico e leve à geladeira por 1 hora.

3. Em uma superfície coberta de farinha, divida a massa em 9 pedaços e, com um rolo, abra cada um deles até obter discos com uma espessura de aproximadamente 3 mm.

4. Leve-os ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 5 minutos (ou até que fiquem dourados). Em seguida, deixe esfriar.

5. Enquanto isso, misture as claras com o açúcar e leve ao banho maria, sempre mexendo até que os cristais de açúcar estejam completamente dissolvidos. Em seguida, bata a mistura até obter um merengue.

6. Pegue o disco já crocante e passe nele o doce de leite. Repita o processo até que os discos estejam um em cima do outro formando uma torta.

7. Finalize com o merengue e, se quiser, use um maçarico para dourar a cobertura.


Veja também: Como fazer o scone de frutas, bolo favorito da Rainha Elizabeth

 

[foto de capa: Shutterstock]

Fim

Veja também

Siga nosso instagram

#omundoédequemvai